COMO A SOLIDÃO AFETA O LOCAL DE TRABALHO

Solidão não é ausência de pessoas, é ausência de conexão. Pode-se estar rodeados de pessoas e ainda assim se sentir solitário. 

Como a solidão é uma condição humana universal e todos são suscetíveis de experimentá-la no trabalho, é crucial que saibamos como identificá-la nos outros. Os sinais de solidão podem ser difíceis de identificar porque alguns também são indicadores de outros problemas. Por exemplo, o cansaço e o excesso de trabalho são frequentemente sintomas surpreendentes de solidão.

Existem várias causas possíveis para o isolamento social, incluindo:

1- Tecnologia

A mesma tecnologia que nos mantém conectados dentro e fora do ambiente de trabalho também pode contribuir para o isolamento, provocando um impacto negativo na esfera laboral, uma vez que relações sólidas e saudáveis são fundamentais para alcançar os objetivos profissionais e manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. 

A solidão é uma experiência subjetiva, portanto não existem regras “rígidas e precisas” sobre sua aparência. Produz efeito significativo no rendimento do trabalho, limita o desempenho individual e da equipe, reduzindo a criatividade e prejudicando o raciocínio e a tomada de decisões. 

2- Ritmo acelerado

Muitos de nós estamos constantemente em movimento e mais ocupados do que nunca. Essa cultura de ocupação eliminou as oportunidades de desacelerar e criar espaço para interações significativas com as pessoas.

3- Resultados imediatos

Nossa cultura incentiva transações digitais rápidas em detrimento de interações interpessoais, como mensagens instantâneas e mensagens de texto, em vez de telefonar ou se conectar pessoalmente.

4- Cultura do excesso de trabalho

A estabilidade financeira e o medo de perder o emprego podem nos levar a priorizar o trabalho acima de nossas vidas pessoais. A cultura do excesso de trabalho pode resultar em pressão constante sobre os funcionários para estarem sempre conectados ao trabalho, sacrificando tempo para atividades pessoais, familiares ou comunitárias. A conectividade constante por meio de smartphones e a capacidade de trabalhar remotamente permitem que ações laborais interfiram nos momentos de lazer, levando a uma expectativa de estar sempre acessível. 

Isso pode incluir expectativas de responder a e-mails ou mensagens de trabalho fora do expediente, trabalhar em projetos durante fins de semana ou feriados, ou até mesmo estar disponível para reuniões ou tarefas a qualquer hora do dia.

Quais são os sinais de solidão no local de trabalho?

A solidão pode surgir silenciosamente e pode ser fácil de esconder se o colaborador trabalhar remotamente. Sinais comuns do sentimento de solidão no local de trabalho incluem:

  • Diminuição do envolvimento com sua função.  

Comportamentos descuidados, diminuição da qualidade do trabalho ou irresponsabilidade de um trabalhador geralmente confiável são indicadores de solidão potencial. O trabalho desleixado é um indicador chave de que as pessoas estão trabalhando com um menor senso de conexão com a equipe ou com o trabalho.

Exemplos:

Prazos de projeto perdidos

Comete erros atípicos

Toma atalhos com clientes ou consumidores

Entrega tarefas incompletas

  • Interação limitada com colegas de trabalho.

Ausência nas plataformas de comunicação, longos atrasos entre as comunicações ou evitar pequenas reuniões de trabalho são indicadores de que um trabalhador pode sentir-se isolado.

Exemplos:

Evita ingressar em grupos de trabalho de interesses especiais

Almoça na mesa de trabalho ou de forma isolada

Falta de curiosidade nos outros

Respostas curtas durante conversas

  • Baixo interesse para colaborar com informações.

Sentimentos de insegurança estão associados à solidão. Quando os trabalhadores param de oferecer sugestões ou de participar na definição de metas, pode ser porque não querem ser vistos.

Exemplos:

Falta de contato visual durante as reuniões

Não falar durante as reuniões

Não pede feedback

Evita sessões de planejamento ou estratégia

  • Atitudes apáticas

A falta de vontade de apresentar ou defender ideias, cumprir compromissos ou prestar contas pode ser um sinal de solidão. Pessoas solitárias costumam demonstrar mais negatividade.

Exemplos:

Abordagem passiva para o trabalho

Baixos níveis de energia

Comportamento sombrio

Desinteresse no atendimento aos clientes

  • Falta de motivação em reuniões.

Pessoas solitárias, paradoxalmente, podem evitar outras. Não comparecer ou chegar atrasado às reuniões pode indicar um trabalhador desconectado. Pessoas solitárias também podem ser hostis com as pessoas ao seu redor.

Exemplos:

Não se desculpando pelo atraso

Manter a câmera desligada durante videoconferências

Ficar descontente durante as reuniões

Impaciência com os demais.

Hoje em dia, muitos ambientes de trabalho carecem de conexões reais entre as pessoas, o que está causando grande desconexão e solidão. 

Você já avaliou a sua equipe quanto ao aspecto solidão? Eu posso ajudar você a promover um ambiente de trabalho mais saudável, com aumento da produtividade e melhor engajamento dos funcionários.

Avaliar a equipe em relação ao aspecto da solidão pode trazer diversos benefícios, tais como:

  1. Identificar potenciais problemas de isolamento social e solidão entre os membros da equipe.
  2. Criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor, promovendo a conexão entre os colegas.
  3. Melhorar a comunicação e o apoio mútuo dentro da equipe.
  4. Reduzir o estresse e aumentar o bem-estar dos colaboradores ao promover relações sociais saudáveis.
  5. Aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho, pois funcionários que se sentem apoiados e integrados tendem a ser mais engajados e motivados.

Caso deseje realizar uma avaliação de sua equipe com o suporte da minha expertise e equipe, por favor, não hesite em entrar em contato para agendarmos uma reunião.

Texto escrito em 27 de fevereiro de 2024 por: 

Elisabeth Romar – Economista, Headhunter, grafóloga, perita grafotécnica, assessora e consultora em Recrutamento e Seleção, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.