Grafoanálise – Descobrindo a importância da Inteligência Intrapessoal na gestão de vida

O que é Inteligência Intrapessoal?

É a capacidade de acessar a própria vida emocional por meio da consciência de humores, intenções, motivações, potenciais, temperamentos e desejos internos. A inteligência intrapessoal permite a autoconsciência e o autocontrole. É uma inteligência complementar à inteligência interpessoal (Veja artigo aqui no blog sobre a inteligência interpessoal), com a qual forma a dupla de inteligências pessoais.

No meu trabalho do Graphoadvisor “Descubra seu proposito” geralmente atendo pessoas que pouco sabem sobre si. Então, a primeira parte a ser desenvolvida é a inteligência intrapessoal, realizada com questionamentos, planejamento e ações.

Descobrindo a importância da Inteligência Intrapessoal na gestão de vida
A inteligência intrapessoal permite a autoconsciência e o autocontrole

Falar de Inteligência intrapessoal é falar de inteligência privada; é a capacidade de nos analisarmos, simbolizarmos essas experiências internas, chegarmos à compreensão de nós mesmos. Conhecer o estado de vida interior é vital para o desenvolvimento pessoal e profissional, pois só com essas compreensões poderemos gerenciar a própria vida. Conhecer a si mesmo e ter a capacidade de autocontrole é de grande ajuda para encontrar motivação para projetos e atividades, superar frustrações e encontrar inspiração.

A Inteligência Intrapessoal está ligada ao sistema límbico, lobos frontal e parietal, mas o artigo ficará muito longo se eu entrar na parte da neurociência, então vamos focar no comportamento e grafoanálise.

Pessoas com bom desenvolvimento da inteligência intrapessoal, geralmente são muito determinadas a atingir seus objetivos.

Aqui estão algumas características da pessoa com inteligência intrapessoal:

  • Sempre procura maneiras de se aprimorar
  • Aprende com os erros e evita repeti-los
  • Se expressa através da criatividade
  • Sabe o que quer e como conseguir
  • Aplica o que aprendeu em sua própria vida
  • Alto nível de autoconsciência
  • Quer entender o “eu”
  • Precisa de um tempo sozinho para reflexão
  • Inclinada ao empreendedorismo
  • Tem momentos de introversão
  • É consciente de seus pontos fortes
  • Altamente independente
  • Automotivada
  • Muito intuitiva

O desenvolvimento pessoal e profissional é inevitável para pessoas com alto potencial de inteligência intrapessoal porque são indivíduos hábeis em procurar constantemente maneiras de melhorar a si mesmos e buscar novas filosofias de vida.

O desenvolvimento pessoal e profissional é inevitável

Como a Inteligência intrapessoal impacta a sua carreia

A inteligência intrapessoal começa em um nível pessoal antes de impactar a carreira. Seu relacionamento com você mesmo é um processo a ser aplicado pela vida toda. À medida que você se torna mais em sintonia com seus próprios desejos, necessidades, gostos e frustrações, você pode reconhecer os mesmos nos outros.

Você se conectará mais facilmente com os membros da equipe, isso o tornará um líder mais compreensivo e compassivo e sua comunicação interpessoal vai melhorar. Em vez de sentir-se ameaçado pelo ambiente de trabalho, o que leva à atitude defensiva ou à liderança autocrática, você trará bondade vital para as decisões de negócios.

Conhecer as suas próprias capacidades e as de sua equipe também permite um pensamento estratégico mais realista e tomadas de decisões calculadas, o que proporciona resultados de qualidade. Pessoas com inteligência intrapessoal bem desenvolvida são mais inclinadas a ver o quadro geral, algo que é um ativo vital para qualquer empreendedor de sucesso. Ter um senso de identidade bem desenvolvido é útil ao escolher uma carreira, abordar problemas em seu ambiente e ter confiança em sua própria capacidade.

Alguns signos gráficos possíveis de serem encontrados em quem possui bom grau de Inteligência Intrapessoal.

– A concentração mental pode ser observada em uma escrita de tamanho médio ou pequeno, com boa pressão, direção horizontal ou ligeiramente ascendente, redonda/arredonda, pontuação na letra “i” baixa/centrada/adiantada; ausência de tremores e brisados.

– A capacidade de refletir sobre os próprios processos de pensamento e a maneira como aprendem, a chamada metacognição: presença das Três larguras + ligada, brincos, divergente e contorcionada.

– A consciência e discriminação dos limites das próprias emoções encontramos no conjunto: redonda/arredondada + perfis (traços de subida) menos pressionados que os plenos (traço de descida).

– A capacidade crítica e de reflexão vamos encontrar no espaçamento entre palavras.

E entre muitos outros signos, cito ainda mais alguns: a boa proporção entre linhas (sem emaranhados de pernas com hastes), assinatura igual ou não muito diferente do texto, margens não excessivas, ausência ou pequena margem direita.

A consciência e discriminação dos limites das próprias emoções encontramos no conjunto
Volto a lembrar

Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos e assinatura.

Se você não identificou em sua escrita nenhum dos conjuntos de signos gráficos acima, não fique triste. Veja abaixo algumas DICAS ÚTEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL

Embora algumas pessoas pareçam ter um talento inato para a inteligência intrapessoal, essa habilidade também pode ser ensinada. Como disse Howard Gardner: “Tudo o que vale a pena aprender pode ser ensinado de maneiras diferentes. A diversidade desses métodos estimula a inteligência múltipla. ”

Usando ferramentas e exercícios de aprendizagem eficazes, você sempre pode desenvolver seu potencial cognitivo de maneiras diferentes.

Aqui estão algumas dicas para quem deseja melhorar sua inteligência intrapessoal.

1- Mantenha um diário

Um diário pode ajudá-lo a ver o que está acontecendo ao seu redor de um ângulo diferente. Manter um diário ajuda a criar consciência. Se parece antiquado escrever um diário, ele também pode ser registrado por gravação de voz.

2- Defina uma lista de desafios

Pense e escreva uma lista de coisas que deseja fazer e que lhe pareçam difíceis.

3- Faça pausas para pensar

Pensar é uma das maiores habilidades da humanidade. Você pode desenvolver sua inteligência intrapessoal com pequenos intervalos para pensar. Não importa o que você pensa.

4- Tenha momentos de reflexão

Reflita sobre as consequências das suas ações passadas, sobre experiências com o seu temperamento e comportamento.

5- Desenvolva hobbies sociais

A inteligência intrapessoal não se aplica apenas aos pensamentos e sentimentos íntimos de uma pessoa; pessoas com alta inteligência intrapessoal também podem compreender os sentimentos e pensamentos de outras pessoas, o que é um traço de liderança muito importante (conforme descrição acima). Um maior envolvimento entre as comunidades sociais pode ajudar a gerenciar e, eventualmente, eliminar a ansiedade social.

E aí, vamos praticar e entrar em contato com o eu interior hoje?

Texto: Elisabeth Romar em 23 de janeiro de 2021

Elisabeth Romar – Análises grafológicas para Seleção e Desenvolvimento Pessoal, Orientação Vocacional/Profissional, Avaliação por competências, Previsão de Risco.

Se você tem interesse em aprender GRAFOLOGIA,
visite a nossa sessão de CURSOS aqui no blog.