Assertividade  – como identificar por meio da análise grafológica.

O que é Assertividade?

Assertividade é a capacidade de expressar sentimentos, crenças e pensamentos e defender os próprios direitos de forma não agressiva. Acima de tudo, significa ter estima e respeito por si mesmo e às outras pessoas,  assumindo a responsabilidade pelos seus atos.

Ser assertivo começa pela capacidade de entrar em contato com suas emoções, saber reconhecê-las e depois usá-las para seus objetivos sem se deixar guiar impulsivamente por elas, promovendo um comportamento reflexivo,  adequado e eficaz para obter o resultado desejado, usando uma comunicação autêntica sem ser passivo, submisso ou agressivo.

O objetivo do comportamento assertivo é defender seus direitos de forma que você não viole os direitos de outra pessoa. Consegue-se através de uma comunicação aberta, direta e honesta, valorizando o respeito e a escuta dos outros.

É fato que você vai ter uma opinião ou visão diferente sobre determinados temas ou questões. Você precisa se manter firme, compartilhando sua visão.” – Michael Bárbaro

Por que é importante ser assertivo?

Relacionar-se de forma assertiva com os outros é importante porque permite a autoexpressão através do desenvolvimento de relações de igualdade onde ninguém prevalece sobre o outro, proporcionando a gestão adequada de conflitos e a realização de objetivos pessoais e do grupo.

Alguns aspectos gráficos:

Primeiro deve-se observar se o fio gráfico  é tônico,  consistente, sem hesitações, borrões e tremores. Por isso é importante no momento de realizar a redação a utilização de caneta esferográfica em bom estado, não servindo caneta com tinta a base de água.

Após identificar a tonicidade da escrita, deve-se partir para encontrar um conjunto de aspectos gráficos, sendo os principais: organizada, legível, ovais variavelmente angulosas, escrita com equilíbrio entre curva e angulosa/ semiangulosa,  clara, fluida, vibrante, agrupada/ligada, variável,  reta flexível ou ligeiramente ascendente, elástica, espaçamentos estruturados, contorcionada (no aspecto harmônico), estética, divergente.

Volto a lembrar: 

  1. O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.
  2. Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.

Texto escrito em 08 de fevereiro de 2023 por Elisabeth Romar.

Bibliografia:

Camargo, Paulo Sergio – Psicodinâmica do Espaço – 2ª edição – Editora – PSGGRIFFO – São Paulo – SP.

Romar, Elisabeth –  Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología- 3ª edição – Editora Pedagógica – Rio de Janeiro- RJElisabeth Romar –  Economista, grafóloga, pesquisadora, perito grafotécnico, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas e cursos para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Prevenção de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011) e diretora da Academia Internacional de Estudos Grafológicos.