COMO IDENTIFICAR NO CANDIDATO A CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

Você sabe que a capacidade de organização e planejamento tem um grande impacto em seu sucesso e também pode afetar os membros de sua equipe e colegas de trabalho?

No dicionário Michaellis encontramos que ORGANIZAR é:

– Dispor de forma ordenada uma série de itens; dar forma regular às partes de um todo;

– Estruturar-se de forma metódica;

– Reunir indivíduos ou elementos para um objetivo específico;

Ainda de acordo como Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaellis, para

PLANEJAMENTO temos as seguintes definições:

– Organização de uma tarefa com a utilização de métodos apropriados

– Determinação de ações para atingir as metas estipuladas por uma empresa

Então, como podemos perceber, se não houver organização, o planejamento será defeituoso.

Ao analisarmos uma escrita em um processo de seleção de pessoal, devemos fazer as seguintes observações grafoescriturais para sabermos se o candidato é organizado e se tem capacidade de planejamento: margens e parágrafos ordenados, clara, organizada, ambiente gráfico harmônico, igual, tônica, distância entre linhas, entre outros.

Aqui deixo a minha observação de sempre: ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros aspectos e subaspectos grafoescriturais.

E você, como está de organização e planejamento?

Quando você se organiza e planeja bem está em posição de tomar decisões melhores, antecipar necessidades e problemas, identificar as opções disponíveis, realizar seu trabalho com precisão evitando erros, a ser mais eficiente e produtivo e a desenvolver planos eficazes para o alcance de metas e objetivos importantes.

E você, como está de organização e planejamento?
Quando você se organiza e planeja bem está em posição de tomar decisões melhores.

O planejamento de um projeto, que pode ser qualquer coisa desde uma dissertação acadêmica, uma celebração ou uma atribuição baseada em trabalho, envolverá:

  • Saber o que deseja alcançar e ter uma visão clara do resultado final.
  • Definir objetivos regulares ao longo do caminho para que você saiba quando está no caminho certo ou, ainda mais importante, quando está atrasado.
  • Elaborar um plano de ação com base nesses objetivos e organizar os recursos para realizá-lo.
  • Elaborar um cronograma ou horário de trabalho e definir prazos, comunicando-se regularmente com outras pessoas, se necessário.
  • Gerenciando efetivamente seu próprio tempo
Elaborar um cronograma ou horário de trabalho e definir prazos
Elaborar um cronograma ou horário de trabalho e definir prazos

Veja abaixo algumas regras que poderão ser úteis para você melhorar sua capacidade de organização e planejamento

Ponto 1 – Priorizando

Identifique tarefas críticas, organize – as em uma ordem lógica, que seja adaptável; Mesmo que você não possa fazer tudo de uma vez, priorizar ajuda a descobrir quais tarefas são as mais importantes e quais tarefas podem esperar. Se você souber como priorizar, poderá dividir seu trabalho em partes menores. Em seguida, você pode se concentrar em cada tarefa, uma de cada vez, começando com a mais importante. Comece a lidar com as coisas em sua lista na ordem que você criou.

Ponto 2 – Gerenciando o tempo

Uma abordagem organizada para o seu trabalho não irá apenas poupar tempo, mas também irá ajudá-lo a usar o seu tempo de forma mais eficaz. Bons hábitos organizacionais são cruciais para uma gestão de tempo bem-sucedida .

Não há como aumentar as 24 horas do dia, mas você pode encontrar maneiras de usá-las melhor. Estime o tempo e esforço necessários para concluir uma tarefa e gerencie seu próprio tempo de forma eficaz para cumprir todos os seus compromissos. À medida que você fica melhor no gerenciamento do seu tempo, parece que tem mais tempo.

Uma dica: o gerenciamento de tempo anda de mãos dadas com sua lista de prioridades. Com sua lista de prioridades, adicione estimativas de tempo para cada tarefa em sua lista.

Exemplo:

Responder a e-mails – 15 minutos

Conferência com Paulo Camargo e Luísa Medeiros – 60 minutos

o gerenciamento de tempo anda de mãos dadas com sua lista de prioridades.
O gerenciamento de tempo anda de mãos dadas com sua lista de prioridades.

Se ainda assim suas estimativas de tempo somam muito mais minutos ou horas do que você realmente tem, priorize novamente. O que pode ser movido ou reduzido? Ser o mais honesto possível o ajudará a planejar um dia com mais sucesso.

Ponto 3 – Delegando

Isso pode ser o mais complicado. Delegar é uma prática comum e essencial no local de trabalho. Quando você delega, você dá um pouco do seu trabalho a outras pessoas. Essas pessoas ficam então encarregadas de fazer esse trabalho. Delegar significa simplesmente que você encontrou a melhor maneira de distribuir o trabalho.

Delegar pode ser muito difícil, mas confie na sua equipe. Se as coisas não correrem bem, avalie e aprenda com o exemplo.

Ponto 4 – Planejando com antecedência

Ser um planejador e organizador bem-sucedido tem muito a ver com sua capacidade de planejar com antecedência. Normalmente, quanto mais tempo você tiver para planejar algo, mais sucesso terá. Às vezes, você não tem controle sobre a quantidade de tempo que tem para concluir um projeto. Um projeto inesperado pode surgir e seu gerente solicitará que você cuide dele. Nestes casos, tudo o que você pode fazer é aproveitar ao máximo o tempo de que dispõe.

Com exceção dos projetos inesperados, tente planejar com antecedência o máximo possível no trabalho. Quando você planeja com antecedência, esses projetos inesperados serão muito mais gerenciáveis.

Ser um planejador e organizador bem-sucedido tem muito a ver com sua capacidade de planejar com antecedência.
Ser um planejador e organizador bem-sucedido tem muito a ver com sua capacidade de planejar com antecedência.

Ponto 5 – Capacidade de multitarefas

Atualmente, com a tendência ao aumento do home office, você deve ser capaz de lidar com mais de uma coisa ao mesmo tempo e estar confortável com o desafio e a variedade.

Ponto 6 – Habilidades interpessoais

Organizar qualquer coisa com eficácia requer a habilidade de trabalhar bem com outras pessoas. Você precisa ter boas habilidades de comunicação e ser confiante e assertivo, sem ser confrontador ou agressivo.

Para você, que deseja entrar na área da grafologia, deixo uma mensagem que há anos passo para os meus alunos no primeiro dia de aula e em todas as palestras e congressos que exponho, seja no Brasil ou exterior: na folha de papel escrita existe um ser humano, então muita responsabilidade, respeito e carinho ao realizar uma análise grafológica.

Texto escrito em 05 de julho de 2021 por Elisabeth Romar

Bibliografia:

https://www.conovercompany.com/6

https://www.bradford.ac.uk/

Elisabeth Romar – Análises grafológicas para empresas – Seleção e Desenvolvimento Pessoal -, Orientação Vocacional/Profissional, Avaliação por Competências, Previsão de Risco.

Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011), Economista com especialização em Finanças Corporativas pela PUC- RJ, consultora grafológica para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional por meio da escrita para jovens acima de 16 anos, adultos, pessoas que desejam mudar de profissão/carreira.

Se você tem interesse em aprender GRAFOLOGIA,
visite a nossa sessão de CURSOS aqui no blog.