A Academia Internacional de Estudos
Grafológicos e a
Associazione Internazionale di Psicologia
della Scrittura apresentam:
Análise Grafológica do Papa Francisco
realizada por Antonello Pizzi – Itália.
Tradução: Elisabeth Romar
A escrita do Papa Francisco apresenta um alto nível de
Estética e a estética de uma escrita é expressão da síntese da experiência
sensorial pessoal que se junta ao produto gráfico geral e reflete o grau de
harmonia e paz interior, característica de quem cresceu em um ambiente
essencialmente sereno e recebeu uma educação no sentido estético cheia de
estímulos (visuais e também sonoros, gustativos, olfativos, táteis) cujo um bom
nível de indicação corresponde a um bom nível pessoal de estruturação pessoal,
frequentemente acompanhada de uma adequada formação cultural do seu autor, e
cujas paisagens mentais desfrutaram de ordem, coesão, consonância e beleza,
música, poesia, matemática, etc.
A estética é, portanto, índice
da capacidade de combinar e mesclar diferentes percepções em uma unidade
harmônica e coesa, de forma consciente e controlada, de um comportamento
coerente, com constância de estilo.
Habilidade Cognitiva
No fio gráfico da escrita de
Francisco há uma estrutura nervosa consistente, tônica, sólida, determinada,
sem falhas, indecisões, proeminências e tremores.
Indicativo de produção do sistema neuromuscular, de
energia cinética, vitalidade, de um sentido afetivo caracterizado pela
eficiência e vigor mental, pré-requisito necessário para a estruturação do
sistema motivacional, para a construção da autoestima, da auto-eficácia, para
uma boa interação ambiental.
O traçado é fluido, deslizante, a sua melodia cinética
é indicativo de confiança no seu próprio potencial, de aprendizagem e fácil
elaboração, de processo cognitivo fluente, da consciência de ser capaz de
modificar a realidade através das suas ações, de flexibilidade, adaptação ativa
às mudanças internas e externas que lhe permitem lidar facilmente com situações
novas, da capacidade de se adaptar e ser eficaz em diversos contextos sociais.
Sua plasticidade motora se expande no sentido
horizontal, desliza da esquerda para a direita, é uma escrita aérea e forma as
Três Larguras (3L).
Explicando as Três Larguras:
A primeira largura é dada pela largura da letra,
podendo ser observada nas ovais das letras a,
o, d, g, q,
que representam o Eu; o traçado da oval marca a fronteira entre
ou eu e o não eu, entre a realidade interna e a externa.
A segunda largura é dada pela distância entre letras,
ou seja, o espaço entre uma letra e outra, que representa o espaço que o Eu
concede ao Tu, ao outro.
A terceira largura é representada pela distância entra
as palavras, o intervalo em branco que fica entre uma palavra e outra, que é o
espaço da reflexão, da amplitude de visão, da capacidade de estabelecer uma
relação entre a realidade externa com a realidade interior.
Essas três dimensões registram a exploração de uma
livre expansão gestual à direita, para o meio ambiente, que na sua escrita
ocorrem de forma equilibrada entre elas. 
Esta expansão gestual é indício
de movimento ativo em relação ao outro, ao próximo, ao ambiente, ao futuro.
É expressão de racionalidade
(oval larga), maturidade pessoal, de boa capacidade de socialização, abertura
mental, necessidade de se envolver e 
investir em projetos que implicam margens de risco que tendem a  relacionar-se com atitude positiva,
confiante, construtiva, porque o indivíduo superou a exigência das necessidades
narcísicas; generosidade, simpatia, bom humor, otimismo, entusiasmo,
sentimentos de solidariedade e cooperação, comunicação (larga entre letras).
Agrega valor à interação com os
outros em termos de uma troca mútua finalizada com o enriquecimento dos
conteúdos vivenciais, disponibilidade para comparar, propensão a aceitar
argumentos e sugestões, a reconhecer seus próprios erros e corrigi-los.
O espaço entre as palavras corresponde ao espaço da
reflexão crítica, a média de autocontrole das emoções centro-associativas
refletindo sobre elas, da avaliação e da sabedoria.
Tem visão geral, está ciente do que acontece ao redor,
realiza uma leitura isolada dos eventos, com observação panorâmica; tem senso
de responsabilidade e pensa antes de agir, analisa o problema, busca relacionar
e comparar em um contexto mais amplo redireciona uma situação específica de
categorias complexas, enquadra a situação com realismo e profundidade de campo,
toma decisões considerando objetivamente variáveis e possíveis alternativas –
atual e futura, prevê e antecipa mudanças, talento esse que em psicologia se
chama “meta-cognição”.
