SOFT SKILLS E GRAFOANÁLISE

As soft skills são a combinação de habilidades interpessoais, sociais, de comunicação, inteligência emocional e traços de personalidade que facilitam o relacionamento e o trabalho harmonioso com outras pessoas. 

Abaixo cito algumas  e coloco parte dos aspectos gráficos;

  1. Habilidades de Comunicação

Pessoas com fortes capacidades de comunicação podem construir relações (desde a construção inicial de rapports até a uma relação a longo prazo). Podem ouvir bem e variar a sua comunicação em função das circunstâncias. Evitam mal-entendidos e, em geral, fazem com que qualquer local de trabalho funcione com clareza.

Grafoanálise: mescla de curva e ângulo, moderadamente inclinada, ligação em guirlanda, pontuação cuidada,  pressão equilibrada entre plenos e perfis, bom espaçamento entre letras e palavras.

  1. Habilidades de liderança 

São habilidades que incluem a capacidade de inspirar funcionários, motivar equipes a entregar resultados, sabendo quando servir de exemplo, quando delegar tarefas e como cobrar desempenho sem constranger o time.

Grafoanálise: organizada, tônica, texto e assinatura firmes, ligeiramente ascendente, presença de ângulos e curvas, traços verticais bem pressionados (sem enervações), fluida ou elástica, esmerada espontânea, igual, barras da letra “t” altas  com tamanho proporcional a longo.

  1. Flexibilidade e Resiliência

São habilidades relacionadas à capacidade de se adaptar e continuar produzindo diante das mudanças de cenários, mesmo após experiências difíceis e que trouxeram prejuízos, mas também lições.

Grafoanálise : linhas sem rigidez na direção, organizada,  ligeiras desigualdades nas letras, base das letras de forma curva, limpa,  guirlandas, pressão media, igual, perfis ligeiros. 

  1. Habilidades de Trabalho em Equipe

As habilidades de trabalho em equipe são amplamente aquelas necessárias para trabalhar efetivamente com outras pessoas, cooperando e contribuindo para o interesse coletivo; portanto, são basicamente habilidades interpessoais. 

Grafoanálise: organizada, limpa,  guirlanda, pressão media, velocidade media, escrita legível, proporcionada, agrupada, pressão equilibrada entre plenos e perfis.

  1. Habilidades de criatividade e resolução de problemas

Tem relação com a capacidade de inovação, de pensar fora do status quo e de apresentar soluções diferentes para problemas antigos, de maneira diferente do padrão. 

Grafoanálise: ligações espaciais, ligações altas, antimodelo, bom espaçamento entre letras e palavras, combinada, guirlandas, organizada, divergente, pressão firme e nutrida. Quando o aspecto  ENGENHOSA se fizer presente, revela alto grau de resolução de problemas.

Volto a lembrar:

  1. A performance de um indivíduo pela grafoanálise está fundamentada pelo estilo único do escritor, considerando as diferenças ou características individuais.
  2. O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Texto escrito por Elisabeth Romar em 27 de setembro de 2022.

Elisabeth Romar, Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.