SELECIONANDO ENGENHEIRO DE DADOS PELA GRAFOANÁLISE.

O que faz um engenheiro de dados?

“Esse cargo é essencial para construir a base de um projeto de dados. O profissional dessa área é responsável por criar pipelines de dados, manter e construir sistemas de armazenamento de dados que serão utilizados por outras áreas da empresa. Data Warehouses e Data Lakes são exemplos de tais estruturas que podem ser consumidas por analistas e cientistas de dados.

Na engenharia de dados, se trabalha com serviços de computação em nuvem, ferramentas de big data, bancos de dados relacionais/ não relacionais e entre outras tecnologias.” (https://www.letscode.com.br/)

O engenheiro de dados é um dos perfis profissionais associados ao Big Data. É o profissional responsável por lançar as bases para a aquisição, armazenamento, transformação e gerenciamento de dados em uma organização com o objetivo de detectar tendências e processá-las de maneira mais útil. Este é um perfil muito técnico que estabelece as bases para cientistas de dados, analistas de dados e desenvolvedores de aplicativos.

Habilidades do Engenheiro de Dados

  • Clareza para interpretar dados estatísticos
  • Capacidade analítica
  • Inteligência matemática
  • Assumir riscos com responsabilidade
  • Curiosidade técnica para aprender e evoluir inteligências artificiais
  • Arquitetar sistemas distribuídos
  • Criar pipelines confiáveis
  • Combinar fontes de dados
  • Criar a arquitetura de soluções
  • Colaborar com a equipe de Data Science e construir as soluções certas para essas equipes.
  • Experiência com várias linguagens de programação.
  • Usar grandes conjuntos de dados para resolver problemas de negócios
  • Implantar programas de análise sofisticados, machine learning e métodos estatísticos.

Embora os Engenheiros de Dados necessitem  das habilidades listadas acima, o dia a dia de um Engenheiro de Dados irá variar dependendo do tipo de empresa para a qual trabalham. 

Além das habilidades técnicas (hard skills) também é necessário que os Engenheiros de Dados apresentem em seu perfil,  considerável quantidade de habilidades comportamentais (soft skills) para que possam desempenhar  com sucesso suas funções no cargo.

Entre elas, cito algumas: habilidades de comunicação interpessoal, colaboração e gerenciamento de tempo, aliás, temas já expostos aqui  no blog em diferentes artigos.

Abaixo coloco um resumo, citando alguns aspectos gráficos que devem ser observados na escrita de um Engenheiro de Dados.

O profissional que possui ideias originais, horizontes mentais  abertos, pensamento divergente favorecendo a identificação de soluções engenhosas e inovadoras, tenderá a apresentar na  escrita o conjunto: TÔNICA + ANTIMODELO + VARIÁVEL + BRINCOS + ENGENHOSA.

Acrescentando ao conjunto acima PALOTES AFILADOS (20%), teremos a   percepção extra.

A curiosidade e dinamismo vamos observar no conjunto:  MOVIMENTADA + CONTORCIONADA + BRINCOS.

A inclinação para a matemática observaremos em uma escrita com a presença de: DIVERGENTE + OVAs + PARCA + BOA LARGURA ENTRE PALAVRAS + DEXTRÓGIRA.

O perfil do Engenheiro de Dados terá algumas variações de acordo com a cultura da empresa.  Em geral, o grafoanalista/grafólogo, munido de sua experiência,  irá conjugar os requisitos solicitados  pela instituição com as devidas funções que o colaborador irá desempenhar com a finalidade de encontrar o perfil ideal do candidato para ocupar o cargo.

Volto a lembrar que:

  1. Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.
  2. O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Texto escrito em  07 de setembro de 2022,  autoria de:  

Elisabeth Romar, Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.