GERENTE GERAL DE LOJA – DÚVIDAS NO PROCESSO SELETIVO?

Resumo do Cargo: O Gerente Geral de loja é responsável por supervisionar todas as operações do estabelecimento e liderar uma equipe de vendas; deve possuir competências administrativas e organizacionais, ter habilidade para gerenciar o estoque, coordenar atividades de marketing, promover a marca da loja,  garantir um excelente atendimento ao cliente, alcançar metas de vendas e manter altos padrões de qualidade e segurança.

Tarefas e Deveres:

  1. Gestão Operacional: supervisionar as operações diárias da unidade como: produção, preços, vendas, limpeza, distribuição de produtos, recebimento, armazenamento, controle de estoque, garantir precisão e segurança.
  2. Gestão de Equipe: supervisionar e motivar a equipe de vendas, incluindo treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho.
  3. Vendas e Metas: desenvolver estratégias para impulsionar as vendas e alcançar metas estabelecidas, monitorando o desempenho da equipe e implementando medidas corretivas, quando necessário.
  4. Visual Merchandising: garantir que a apresentação da loja e dos produtos seja atrativa e esteja alinhada com a identidade visual da marca, coordenando layout de loja, exibições e vitrines, manter presença positiva da marca na comunidade local.
  5. Gestão Financeira –  revisão de demonstrações financeiras, vendas ou outros dados de desempenho para medir a produtividade, contribuindo para a maximização dos lucros.
  6. Conformidade e Segurança: Garantir o cumprimento de todas as regulamentações de segurança e conformidade, incluindo procedimentos de segurança para proteger o estoque,  os funcionários e os clientes.
  7. Capacidade de Liderança: ter inclinação para inspirar, motivar e guiar outras pessoas  ou um grupo de trabalho determinado, fazendo com que esta equipe trabalhe com entusiasmo para o cumprimento de suas metas e objetivos; mostrar habilidade para delegar tarefas, fornecer orientação, apoio e feedback, além de criar um ambiente harmônico.
  8. Habilidades interpessoais: necessárias para a comunicação e interação com os demais.  Abrangem:
    • 8.1- Habilidades de comunicação (verbal, não verbal, capacidade de escutar e interpretar),
    • 8.2- Inteligência emocional (ser capaz de compreender e gerenciar as próprias emoções e as dos outros). 
    • 8.3- Trabalho em equipe (colaborar e cooperar, fazendo com que todos os integrantes, de uma mesma equipe, atinjam o máximo de sua produtividade e engajamento, para alcançar objetivos).
    • 8.4- Habilidades de negociação, persuasão e influência ( trabalhar com outras pessoas para encontrar um resultado mutuamente aceitável).
    • 8.5- Resolução de problemas e tomada de decisões (habilidade para identificar, definir e resolver problemas, o que inclui tomar decisões sobre o melhor curso de ação).
    • 8.6- Mediação de conflitos (habilidade para resolver conflitos e divergências interpessoais, de forma imparcial e positiva).

Grafoanálise e Metodologia DISC – Características de líderes eficazes

A avaliação DISC é limitada, mas  pode fornecer alguns insights  das características  comportamentais, não sendo a melhor ferramenta para medir a aptidão natural e prever o desempenho dos gestores e gerentes.

A  Grafoanálise/Grafologia é mais completa porque  que é capaz de identificar apersonalidade,  o temperamento do candidato, tipo de talento, suas motivações, aptidões, capacidades e competências que possam ser exigidas pela empresa em relação ao posto de trabalho específico.

Diferente de avaliações e testes comportamentais padronizados, a Análise Grafológica  não é aprisionada a critérios pré-estabelecidos; ela considera o estilo individual do escritor, descrevendo as ricas características biopsicossociais que compõem a essência de um indivíduo ou grupo,  abraçando as nuances e particularidades que tornam cada um de nós excepcionais, explorando a interconexão entre a mente, o corpo e o ambiente,  eliminando a abordagem nomotética,  reconhecendo a singularidade!

Na Metodologia DISC,  os estilos de liderança variam;  um perfil que pode ser bom para liderar um time de uma determinada organização pode não se encaixar em outra, por isso o gestor da vaga deve ficar atento quanto a cultura e tipo de liderança que a empresa está buscando.

No perfil DISC de liderança, podemos observar os diferentes padrões e estilos que surgem, cada tipo de personalidade oferece pontos fortes únicos. Líderes eficazes em todo o DISC possuem características distintas que os diferenciam. Desde os líderes dominantes do estilo “D” com sua motivação e determinação até o influente perfil de personalidade “I” que o torna um líder atraente e persuasivo. Os líderes constantes do estilo “S” trazem estabilidade e uma natureza de apoio à sua liderança, enquanto os líderes conscienciosos do estilo “C” aos detalhes e às habilidades analíticas os tornam hábeis na orientação de suas equipes e análises de risco.

Para saber sobre os aspectos gráficos correspondentes aos tipos de liderança, acesse os artigos que escrevi aqui no blog:

Texto escrito  em 12 de março de 2024 por

Elisabeth Romar: Economista, Headhunter, grafoanalista, assessora e consultora em Recrutamento e Seleção, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.