Tendências de Alarme na Escrita

Conforme escrevi várias vezes aqui no blog,  na grafoanálise/grafologia as manifestações gráficas presentes não podem ser interpretadas de forma isolada, sendo necessário observar, medir, analisar, classificar e interpretar de forma exigente, minuciosa, rigorosa e estabelecer uma interação entre elas.

Hoje vou falar um pouco sobre alguns signos  e aspectos gráficos que em conjunto possibilitam identificar tendências a comportamentos desfavoráveis que podem provocar atitudes e atuações que escapam do controle da pessoa e, por este motivo, podem produzir reações inesperadas em completo desacordo com os usos e costumes.

 Tendências de Alarme na Escrita
Tendências de Alarme na Escrita
  1. Aumento brusco de tamanho em uma determinada letra: instabilidade emocional, perda de controle.
  2. Aumento brusco de tamanho na letra final: reações súbitas de mau humor ou agressividade; dificuldade para aceitar o ponto de vista alheio.
  3. Zona média grande e predominante, com maiúsculas desproporcionais: pessoa que não aceita críticas; atitudes de soberba; avaliação exagerada  de si mesmo.
  4. Tamanho desigual: pessoa temperamental e emotiva.
  5. Ovais bucladas ou com movimento contrário: o significado irá oscilar (de acordo com outros signos gráficos) entre fofoca,  intriga e falta de transparência .
  6. Escrita desorganizada: indisciplina e desorganização
  7. Empastamentos e congestões: são aspectos que podem ocorrer como consequência de patologias psicofísicas; se não há patologias, podem pertencer a pessoas com comportamentos indesejáveis.
  8. Ligações angulosas: acúmulo de tensões.
  9. Traços em espirais: tendências narcisistas e egocêntricas.
  10. Escrita inacabada (quando a pessoa tem dificuldade para terminar a palavra ou se descuida das pontuações): negligência, preguiça, falta de objetividade, dificuldade para concluir tarefas.
  11. Pressão excessiva na vertical: autoritarismo,  sentimento egocêntrico, imposições exasperadas; tendência a manifestações explosivas.
  12.  Plenos e Perfis com a mesma pressão: dificuldade de expressar as emoções; carência de empatia, insensibilidade e indiferença com a dor alheia; impulsividade primária.
  13.  Pressão acerada: impulsos defensivos frente a conflitos.
  14. Desigualdades de pressão: variações ou mudança repentina no comportamento, no  humor e na forma de liberar as emoções; emotividade sem controle.
  15. Aumento brusco de pressão na extremidade inicial ou final do traço: significa acúmulo de tensão que pode escapar a qualquer momento; é como se fosse uma bolha que pode estourar quando menos se espera.
  16.  Espiral centrípeta no traço final: ideias obsessivas; avaliação excessiva de suas habilidades; exibicionismo.
  17.  Traços complicados (quando se coloca na letra elementos gráficos desnecessários e que não constam do modelo caligráfico) : – mente confusa, carência de foco.
  18.  Frouxa: dificuldade para fixar a atenção de forma ativa.
  19. Formas triangulares na zona média: tendências masoquistas
  20.  Ângulo que se apresenta ao mesmo tempo na base das hastes e das pernas: defesa e resistência sobre as ideias fixas e irremovíveis; dificuldade de adaptação as mudanças e a exercer a autocrítica (Tutusaus).
  21. Rigidez com inclinação paralela dos eixos periféricos: frieza, indiferença e descaso em relação aos sentimentos alheios; tendência a comportamento antissocial.

O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

escrita
Na folha de papel escrita existe um ser humano que merece todo o respeito

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.

Texto escrito em 28 de novembro de 2021 por Elisabeth Romar.

Sobre a autora: 

Elisabeth Romar  é Economista com especialização em Finanças Corporativas pela PUC- RJ, especialista e pesquisadora em grafologia, consultora grafológica para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco, Orientação Vocacional/Profissional. Diretora da Academia Internacional de Estudos Grafológicos. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Se você tem interesse em obter uma consultoria e assessoria ou uma Análise Grafológica, acesse nossa página de consultoria aqui no blog ou acesse nossas redes sociais.