Ferramentas amplamente utilizadas para entender tendências, traços e comportamentos comuns entre diferentes pessoas, a análise grafológica e o método DISC, quando aplicadas em conjunto, podem proporcionar uma compreensão mais completa do perfil de um candidato.

Abaixo, coloco as vantagens de utilizar essas metodologias em sinergia e a observação de como a análise grafológica, com sua abordagem idiográfica, pode superar o método DISC em alguns aspectos.

Análise Grafológica – A Abordagem Idiográfica

A abordagem idiográfica considera diferenças individuais, fornecendo uma análise mais completa do comportamento humano, enfatizando a singularidade do indivíduo por meio de suas emoções, comportamento e experiências, oferecendo uma visão mais abrangente da dinâmica individual. Visa reunir informações aprofundadas sobre uma pessoa, permitindo:

  • Insights Personalizados: A grafologia analisa a escrita de cada indivíduo de forma detalhada e personalizada, revelando características únicas que refletem sua personalidade, sem depender de categorias pré-definidas.
  • Observar Aspectos Profundos da Personalidade: Ao explorar aspectos detalhados da escrita, a grafologia pode identificar traços sutis e complexos que não são capturados por abordagens mais generalistas.
  • Adaptação ao Perfil Único de Cada Pessoa: A abordagem idiográfica permite uma compreensão mais rica e complexa do comportamento e das motivações, levando a recomendações mais precisas e ajustadas às necessidades individuais.

A análise grafológica examina a escrita manuscrita para inferir características psicológicas e comportamentais. Essa ferramenta é baseada na premissa de que o modo como uma pessoa escreve (lembrando que o cérebro envia o comando para o órgão executor da escrita – mão, pé ou boca) reflete aspectos profundos de sua personalidade, como:

  • Aptidões e habilidades cognitivas: A forma como uma pessoa organiza suas ideias e pensamento, coerência e clareza.
  • Estilo de comunicação: Tendências em como se expressa, incluindo a assertividade e a empatia.
  • Habilidades sociais: capacidade de interagir eficazmente com os outros e construir relacionamentos positivos.
  • Modalidade operativa: modo e ritmo de executar as tarefas e ações. 
  • Aspectos emocionais e motivacionais: identificação de emoções predominantes, impulsos e fontes de motivação.

Método DISC – A Abordagem Nomotética

O método DISC utiliza abordagem nomotética, metodologia que visa encontrar as semelhanças entre as pessoas e tenta generalizar o comportamento por meio de leis que se aplicam a todos, ou seja, é um sistema de avaliação de comportamento que emprega padrões definidos. 

Todos os testes e avaliações DISC que temos atualmente, foram desenvolvidos com base na pesquisa e Teoria DISC de William Moulton Marston, Ph.D. (1893-1947). Em 1928, Marston publicou seu livro intitulado Emotions of Normal People e introduziu sua teoria DISC. Neste livro, ele classificou quatro categorias de comportamento humano que conhecemos como Tipos de Personalidade DISC, sendo DISC a sigla que representa os quatro principais perfis de personalidade descritos como: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conscienciosidade (C).

  • Pessoas com personalidade D tendem a ser confiantes e dão ênfase à obtenção de resultados financeiros. Perfil caracterizado por assertividade, liderança e foco em resultados.
  • Pessoas com personalidades I tendem a ser mais abertas e dão ênfase aos relacionamentos e à influência ou persuasão dos outros. Perfil associado à comunicação, persuasão e entusiasmo.
  • Pessoas com personalidade S tendem a ser confiáveis e dão ênfase à cooperação e à sinceridade. Perfil relacionado à estabilidade, cooperação e paciência.
  • Pessoas com personalidade C tendem a dar ênfase à qualidade, precisão, especialização e competência. Perfil envolvendo análise, precisão e atenção aos detalhes.

O método DISC oferece uma visão geral dos comportamentos e das preferências das pessoas em um ambiente profissional, ajudando a identificar o estilo de trabalho e a forma como os indivíduos interagem com os outros, oferecendo boa observação sobre os principais pontos fortes e vulneráveis do candidato ou pessoa.

No entanto, é importante reconhecer que, ao se concentrar em generalizações, o DISC pode não capturar as nuances e particularidades individuais que podem ser relevantes para uma compreensão mais completa do comportamento humano.

Vantagens da Análise Grafológica e do Método DISC em Conjunto

A análise grafológica e o método DISC quando usadas de forma integrada, oferecem uma visão mais holística do perfil de um candidato:

1- Complementaridade das Perspectivas: enquanto o DISC fornece uma visão ampla sobre os comportamentos e preferências gerais, a grafologia oferece insights mais profundos e detalhados sobre as motivações internas. A grafoanálise auxilia inclusive para  advertir sobre comportamento, ações e atitudes de risco, descontrole emocional, visão deturpada do conjunto de valores, normas, regras e atitudes.

2- Aprofundamento das Avaliações: a integração dos dois métodos possibilita uma análise mais minuciosa e precisa, facilitando a compreensão de como os comportamentos revelados pelo DISC se refletem na escrita e como essas manifestações se inter-relacionam.

3- Identificação de Pontos de Alinhamento e Conflito: A integração dessas metodologias pode revelar discrepâncias entre o comportamento observado e as características subjacentes, possibilitando uma melhor adaptação de estratégias de gestão e desenvolvimento.

Observamos então, que a análise grafológica, que é de abordagem ideográfica, entende a personalidade através das lentes das experiências e histórias únicas de cada indivíduo, originando em um número infinito de possíveis traços de personalidade. Sendo assim, é impossível medir essas qualidades por meio de testes padronizados.  Já o DISC, que é de abordagem nomotética, utiliza padrões, assumindo que as leis universais de comportamento se aplicam a todos, carecendo de consciência das perspectivas individuais e únicas.

CONCLUSAO

A combinação da análise grafológica e do método DISC pode proporcionar uma visão abrangente e detalhada dos perfis dos candidatos. Utilizadas em conjunto, essas ferramentas não apenas aprimoram a avaliação de candidatos, mas também possibilitam uma compreensão mais completa e precisa das características individuais, maximizando a eficácia dos processos de seleção e desenvolvimento de talentos.

A Academia Internacional de Estudos Grafológicos se dedica a encontrar o melhor candidato para a sua empresa, permitindo a contratante escolher o formato preferido de relatório (com as devidas avaliações) a ser entregue.

Texto escrito em 13 de agosto 2024  por

Elisabeth Romar – Economista, Headhunter, grafoanalista, Assessora e Consultora em Recrutamento e Seleção, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, Diretora da Academia Internacional de Estudos Grafológicos, atua com análises grafológicas e outras ferramentas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Verificação de Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco. Consultoria Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.

1 Comentário.

  • Janaina Batista M de Araújo
    agosto 16, 2024 7:58 am

    Excelente Elisabeth. A utilização das ferramentas além de segurança para o recrutador, traz análises sólidas e seguras em relação aos candidatos, trazendo assertividade no processo, além de serem útil nos processos de assessment e carreira. Parabéns! Obrigado por compartilhar.