Sua mente é ágil o suficiente?

A agilidade mental indica a capacidade de um indivíduo de pensar, aprender e absorver rapidamente novas informações, sistemas e processos de maneira eficaz.

Este conjunto de habilidades, no ambiente cada vez mais complexo, acelerado e global de hoje em que há muitas informações sendo transmitidas o tempo todo, é de grande auxílio para gestores e profissionais em geral, que assim podem se tornar mais estratégicos em seu foco e decisões. Embora as estratégias sejam únicas para cada organização em termos de visão, missão e valores particulares, formulá-las requer uma competência comum – agilidade mental.

Alguns dos componentes que constituem a agilidade mental:

– Pensamento crítico e rapidez de compreensão de conceitos complexos

– Análise e resolução de problemas

– Entendimento de ideias abstratas

– Esclarecimento de forma simples e compreensível dos pontos principais de questões complexas.

De acordo com a grafoanálise, como saber se o candidato manifesta agilidade mental?

Alguns aspectos gráficos que em conjunto revelam agilidade mental

Aspectos Básicos: tônica, bom nível de estética, fluida, escrita rápida, simplificada, personalizada, organizada, equilíbrio na tríplice largura, igual, engenhosa, ligada/combinada, equilíbrio entre os plenos e perfis, ligações dinâmicas e originais, desigualdade matizadas.

Aspectos Secundários: pequena, firme/suave, pontuação precisa ou adiantada, vibrante, divergente, ligeiros acerados, contorcionada.

Apresentacao-para-Conferencia

No exemplo acima, temos um fragmento da escrita de um engenheiro mecânico alemão e podemos observar muitos dos aspectos gráficos acima mencionados que revelam agilidade mental; apresenta ainda, o predomínio da inteligência lógico-matemática, energia psicofísica, ótimo nível de imaginação e sensibilidade para improvisação de forma inovadora e criativa, capacidade de realização, bom nível de expressividade verbal, entre outras características.

Volto a lembrar

  1. Na grafoanálise/grafologia as manifestações gráficas presentes não podem ser interpretadas de forma isolada, sendo necessário observar, medir, analisar, classificar e interpretar de forma exigente, minuciosa, rigorosa e estabelecer uma interação entre elas.
  2. O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994, que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece todo o respeito, então, ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Texto escrito por Elisabeth Romar em 27 de junho de 2022.

Elisabeth Romar – Economista com MBA pela PUC – IAG – RJ em Finanças Corporativas e Marketing, assessora em RH e consultora grafológica para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011)

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.