Prevenção da violência na gestão de pessoas por meio da análise da escrita

A importância da análise grafológica na identificação de tendências violentas

A violência e a agressão são termos frequentemente usados ​​de forma intercambiável, no entanto eles possuem significados diferentes. Enquanto uma pessoa que comete um ato de violência pode estar agindo com agressão, uma pessoa com natureza agressiva não necessariamente se envolverá em atos violentos. Existem muitas formas diferentes de violência, incluindo violência doméstica, abuso emocional, abuso psicológico, verbal e violência física. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência como “o uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si mesmo, contra outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou tenha grande probabilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”.

A violência é encontrada em muitas áreas da vida: no local de trabalho, em casa, em apresentações esportivas e em áreas públicas em geral. Ela pode se desenvolver a partir de fatores situacionais ou ambientais e pode resultar de uma condição mental, crenças pessoais ou culturais, uso de substâncias, histórico familiar, predisposição biológica, fatores estressores situacionais, controlar comportamento de outras pessoas, doenças mentais específicas, entre outros.

A análise grafologia é uma ferramenta importante na identificação de tendências violentas. É importante que o leitor e/ou grafólogo com interesse em investigar o tema, busque por artigos ou livros sobre “Psicologia da violência” para entender melhor sobre a identificação dos traços grafoescriturais da violência. Todas as pessoas possuem o circuito neural da violência no cérebro. Esses circuitos estão localizados profundamente na parte inconsciente do cérebro, onde a sede, a fome e os impulsos sexuais são regulados. Assim, a violência raramente é causada pelo pensamento racional. Em vez disso, geralmente é o produto de uma raiva primitiva e inconsciente.

Pessoas que apresentam comportamento violento devem buscar assistência profissional. A terapia cognitivo-comportamental se concentra em ensinar aqueles que demonstram comportamento agressivo e violento a entender e controlar melhor sua agressão, explorar vários mecanismos de enfrentamento para canalizar melhor os pensamentos e sentimentos associados ao comportamento violento e aprender a avaliar adequadamente as consequências da agressão ou violência.

Aspectos gráficos que mostram tendências  violentas

Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos da escrita. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.

A gestão de pessoas em empresas e organizações deve incluir ações preventivas para a violência, incluindo a análise da escrita como ferramenta para identificar tendências violentas. A prevenção da violência é essencial para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os envolvidos.

Alguns aspectos e signos gráficos que em conjunto tendem a identificar o perfil violento.

Traços finais em forma de clava para direita na zona média,  na vertical com forte pressão (principalmente quando ultrapassar a linha de base), traço da brutalidade, traço da brutalidade mórbida oculta, arpões,  escrita paralela, rígida,  ovais agudas na base, traços acerados, escrita aguda,  estreita entra letras + entre palavras, barras das letra “t” altas + grandes+ grossa, omissão dinâmica, entre outras.

Os exemplos abaixo, mostram apenas alguns aspectos citados acima.

Comparação visual dos aspectos e signos gráficos comuns que podem indicar um perfil violento na escrita. A análise grafologia pode ser uma ferramenta valiosa na identificação precoce de tendências violentas e no desenvolvimento de estratégias de prevenção.

Arquivo Elisabeth Romar – Academia Internacional de Estudos Grafológicos

Volto a lembrar: o conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Texto escrito em 24 de janeiro de 2023 por Elisabeth Romar.

Elisabeth Romar –  Economista, grafóloga, pesquisadora, perito grafotécnico, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Prevenção de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011)

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.