As três larguras estão ligadas a estas características
apenas de forma abstrata; realmente tonam-se efetivamente funcionais quando são
apoiadas a partir das capacidades mnemônica e associativa, dadas pelo
seguimento contínuo do fio gráfico que une cada letra e implica em uma economia
de tempo e de energia (ligada), das letras que saltitam na linha de base,
índice de fluência motora, desvinculada dos ditames do modelo que prevê uma
linha de base precisa (scattante), pela divergência das letras m e n,
i e u que aumentam a expansão progressiva para a direita (divaricata),
pela modulação axial das letras que não reproduzidas de forma paralela, de
acordo com o modelo, que é produto de uma gestão motora flexível (contorta;
sintetizamos estes signos como LSDC, e em seguida Fluida= 3L + LSDC).
Francisco conecta e coordena várias representações
mentais, raciocina com lógica e síntese, formula relações e interconexões
coerentes e articuladas, vê a confluência de vários fatores, identifica as
interações através dos elementos que compõem os problemas, recolhe e reúne
informações de várias fontes com a finalidade de chegar a uma síntese unificada
(ligada), formula analogias e comparações entre os elementos de um problema,
facilita a integração de novas informações com aquelas já adquiridas e as
compara (scattante), filtra os dados de maneira seletiva, lúcida, com atitude
filosófica (divaricata).
Não está limitado aos modelos simplificados da
realidade, pesquisa alternativas, faz perguntas e tem sede de respostas; sua
visão multi perspectiva da realidade traz um aditivo para o mecanismo de uma
mente exploratória (contorta), através do qual seus processos cognitivos são
produzidos ao mesmo tempo com uma abordagem holística e tendência a compreender
conjuntos complexos (LSDC).
Observa as situações de diversas perspectivas,
redefine sua visão em função das variações externas, considera simultaneamente
mais temas – sociológico, religioso, jurídico, econômico, etc. – fazendo-os
interagir, avaliando várias opções possíveis (variável em letras isoladas).
A predisposição à comparação
analógica simultânea entre os novos dados e estruturas de conhecimentos
anteriores permitem a reformulação contínua de informações, enriquece as
referências para interpretar o presente e imaginar o futuro.
A sua escrita é de tamanho muito
pequeno, indicativo de capacidade motora requintada. É a capacidade de projetar a observação nos detalhes, de atenção intensa
e instintiva, instrospecção, inteligência vivaz potencializada pela memorização
fácil e eficaz; capacidade de tomar distância das suas próprias experiências
imediatas para poder analisá-las observando-as sob um ângulo externo de
visualização, respeito pela personalidade alheia, personalidade altruísta.
O senso de dever e disciplina
da escrita pequena é espontâneo, inato (ao contrário da escrita esmerada
formal, em que o sentido de dever é vivido como uma imposição a partir do
externo. A micrografia envolve uma forte
concentração e, em seguida, um excesso de tensão, resultando no controle dos
desvios do caminho gráfico em um espaço muito reduzido; a velocidade
de mudança de direção envolve uma mudança 
igualmente rápida na  pressão
muscular que determina no indivíduo uma atividade mental quase paroxística.
Dessa forma se deduz que é
muito difícil escrever com letra pequena e fluida; quando isto acontece,
produzindo um efeito estético, juntamente com a capacidade intelectual acima
encontrada, a pessoa é cognitivamente hiperdotada e tem uma personalidade versátil,
cujas facetas não são imediatamente visíveis 
e as habilidades são mais evidentes a longo prazo porque sua atitude
externa é de um comportamento discreto e preferindo  passar despercebida. 
Na micrografia a tensão é produzida internamente
refletindo nas exigências que o sujeito faz de si mesmo, frequentemente na sua auto-censura
( o tamanho da letra na assinatura é menor que o do texto).Graças a sua fluidez
mantém um nível discreto de autoestima; a boa pressão e as hastes retas e/ou
convexas também facilitam a incidência assertiva.
Em uma escrita muito pequena, muitas vezes as letras “a, e, o” se confundem, assim como as
letras “m, n, u” aparecem mais
distintas. As letras “r” muitas vezes desaparecem no plano horizontal,
acrescentando assim um grau relativo de falta de clareza, que possui, porém um
significado muito diferente quando está relacionado a uma escrita de tamanho
grande, por razões óbvias.
