Pensamento Convergente X Grafoanálise

Qualquer pessoa pode adotar pensamentos convergentes e divergentes, dependendo da situação. No entanto, é natural inclinar-se mais para um ou outro ao lidar com problemas e projetos.

convergente-divergente
Pensamentos convergentes e divergentes.

De acordo com Anne Manning, professora na Universidade de Harvard, o problema é confiar demais em um dos dois métodos de pensamento.

“Muitos pensamentos divergentes podem levar a ideias infinitas e nenhuma solução. Muito pensamento convergente pode causar falta de novas ideias e estagnação no processo de análise. ”

Anne Manning

O pensamento convergente é um termo criado por Joy Paul Guilford (psicólogo norte-americano, que desenvolveu uma teoria sobre a estrutura do intelecto, em 1955) em oposição ao pensamento divergente. Também conhecido como pensamento vertical, refere-se à capacidade de responder corretamente a questões que não requerem grande habilidade criativa, como testes padronizados, exames ou testes semelhantes.

O pensamento convergente está associado à análise, julgamento e tomada de decisão; é a capacidade de encontrar respostas únicas, racionais e estabelecidas para um problema, centrado em chegar à solução mais adequada com rapidez, lógica e precisão, utilizando todas as informações possíveis. Está intimamente relacionado ao conhecimento existente, uma vez que a forma de aplicá-lo está relacionada ao uso de dados de forma padronizada. Sendo assim, é um processo em que são utilizadas ferramentas de pensamento crítico como as probabilidades, a lógica e a informação estatística.

analise-pensamento
O pensamento está associado à análise.

Vantagens do pensamento convergente

Incentiva a lógica e o pensamento crítico – segue um processo racional pelo qual examina as diferentes alternativas que existem e escolhe a mais útil em todos os momentos, sendo de grande auxílio para diferenciar o que é verdadeiro do que não é de forma a agir da maneira mais eficaz e não acreditar em mentiras.

Tenta chegar a conclusões incontestáveis – quando aplicado a situações complexas com mais de uma resposta, o pensamento convergente tenta encontrar a solução mais adequada, mesmo que não seja a única possível.

Ajuda a tomar decisões – é uma das melhores ferramentas que existem para escolher um curso de ação porque examina todas as possibilidades que existem em uma situação concreta e tenta decidir qual delas é a melhor possível.

pensamento-crítico
Incentiva a lógica e o pensamento crítico.

Desvantagens do pensamento convergente

Tendência a limitar a criatividade – O pensamento convergente se concentra nas informações que já estão disponíveis, nos dados brutos e no que a pessoa já sabe. Quem está muito acostumado a usar apenas lógica e pensamento crítico pode encontrar problemas nas áreas em que precisa raciocinar com menos rigidez. Isso pode ser um impedimento em áreas como empreendedorismo, relações pessoais ou trabalho.

Estado de ânimo pode piorar Foi descoberto recentemente que os processos cognitivos também podem influenciar significativamente nas emoções, tanto a curto quanto a longo prazo.

Por razões ainda desconhecidas, parece que, quando é utilizado o pensamento convergente, o humor piora. Assim, por usar demais a lógica e o pensamento crítico, a pessoa tende a sentir-se mais triste, nervosa ou irritada. Em casos muito extremos, essa capacidade pode causar o aparecimento de sintomas de ansiedade.

Desvantagens nos pensamentos
Tendência a limitar a criatividade

Alguns Signos gráficos do pensamento convergente

Escrita ligada, larga entre palavras, bom espaço entre linhas, modelo caligráfica/convencional, bem estruturada, firme, nutrida, clara, pausada, pontuação baixa e precisa, ovais angulosas acima, traços de fixação relacionados ao pensamento convergente.

Elisabeth Romar – Análises grafológicas para Seleção e Desenvolvimento Pessoal, Remanejamento de Cargo, Orientação Vocacional/Profissional, Avaliação por competências, Previsão de Risco e outros.

Venha Participar dos cursos de 2021.
  • Grafoanálise para Seleção e Desenvolvimento Pessoal – Elisabeth Romar – duração 6 meses. Início em março – inscrições abertas.
  • Grafoanálise com ênfase em Liderança – Elisabeth Romar e Luísa Medeiros – duração 4 meses. Início em março – inscrições abertas.
  • Pratica Grafoanalítica para RH Estratégico – Elisabeth Romar e Luísa Medeiros – 5 meses
  • Elaboração de Perfil Grafoanalítico – Elisabeth Romar e Luísa Medeiros – 3 meses
  • Transtornos da Personalidade x Grafoanálise – Elisabeth Romar e Luísa Medeiros – 5 meses

Informações: elisabethromar22@yahoo.com.br ou em minhas redes sociais

1 Comentário.