Goya e Grafoanálise

Francisco José de Goya y Lucientes, mais conhecido apenas por Francisco Goya, foi um importante pintor espanhol da fase do Romantismo e um dos maiores mestres da pintura espanhola.Nasceu na cidade espanhola de Fuendetodos, Zaragoza, Espanha, no dia 30 de março de 1746. Aos 82 anos, na noite de 16 de abril, morre em sua residência de Bordeaux, na França.

“Goya ocupa uma posição única na história da arte ocidental e é frequentemente citado como um velho mestre e o primeiro artista verdadeiramente moderno. Sua arte incorpora a ênfase do Romantismo na subjetividade, imaginação e emoção, características refletidas, sobretudo, nas suas gravuras e mais tarde nas suas pinturas. 

Ao mesmo tempo, Goya foi um astuto observador do mundo ao seu redor  e,  sua arte respondia diretamente aos eventos tumultuosos de sua época, desde as libertações do Iluminismo, às repressões da Inquisição, até aos horrores da guerra após a invasão napoleônica. Tanto pela sua inventividade como pelo seu envolvimento político, a arte de Goya teve um enorme impacto em artistas modernos posteriores. As suas cenas inflexíveis da Guerra Peninsular pressagiaram as obras de Pablo Picasso no século XX, enquanto a sua exploração de temas bizarros e oníricos nos “Caprichos “ lançou as bases para surrealistas como Salvador Dalí. A influência de Goya estende-se até ao século XXI, uma vez que os artistas contemporâneos também se inspiraram nas imagens grotescas do artista.” (https://www.theartstory.org/artist/goya-francisco/)

Matilde Ras em seu livro “Los Artistas Escriben” faz a observação  que artistas de temperamento visual, habituados a trabalhar com materiais sólidos como: mármore, tábuas de madeira ou de cobre, se acostumam a pressionar mais o instrumento escritor sobre o papel e a buscar, instintivamente, efeitos que ressaltem as suas letras. Normal que o grafismo desses artistas se apresente com tamanho grande, com exceção de alguns desenhistas, ilustradores e especialistas em detalhes e, consequentemente, apresentam traços mais delgados e menores.

Na figura 1,  segundo Ras, observamos a legibilidade e, ainda que seja apenas uma data e a assinatura, podemos reparar um traço com forte relevo e de fluidez fácil e espontânea das  curvas da imaginação que se destacavam em suas pinturas e em sua série intitulada “Caprichos”.

A assinatura, mesmo revelando incontestável energia, cai um pouco quando escreve de forma abreviada o nome “Francisco – Franco” , porém com o esforço da vontade e motivação,  volta a levantar-se, mas descende outra vez, revelando que suas íntimas melancolias tinham mais força atuante que o seu otimismo.

GOYA-ASSINATURA
Imagem digitalizada por Elisabeth Romar do livro “Los Artistas Escriben” de Matilde Ras.
Goya-Figura-15-Bellos-consejos
Bellos consejos, obra nº 15 da série “Caprichos” , água-tinta, 1797 – 1799. Imagem de dominio público do Museo_del_Prado  – https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/bellos-consejos/
GOYA-Linda-maestra
Obra nº 68 da série “Caprichos” –  1797 – 1799 – Linda Maestra! Corresponde ao grupo temático “Sueños y Brujas”. Imagem de dominio público do Museo del Prado https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/linda-maestra/
Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.