VOCAÇÃO – como escolher a carreira ideal para você 

Todos os dias, recebo muitas mensagens solicitando conselhos sobre profissão e carreira. Com isso, tenho percebido que nesse mundo globalizado e avançando a mil por hora na tecnologia, estão surgindo novas profissões com uma velocidade muito grande e principalmente carreiras com um mix de várias profissões. 

Para começar,  primeiro vamos entender 
Qual a diferença entre profissão e carreira? 

Foto: agradecimento a Andréa Piacquadio 

A profissão se refere aos conhecimentos, habilidades e competências especializadas que a pessoa adquire em um curso técnico ou universitário, isto é, exige qualificação formal após passar por treinamento em alguma instituição reconhecida.  Quando a pessoa precisa decidir qual faculdade cursar, está pensando na escolha da profissão. Exemplo: Advogado, Engenheiro, Administração, Biologia, Economia, etc. 

A carreira é a progressão total da vida profissional. Pode ser entendida como a ocupação (com a ajuda da profissão escolhida) que um indivíduo desenvolve ao longo de sua vida que inclui todas as etapas percorridas para o crescimento.  Nesse trajeto estão as experiências vividas, o que a pessoa aprendeu e fez, a realização de especializações, MBA, Mestrado, Doutorado, entre outros. 
Lembrando que muitas vezes, dentro da profissão escolhida, o caminho percorrido desemboca em carreiras diferentes, como por exemplo: o psicólogo poderá se desenvolver na área de RH, o engenheiro se tornar um professor universitário, o arquiteto vir a se especializar em cenografia, etc. 
Então, como você pode observar, profissão e carreira estão relacionadas, mas existe diferença entre elas. 

Mas agora você deve estar perguntando: 
Quantas formações necessito ter para seguir as carreiras que estão surgindo?

Foto- agradecimento a Anna Shvets 

Entre muitas, como exemplo, cito duas novas carreiras: a do Gestor de Ecorrelações e do Bioinformacionista. 
O  Gestor de Ecorrelações, que é uma espécie de técnico ambiental com o objetivo de analisar o controle do meio ambiente e qualidade de vida da sociedade, pode ter formação em Engenharia, Administração, Economia ou Ecologia com especialização em Biologia ou Marketing e necessita ter conhecimento nas áreas ambiental, ecológica, legislação ecológica, entre outras. 

Bioinformacionista é uma carreira onde o profissional possui uma formação na área da tecnologia e da genética, sendo considerado o novo tipo de profissional da saúde. Necessita amplo conhecimento em computação e biologia, desenvolvendo estudos avanços focados nas ciências da vida, não só da saúde. Precisa ter habilidade na investigação de informações, comunicação e uso de ferramentas estatísticas e de computação para tratamento e interpretação de dados. 

Como você pode ver, a carreira não se faz da noite para o dia, é necessário dedicação, tempo e muitas vezes uma diversidade de especializações. 

Mas por onde eu começo? 

Foto: agradecimento a Andréa Piacquadio 

Você deve começar buscando o autoconhecimento para entender melhor da sua personalidade e habilidades, descobrir suas próprias capacidades, aptidões ou potencialidades com o objetivo de adaptar as escolhas profissionais e integrá-las no seu desenvolvimento pessoal, educacional, social e profissional. 

Nessa página do blog você encontra um amplo artigo sobre AUTOCONHECIMENTO:  Descubra seu proposito

E você sabia que a grafoanálise pode ajudar na descoberta da vocação?  

Pela sua escrita (são realizadas 3 escritas com intervalo mínimo de 21 dias) mais  alguns encontros (presenciais ou via skype) e questionários, você pode em 3 meses ter a resposta sobre a profissão ou carreira que melhor se encaixa no seu perfil. Utilizo o método Graphoadvisor desde 2008 e fico feliz em ver que pessoas estão conseguindo encontrar a verdadeira vocação. No meu livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” coloco alguns relatos de casos que passaram por mim. 

Então se você se encaixa em alguns dos itens abaixo, é hora de buscar orientação pelo Graphoadvisor: 

– Aluno do penúltimo ou último ano do ensino médio e está indeciso sobre que faculdade cursar;  
– Estudante universitário que desistiu da faculdade ou insatisfeito com a que está cursando; 
– Adulto que busca uma nova profissão ou carreira porque não está mais satisfeito com a atual ou necessita conciliar vida profissional com a pessoal, por exemplo: com o nascimento de um filho, às vezes os pais querem uma profissão com mais liberdade de horário. 
– É aposentado e sente que agora vai poder se dedicar a verdadeira vocação, mas está inseguro. 
Todos os dias enfrentamos situações na vida que exigem que façamos escolhas e quando se trata de profissão e carreira estamos falando de PROJETO DE VIDA, o que vai sustentar você no futuro. Então comece agora o Graphoadvisor para  descobrir sua vocação, identificar sua meta, avaliar opções, consequências e concluir com a tomada de decisão. 

Lembre-se: o minuto passado não voltará; esta linha que você acabou de ler já é passado. Então não espere mais, plante agora a sua semente para colher os frutos no futuro. 

Texto: Elisabeth Romar 

Bibliografia sobre a descrição das carreiras: 10 profissões recentes e essenciais ao mercado de trabalho