GRAFOLOGIA – PRESSÃO HORIZONTAL

Como identificar a acentuação da pressão nos traços horizontais

A intensidade da pressão  horizontal pode ser observado nos traços mais pressionados – mais grossos –  nas ligações das letras, nas barras da letra “t”, nas uniões combinadas, na parte inferior das ovais (em que faz contato com a linha de base) e  em traços horizontais supérfluos não previstos no modelo caligráfico, os chamados RICCI da metodologia italiana.

Ao encontramos escritas com acentuada pressão horizontal,  mostra que estamos diante das seguintes manifestações que, óbvio,  estarão sempre relacionadas  de acordo com o ambiente gráfico.

  • Esforço consciente em busca das conquistas.
  • Resolução, atividade, execução.
  • Apoio apaixonado pelas próprias ideias.
  • Tendência a querer ver a realidade mais como gostaria que fosse do que realmente é. 
  • Atitude hostil instintiva contra as ideias de outras pessoas contrárias às suas. 
  • Preconceitos mentais.
  • Interferência de fatores passionais nas deliberações e decisões. 
  • Dificuldade de autocrítica e autocorreção. 
  • Tendência a pressionar a vontade alheia, às vezes com impetuosidade, para atraí-la para suas próprias ideias. 
  • Desejo de impor por querer comandar; predisposições autocráticas para o comando.
  • Pouca disponibilidade para trabalhos colaborativos.

EIXOS VERTICAL E HORIZONTAL NO SIMBOLISMO ESPACIAL

É bom destacar que no simbolismo tradicional do espaço temos os eixos vertical  e horizontal, que são linhas de força: o vertical,   equivale a afirmação do Eu; e o  horizontal, eixo  do Eu e dos demais,  que nos fala da expansão, do desenvolvimento, dos acontecimentos, dos estímulos ideológicos, da sociabilidade e dos valores coletivos e participativos.

Para perfeita visualização da pressão na escrita (pressão  tônica, enervada,  forte,  suave, fina, pastosa, fusiforme, vertical,  entro outras), é necessário  que a digitalização da redação  seja realizada com os devidos zelos e dentro das orientações que são transmitidas.  Quando são fotografadas pela câmera do celular ou digitalizadas por scanner virtual, perdem a qualidade, impedindo a análise criteriosa e correta.

Texto escrito em  30 de agosto de 2022,  autoria de:  

Elisabeth Romar, Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.