A Largura da Letra Através da Grafopsicologia

Observando a capacidade mental na largura da letra

Os fatores objetivos de conhecimento são constituídos em primeiro lugar: pela profundidade mental, isto é, a capacidade da mente em penetrar nas coisas e atos e captar a essência (larga de letra).
  • pela capacidade da mente para perceber a essência das coisas e situações (escrita parca).
  • pela capacidade de observação das particularidades (escrita pequena).

Grafopsicologia

Além destes, existem outros fatores que entram em campo no processo mental do conhecimento como a capacidade de conexão lógica (escrita ligada) e o senso crítico (larga entre palavras).
É um signo quantitativo que encontra o grau da sua qualidade e motivação no contexto que emerge de toda a personalidade. (La Salute Tra Le Righe – Fabrizio Strata)
A largura da letra revela a quantidade da inteligência, não a qualidade. A quantidade intelectual permite o direito de elaborar sobre o que a inteligência aprende.
Antonello Pizzi em seu livro Psicologia della Scrittura: interpretazione grafologica di segni e tendenze del linguaggio scritto cita que para  Marchesan a largura da letra encontra sua correspondência nas Leis XX, XXII, XXIII, XXIV, XXV, XXVIII.
Pizzi diz que a escrita LARGA DE LETRA  (não dilatada), isto é, quando a largura e a altura se encontram em proporção, é manifestação de inteligência elaborativa, profunda e racional; capacidade de concentração e de introspecção, pensamento reflexivo, alta receptividade de estímulos, dados e imagens , que dão a mente uma visão integrada e objetiva das coisas, amplidão de conceitos e de perspectivas, visão poliprospectiva de situações e problemas, riqueza nos conteúdos experienciais.
Quando acompanhada de ESCRITA LIGADA + LARGA ENTRE PALAVRAS, é signo de visão de conjunto, capacidade expositiva, inteligência lógica.
Quando acompanhada de CURVA E LARGA ENTRE LETRAS, é signo de bondade de ânimo, espírito de adaptação, generosidade.
A ESTREITA DE LETRA  revela  emotividade; pessoa que precisa encontrar sempre um novo estímulo; reduzida capacidade de aprofundamento. Inteligência do tipo intuitivo. A mente emocional é muito mais rápida que a racional porque passa a ação sem refletir. Sua rapidez impede a reflexão deliberada e analítica que caracteriza a mente pensante. A atenção fica focada e concentrada em aspectos parciais descuidando da complexidade dos problemas e situações; a percepção é imediata com propensão a escolher o que é mais evidente.
Quando acompanhada de OVAIS AGUDAS revela dogmatismo, tendência a rejeitar novas ideias.
Com escrita PEQUENA, PARCA, LARGA ENTRE PALAVRAS, mostra sensibilidade para os valores coletivos.

A DILATADA

(horizontalmente)  pode ser sinal de personalidade introvertida, que vive em um mundo seu dominado por sonhos e fantasias que leva a tendência a distanciar-se da realidade.
Quando acompanhada de uma escrita DINÂMICA é indicativo de inteligência hiperelaborativa, excesso de aprofundamento intelectual, dilatação do campo da consciência.
Quando a escrita é DILATADA e vem acompanhada dos traços da fixação (r, s, v, z) mostra tendências a pensamentos obsessivos.
A escrita DILATADA é  frequente na escrita de adolescentes.
Marchesan diz na: Lei XX  – O traçado da escrita se divide em: orientação das linhas, linhas ascendentes, descendentes e horizontais. Também há traços diagonais e curvos que participam da ascendência, descendência e horizontalidade.
Lei XXIII  –  o traço ascendente é a via do sentimento.
Lei XXIV  –  as linhas horizontais levam o escrito ao destinatário, até o ambiente, obviamente para a comunicação de ideias e conceitos. As linhas horizontais são por tanto a via do conhecimento ou inteligência cognitiva.
Quando a pressão se manifesta nas linhas horizontais se tem a projeção de uma tendência a exercer pressão sobre os outros de forma a aceitarem suas ideias.
 Lei XXV  –   Os traços que são resultados de movimentos descendentes e horizontais indicam movimento misto da vontade e inteligência, os que resultam do gesto de ascendência e horizontalidade, indicam movimento misto de sentimento e conhecimento ou inteligência.
 Lei XXVIII  –  o inconsciente projeta as sensações relacionadas às ideias nas letras do alfabeto, aquelas relacionadas a avaliação ou  juízo na palavra e aquelas relacionadas ao raciocínio na colocação das  palavras junto as outras.

Bibliografia:

 Pizzi, Antonello – Psicologia della Scrittura
 Romar, Elisabeth – Las Inteligencias Multiples y la Vocación en  Grafologíca
Strata, Fabrizio – La salute tra le righe

Elisabeth Romar Grafologia – Excelência em Análise Grafológica.

Avalição de candidatos  para Seleção de Pessoal de forma prática e rápida.

Análise grafopsicológica  para OrientaçãoVocacional/Profissional.

1 Comentário.