Contratar o profissional adequado, em qualquer nível hierárquico, otimiza tempo, reduz custos, aumenta a produtividade, melhora o clima organizacional e, consequentemente, reduz o turnover.
A análise grafológica atualmente se apresenta como uma das ferramentas mais úteis no processo de seleção, sendo possível descrever a personalidade e identificar características da pessoa.

AUXÍLIO DA GRAFOLOGIA NO PROCESSO DE SELEÇÃO

  1. A empresa é encarregada de passar a exata descrição do cargo que deverá ser preenchido, isto é, quais serão as funções desempenhadas pelo futuro colaborador, atribuições, competências exigidas, entre outras.
  2. O grafólogo ou a pessoa habilitada para solicitar a escrita, convoca o candidato a escrever um texto de no mínimo 20 linhas, em folha tipo A4 sem pauta, com caneta esferográfica nova, de forma a não deixar borrões de tinta. A pessoa deverá ser orientada a não escrever no verso na folha, mas poderá utilizar quantas folhas achar necessário e escrever quantas linhas desejar. É importante que assine no final da redação. Caso faça rascunho, este também deverá ser entregue, aliás, é o documento mais importante para o grafólogo.
  3. É necessário ter uma ficha do candidato com nome, idade, grau de escolaridade, gênero, função que ocupa (ou não) no momento, mão ativa, se é PcD, etc.
  4. Com as escritas em mãos, o grafólogo começa o processo de pré-seleção que é embasada na classificação grafológica dos candidatos após estudar o perfil do cargo. Nesta primeira fase, descarta as escritas que não estão relacionadas grafologicamente com o perfil do cargo.
  5. As escritas que permanecerem para a continuação do processo de seleção grafológica devem ser agrupadas por ordem das que apresentam as melhores condições para a vaga a ser preenchida.
  6. A descrição do perfil do candidato deverá ser da forma como a empresa contratante solicitar, ou seja, breve ou extenso.

Nas próximas postagens colocarei algumas escritas como exemplos para que você possa entender um pouco mais sobre a Grafologia. Até lá!