Quando acontece como no caso da escrita do Papa Francisco,
é preservada a fluente Legibilidade e Estética, permanecem intactas as
características da escrita clara, que fornece uma contribuição qualitativa das
importantes habilidades cognitivas, ou seja, clareza na percepção e na formação
de representações mentais.
Suas imagens têm de fato uma alta definição que
favorece a memoria visual; configura com precisão seus próprios objetivos, o
estilo de comunicação é claro, o registro linguístico é compreensível e atende
a demanda de informações, reduz a margem de ambiguidade e de equívoco, dá
clareza às suas intenções.
Inteligência
emotiva e social
No plano relacional desenvolve
sinergias, tem espírito corporativo, senso de comunidade, de participação e
integração, capacidade de coordenação, habilidades de mediação e negociação,
faz contato, cria conexões e coesões dentro de um grupo, se empenha em
transmitir a própria experiência, converge em direção a uma unidade de
propósto, estimula solidariedade e coletividade dentro de uma organização
sistêmica, se esforça  ativamente chegar
ao resultado final da missão do grupo (ligada).
O traçado das ovais “a, o, d, g,
q” delimita, a nível tópico e de uma perspectiva metapsicologica, o limite
entre o Eu e o não Eu, entre a realidade interna e a externa, como descrito
acima.
“Se a delimitação da área apresenta qualquer abertura,
nela é projetada a disposição psicológica que no modo de falar se chama mente
aberta ou coração aberto”. (Marchesan, Psicologia
della Scrittura
, Istituto di Indagini Psicologiche, Milano 1961, p. 393).
Para Marchesan é signo de ternura: “a abertura da oval
é resultado do relaxamento muscular determinado pelo enternecimento
sentimental” (Ivi, p. 396).
A ternura é uma atitude carinhosa e delicada que pode
ser traduzida em verdadeira dedicação, como no caso da dedicação materna. Não é
um sentimento ocasional, mas uma atitude que caracteriza a personalidade.
“Por meio dela nós apreciamos a presença, a beleza, os
sentimentos, as emoções, as vidas dos entes queridos, com uma intensidade e
doçura que quem nunca passou por ela conseguirá entender,” (Ivi.P. 396). 
Na escrita do Papa argentino, de origem italiana, existem
muitas ovais abertas, um número decisivamente superior à média, à direita e na
parte de cima. À direita, que é o lugar do encontro do Eu com o Tu, entra em
direta ressonância emotiva, e na parte de cima, que é a área dos ideais, que se
abre para inspiração, àquela tensão criativa sentida pelo indivíduo como
transpessoal porque sua origem está fora da consciência.
Na parte de cima você tem a “sensibilidade artística,
a receptividade, a sensibilidade que recebe estímulos provenientes do mundo,
estimula a fantasia e a imaginação, predispõe a criatividade, ao senso e a
capacidade artística, a necessidade de idealizar as relações afetivas”, (Pizzi
A., Psicologia della Scrittura,
Armando Editore, Roma 2007, p. 334).
“Ele tem a capacidade de ouvir, disponibilidade para
compreender as razões do outro, indulgência, dom da leveza e do perdão. As
emoções gravitam espontaneamente em torno de um polo positivo, tendência a
obter prazer a partir do contato e do que a vida lhe oferece (larga entre
letras, curva, ovais abertas e oscilantes)”, (Pizzi A., p.183).   A atribuição do significado aos
valores ideais é reforçada pela curva e os pontos altos das letras “i”.
“O altruismo, a sabedoria nas
relações e nas negociações, a boa comunicação, a empatia e a flexibilidade,
entre outras caracteríticas da Inteligência Interpessoal, são encontradas em
uma ecrita curva, fluida, inclinada com suaves oscilações, ligações em
guirlandas, legível, harmônica, legível, sóbria” (Elisabeth Romar, “Las
Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología”, Editora Publicações
Didáticas – Brasil 2011, p.114).
Interage com atitude ativa e de
doação, compreensão, percepção psicológica, paciência, benevolência, doçura na
forma de agir (predomínio de ovais curvas), capacidade de mediação e sentimento
de gratidão (curva, ligada, larga entre letras). Reconhece e compreende os sentimentos, motivações e preocupações alheias
com inteligência social; é de fácil interação com pessoas de diferentes idades,
culturas, costumes, classe social, oscilando entre atitudes declaradas de
reserva a uma sociabilidade informal (oscilante no eixo vertical).   
