VOCÊ SABE LIDAR COM A PRESSÃO NO TRABALHO?

A pressão faz parte da vida em nosso dia a dia e é extremamente comum no ambiente laboral. Seja você um supervisor, proprietário de empresa ou funcionário, a pressão pode, às vezes, parecer esmagadora e opressiva.

Trabalhar sob pressão significa ter que atuar sob condições desafiadoras ou exigentes; em muitos momentos envolve lidar com restrições como alterações de última hora, prazos apertados,  metas ambiciosas, sobrecarga de trabalho, demandas crescentes sobre a quantidade de trabalho a realizar, poucas informações e suporte insuficiente, entre outros.

Saber lidar com a pressão é uma  habilidade muito procurada pelas instituições e não importa onde você trabalhe, sem dúvida,  haverá ocasiões em que você terá que atuar em situações de alta pressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, “quando essa pressão se torna excessiva ou incontrolável, leva ao estresse”. No entanto, existem maneiras eficazes de gerenciar essa pressão e, ao mesmo tempo, manter seu bem-estar e desempenho em suas tarefas.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a pensar sobre os episódios de pressão e algumas ações que você pode tomar para gerenciar esses momentos de forma eficaz:

Dica 1: Antes de tudo, limpe a mente.

Mesmo que você ache que é impossível, comece fazendo algo que realmente goste por um curto período de tempo, para ser capaz de pensar com mais clareza novamente. Pode ser um exercício para mudar o ritmo respiratório, tomar um banho relaxante, entre outras atividades que colaborem para diminuir a ansiedade.

Ouvir música pode ter um efeito poderoso no humor e perspectiva. Encontre um tipo de música que deixe  você calmo, caso esteja se sentindo sobrecarregado. Algumas músicas têm um efeito motivador, fazendo com que as pessoas sintam que podem conquistar  o que quiser. Pense no tipo de mudança de atitude que você precisa e encontre a música mais indicada.

Dica 2: Planejamento com estabelecimento de prioridades

Uma das melhores maneiras de lidar com a pressão é planejar; uma lista de tarefas, cronogramas, priorização clara, estabelecimento de metas realistas,  ajudam a manter uma visão geral e a não se perder em pequenas etapas de trabalho. Saber o que precisa ser feito e se organizar,  reduzirá o estresse da incerteza. Selecione a tarefa mais importante e urgente e trabalhe para concluí-la antes de fazer qualquer outra ação.

Dica 3: Gerenciamento de tempo

Gerenciar seu tempo de maneira eficaz pode reduzir significativamente a pressão que você sente. Organize seu ambiente de forma que ajude você a se concentrar e administrar bem seu tempo. Você pode fazer isso de diferentes maneiras. Teste o que funciona para você, por exemplo: elimine distrações, deixe o telefone em outro cômodo, desligue as notificações por e-mail, pause qualquer tipo de alerta.

Dica 4: Trabalhe a  adaptabilidade

Repense a forma como você trabalha, seja flexível e ajuste-se às mudanças e inovações. Para ser eficiente a longo prazo, é útil verificar constantemente as suas próprias ações e adaptá-las quando necessário.

Dica 5: Exercite a comunicação

A comunicação aberta pode ajudar a reduzir a carga sobre seus ombros. Comunique-se abertamente com seus colegas e seu chefe. Se você estiver sobrecarregado pela pressão, não guarde isso para si mesmo. Expresse suas preocupações e peça ajuda quando sentir necessidade. 

Dica 6: Divida as tarefas

Se uma tarefa parecer intransponível, divida-a em etapas menores e mais gerenciáveis. Isso tornará seu trabalho mais fácil de realizar e você se sentirá realizado ao alcançar cada etapa.

Dica 7: Gerencie as expectativas

Seja realista sobre o que você pode realizar em um dia. Evite sobrecarregar-se com tarefas desnecessárias ou estabelecer expectativas inatingíveis. A pressão muitas vezes pode resultar de objetivos irrealistas.

Dica 8: Dê um passo para trás

De vez em quando, dê um passo para trás para avaliar onde está sua situação. Pergunte a si mesmo se a pressão que você sente é realmente justificada ou se é produto de sua própria percepção. Essa reflexão pode ajudar a racionalizar sua situação.

Dica 9: A busca pelo equilíbrio

Lembre-se da importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Estabeleça limites que lhe proporcionem tempo livre, que o afastem do trabalho – mental e fisicamente. Permita-se momentos de relaxamento e lazer;  reservar um tempo para recarregar as energias significará que, quando estiver no trabalho, você terá mais energia, mais motivação e mais espaço mental para lidar com os desafios. Um equilíbrio saudável ajuda a gerenciar melhor a pressão no trabalho.

Conforme vimos acima, gerenciar eficazmente a pressão no trabalho é essencial para manter seu desempenho e bem-estar. Lembre-se de que a pressão é inevitável, mas pode ser gerenciada com sucesso e boas estratégias. Ao planejar, administrar seu tempo, comunicar-se de forma eficaz, cuidar de sua saúde física e mental e adotar uma abordagem equilibrada da vida, você estará bem preparado para lidar com a pressão e se destacar em sua carreira. 

Alguns aspectos gráficos que identificam a pessoa com habilidade de suportar pressão: escrita tônica, elástica, progressiva, igual, ovais variavelmente angulosas, direção ascendente ou retilínea não rígida, finais com ligeira ascendência, barras dos “tt” ascendentes, enraizada,  ordenada, regularidade nos espaços entre letras, palavras e linhas. 

Texto escrito em 29 de janeiro de 2024 por

Elisabeth Romar – Economista, Headhunter, grafóloga, perita grafotécnica, assessora e consultora em Recrutamento e Seleção, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.