Você evita situações desconfortáveis e não sai da sua zona de conforto por medo?

Grafologia e os Mecanismos de Defesa – Parte 2 – Repressão

Talvez você esteja usando demais seus mecanismos de defesa. Aprender a identificar e liberar o que está reprimido pode ser um processo complexo, mas extremamente gratificante e transformador.

As pessoas ficam em sua zona de conforto para evitar sentimentos de ansiedade ou estresse e dor e quanto mais ficam presas na zona de conforto, mais oportunidades perdem para mergulhar totalmente na experiência humana. 

A repressão envolve colocar pensamentos desconfortáveis ​​em áreas relativamente inacessíveis da mente subconsciente; é o bloqueio inconsciente de emoções, impulsos, memórias e pensamentos desagradáveis ​​que atua como resultado de uma estratégia mental que leva o indivíduo a não mais pensar em um conteúdo da mente que deseja efetivamente esconder. 

O objetivo desse mecanismo de defesa é tentar minimizar os sentimentos de culpa e ansiedade. Geralmente acontece quando a pessoa vivenciou eventos traumáticos e para se proteger de revivê-los, reprime na mente as imagens, pensamentos e emoções. 

Embora a repressão possa inicialmente ser eficaz para acalmar essas emoções difíceis, ela pode levar a uma maior ansiedade no futuro. Freud acreditava que a mente inconsciente tem um impacto poderoso na personalidade e pode levar ao sofrimento psicológico.

Para entender como funciona a repressão, é importante observar como Sigmund Freud via a mente. Freud concebeu a mente humana como sendo muito parecida com um iceberg.

Freud concebeu a mente humana como sendo muito parecida com um iceberg

O topo do iceberg que você pode ver acima da água representa a mente consciente. A parte do iceberg que está submersa na água, mas ainda visível, é o pré-consciente. A maior parte do iceberg que permanece invisível abaixo da linha d’água representa o inconsciente. Podemos não estar cientes do que está no inconsciente, mas seu conteúdo ainda pode afetar nosso comportamento de várias maneiras diferentes.

Sinais de Repressão

Freud sugeriu que sintomas físicos poderiam estar associados à repressão.  Pesquisas subsequentes ligaram uma série de sinais e sintomas a emoções reprimidas. Estes incluem: pressão alta, condições de pele, fadiga, obesidade, dor de cabeça, tontura, dor nas costas, pescoço, tórax e abdômen.

Pensamentos ruins, memórias dolorosas ou traumáticas estão escondidas dentro da pessoa com a esperança de que nunca mais apareçam, mas na realidade, esses sentimentos não desaparecem. Essas sensações, pensamentos e sentimentos reprimidos, influenciarão o comportamento do indivíduo e podem afetar os relacionamentos; A manutenção da repressão supõe um contínuo “gasto de energia psicológica”, ocasionando esgotamento físico e emocional, possibilitando o surgimento da neurastenia.

Alguns aspectos grafoescriturais mais frequentes do mecanismo de defesa repressão
  • Zona inferior curta ou separada = censura moral.
  • Ovais dissociados = experiências dolorosas, ocultação do afetivo.
  • Recoberta = ocultação de sentimentos. 
  • Invertida = afetividade reprimida.
  • Estreita triplamente = opressão de tendências.
  • Suspensa = evitar conflitos com o Id.
  • Arcadas = desejos ocultos.
  • Monótona  = luta contra impulsos que geram muito gasto de energia.
  • Justaposição estática = interrupção da energia psíquica.
  • Assinatura à esquerda e margem regressiva = evasão da realidade por temor ao fracasso.

Conforme escrevi na Parte – 1, Mecanismo de Defesa x Grafologia é um tema extenso, aconselho a quem tem interesse recomendo o livro  “Mecanismos de defensa en el grafismo” de Claret López Maria Josep.

Texto do dia 27 de março de 2023 – material extraído da apostila do curso de formação em grafologia de  Elisabeth Romar.

Bibliografia:

Romar, Elisabeth – Apostila do curso de Formação em Grafoanálise.

Tutusaus, Jaime; Los   mecanismos   de   defensa   en   la   escritura –Boletín número 28, Primer Semestre 2002.

https://positivepsychology.com/defense-mechanisms-in-psychology/

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.