A escrita curva indica “fácil adaptação nas relações,
flexibilidade, serenidade,  tolerância
com atitudes fora do normal ou em não conformidade com as regras de
convivência, espírito de sacrifício, tolerância a opiniões, costumes e atitudes
diversas do seu conteúdo ou propósito. Predisposição para a dimensão
espiritual, para suportar sofrimento, físico ou psíquico (aumenta com escrita elástica),
tendência ao altruísmo. Em intensidade elevada significa auto-sacrifício,
afetuosidade, renúncia intencional da satisfação das suas necessidades e
desejos, com o objetivo de servir elevados valores morais”(curva), (A. Pizzi, p. 334).
O comportamento de Francisco é modular: geralmente
conciliador (Curva), evitando conflitos (eretta); quando é questionado
negativamente é capaz de atitudes decididas e de confronto (fluida + hastes
retas e outras retorcidas).
Sua exposição verbal é caracterizada pela linearidade,
concisão e síntese (parca e ligada), transparência (coligamento em guirlanda),
tendência para desmistificar, a relativizar com um senso de ironia e sagacidade
(pequena, contorta, alguns traços do “t” longo).
E também da democracia – o que
explica a sua primeira declaração: “Pregate per me” (orem por mim), tendência
de considerar os pontos de vista dos outros (larga entre letras e  muitos
traços dos “tt” baixos, mas se necessário, quando contrariado, quando sente o
peso da pressão externa (linha côncava), se expressa com firmeza, consciente de
suas próprias afirmações (alguns traços dos “tt” altos, longos e pressionados),
Sua forma de se apresentar é
discreta, de baixo perfil, modesta e humilde (pequena+ esmerada
muito espontânea, parca),não recorre a filtros de
auto-proteção para gerir a sua imagem externa.
 Sua ação é linear, aberta, sincera e serena, tem
baixa percepção dos filtros que as pessoas colocam em si como uma tela de
proteção de suas ideias, das ações ocultantes e mentiras alheias; tende a
esperar abertura e sinceridade do outro (guirlanda, ausência do signo de
ocultação).
Modalidade
Operativa  (Modus Operandi)
Tem disponibilidade de energia
para ser infundida em uma vida produtiva que não está limitada ao plano
intelectual, porque também está orientada a ação (robusta,
elástica, enraizada).
Extrapola o núcleo central do
problema que encontra pela frente, estabelece hierarquia e prioridade na gestão
de suas atribuições (Parca e Radicata); o seu senso administrativo é marcado pela sobriedade, prudência e previdência (pequena,
parca, esmerada espontânea).
Projeta e planifica a longo
prazo, avalia o ambiente no qual opera com uma perspectiva de futuro, estuda os
fatores culturais  internos e externos à
organização para refinar os instrumentos ad hoc; estima a probabilidade de um
evento para maximizar o resultado esperado, optando por uma alternativa que
venha resultar em maior utilidade, prevendo e monitorando os resultados,
optando por uma alternativa que venha resultar em maior utilidade, antecipação
e monitoramento de resultados (contorta + larga entre palavras).
Não existe temor de se expor
quando a situação assim o exige (Pequena, + fluida com boa pressão)  e enfrenta suas próprias responsabilidades
sem máscaras (larga entre palavras, 
enraizada, guirlandas).
Ele tem os pés no chão, agindo
com abordagens realistas e concretas. Persegue seus prórios planos de forma
adaptativa (curva + ovais curvas) e positivamente construtiva
(pequena e fluida + enraizada).
Se na análise da escrita há características de previsibilidade,
o Papa recém- eleito será um pastor autêntico, humilde, um peregrino entre os
peregrinos.
Além de oferecer uma nova
perspectiva de fé e esperança, ele também será um homem de ação criativamente inovadora.
 Como Francisco nos pede: oremos para
Ele.
Observações:
LSDC = Legata, Scattante, Divaricata,
Contorta.
Legata = ligada
Scattante = Desprendida
Divaricata = Divergente
Contorta = Contorsionada
Eretta = Vertical

Parca  = 
Sóbria

 
elisabethromar22@yahoo.com.br 
Academia internacional de Estudos Grafológicos