Como estão suas emoções em relação ao futuro?

Pensar no nosso futuro pode ser assustador para algumas pessoas. Os seres humanos dependem muito de um senso de controle para se sentirem seguros – e, considerando que ninguém ainda pode prever o futuro, não é de admirar que uma sensação de “não saber” possa nos deixar preocupados, ansiosos e desmotivados.

A motivação é justamente aquele conjunto de disposições que agem como motor de nossas ações, que nos aproximam de um objetivo quando ocorre uma situação propícia.

Sobre os aspectos gráficos da motivação, otimismo,  esperança, dinamismo, entusiasmo, entre outros, você poderá ler aqui no blog nos seguintes links:

O artigo de hoje será dedicado à escrita de DIREÇÃO DESCENDENTE.

DESCENDENTE é quando a escrita vai caindo em relação à linha de base, manifestando dificuldade para manter a estabilidade da horizontalidade e tem relação com a sensibilidade à pressão ambiental.

O grau de descenso da linha deverá ser medido com esquadro/transferidor transparente, pois quanto mais a linha se  desloca ou movimenta para baixo, maior o grau das características.

Lembrando que,  esse movimento da linha em direção descendente,  pode ser ocasional quando se trata da consequência de cansaço excessivo, desconforto físico temporário ou exposição recente a fatores de estresse.

Apresentacao
Arquivo Elisabeth Romar – Academia Internacional de Estudos Grafológicos

Já se o movimento é mais evidente, é índice de desmotivação, de escassa expectativa das próprias habilidades, de tendência a não tomar iniciativas, a ceder às exigências alheias, pessimismo, entre outros. Geralmente está relacionada com expectativas negativas em relação ao ambiente e ao futuro, a retenção do próprio esforço diante de tarefas obrigatórias, a opinião negativa sobre si, a sobrestimar obstáculos e dificuldades.

Interpretações genéricas da escrita com DIREÇÃO DESCENDENTE

Energia

– Debilidade do tônus vital para vencer resistências ambientais.

– Apatia, estresse

– Rendimento em declínio

– Cede fácil diante de pressões

– Potencial neuromuscular deficiente

Iniciativa

– Demora em tomar iniciativa e decisões

– Dificuldade para vencer as resistências ambientais

– Atenção reduzida

Atitude diante das dificuldades

– Encontra dificuldades onde não há

– Falta de estímulos para suportar fracassos

– Sentimento de fracasso por percepção negativa de si mesmo do futuro

– Incapacidade de projetar para o futuro

Autoconceito

– Ideias de culpabilidade

– Sentimento de inutilidade

– Sentimento de fracasso

– Percepção negativa de si mesmo

Ambição e Aspirações

– Falta de entusiasmo

– Visão pessimista da realidade

– Visão  do futuro de forma negativa

Quando a linha descendente se dá em um contexto carente de energia, isto é, com escrita ENERVADA, a pessoa tem dificuldade para recuperar a autoeficácia após fracassos e equívocos, perdendo energia, força e ânimo, tendendo a depressão.

Mas grafólogo não é médico, portanto, não faz diagnóstico; então, com referência à depressão, quando a pessoa percebe que está com o sentimento de humor  alterado, de vazio persistente, deverá procurar um psicanalista, psiquiatra ou psicólogo para iniciar um tratamento terapêutico.

Volto a lembrar

1- O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

2- Na grafoanálise/grafologia as manifestações gráficas presentes não podem ser interpretadas de forma isolada, sendo necessário observar, medir, analisar, classificar e interpretar de forma exigente, minuciosa, rigorosa e estabelecer uma interação entre elas.

Texto escrito por Elisabeth Romar em 06 de junho de 2022.

Elisabeth Romar, assessora em RH e consultora grafológica para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.