SELECIONANDO DIRETOR FINANCEIRO

As responsabilidades e expectativas de um Diretor Financeiro variam  de acordo com a estrutura executiva e corporativa da  empresa.  Para falar da grafoanálise no processo de seleção de candidatos ao cargo, faço um raciocínio resumido  sobre alguns atributos solicitados pelas empresas e como  identificá-los na escrita.

Em geral as instituições buscam por profissionais que tenham fortes habilidades de pensamento analítico e estratégico, qualidades de liderança excepcionais, conhecimento superior sobre finanças, habilidades de resolução de problemas, reflexão, agilidade mental, sentido prático, visão de futuro realista, capacidade de pesquisa, integridade e boas habilidades interpessoais. Na triagem já observo que  candidatos com poucas habilidades organizacionais, conhecimento limitado de regulamentos e políticas e conhecimento limitado de operações de negócios, não se encaixam para desempenhar com sucesso a função. Parto então, para os que apresentam potencial e talento.

A agilidade mental, a reflexão e a capacidade de análise, podemos observar em uma escrita fluida, simplificada, tônica, personalizada, presença de ângulo e curva combinados,  engenhosa, agrupada; com ligações aéreas, ligeiros acerados e dimensão pequena, as características são acentuadas. Se além dos aspectos gráficos mencionados, o candidato apresentar uma boa tríplice largura e ideal espaçamento entre linhas, podemos mencionar ótima capacidade estratégica.

A visão concreta e prática com a capacidade de planejamento e objetividade, encontramos em geral em uma escrita sóbria/simplificada, com boa distribuição espacial, vertical não rígida ou ligeiramente inclinada, agrupada, enraizada.

O candidato com excelentes habilidades interpessoais você poderá encontrar  nos artigos aqui do blog:

Volto a lembrar que:

  1. O texto acima é uma pequena amostra.
  2. A performance de um indivíduo pela grafoanálise está fundamentada pelo estilo único do escritor, considerando as diferenças ou características individuais.
  3. O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Texto escrito por Elisabeth Romar em 07 de agosto de 2022.

Elisabeth Romar, Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.