SAÚDE MENTAL E O DESENVOLVIMENTO PESSOAL –  Grafoanálise

O que é saúde mental?

A saúde mental refere-se ao bem-estar do nosso estado psicológico influenciando profundamente todos os aspectos de nossas vidas porque envolve como pensamos, sentimos e agimos. Também ajuda a determinar como lidamos com o estresse, a forma como nos relacionamos com os outros e fazemos escolhas saudáveis.  A saúde mental é importante em todas as fases da vida, desde a infância até a idade adulta.

Razões para cuidar da saúde mental

A boa saúde mental melhora a autoimagem, ativa os estados motivacionais, melhora o desempenho diário das tarefas e obrigações, viabilizando aumento de produtividade. Além disso, é forte aliada da saúde física porque saber gerenciar o estresse é fator positivo no controle de doenças cardíacas.

Alguns benefícios do cuidado da saúde mental

Melhora o humor
Reduz a ansiedade
Cria uma sensação aprimorada de paz interior
Pensamentos mais claros
Melhora as interações interpessoais 
Aumenta a autoestima
Intensifica o empenho para perceber e atingir todo o potencial
Fortalece a resiliência
Regula a flexibilidade e adaptabilidade

A saúde mental não positiva e o reflexo na área laboral

– Baixa produtividade. Desmotivação e falta de foco levam a baixo envolvimento com o trabalho, ocasionando queda ou variações constantes na produtividade e no desempenho no trabalho porque alta performance é força mental em movimento.

– Redução da capacidade física e do funcionamento diário. Desde a ansiedade social até a redução do desempenho cognitivo e da memória de trabalho, a saúde mental precária tem um grande impacto na vida diária e na capacidade física.

– Comunicação desalinhada. É difícil se comunicar bem quando não estamos nos sentindo bem emocionalmente.  A saúde mental debilitada pode levar a interpretações erradas ou reações exageradas aos colegas. 

– Falhas na tomada de decisão.  A saúde mental precária pode levar à falta de controle de impulsos, a pensamentos doentios e a uma tomada de decisão deficiente. A tomada de decisão inapropriada pode levar a perda de reuniões, má gestão do tempo, ao abandono de compromissos ou a não adesão às políticas da empresa.

Aspectos gráficos que mostram tendência para baixa saúde mental

Baixa tonicidade, enervada, lapsos de coesão, recoberta, fragmentada, adossada, vacilante, confusa, paralela, acerados verticais ou à esquerda, pressão irregular, acúmulo de pressão nos traços iniciais e/ou finais, muito inclinada, finais descendentes, direção descendentes, ascendente em excesso, aumento repentino de ovais, discordante em vários aspectos, frouxa, baixa legibilidade omissão de ponto na letra “i” e no traço na letra “t”.

O grafoanalista deverá ficar atento quanto ao grau de escolaridade e a relação com a evolução dos traços grafoescriturais do indivíduo analisado.

Tremores – esses devem ser estudados de acordo com a idade, traumas, acidentes, processos neurodegenerativos, entre outros.

Fatores que podem colaborar para melhorar a saúde mental

  1. Movimentar o corpo 

Realizar atividades físicas não significa ter obrigação em frequentar academia de ginástica, a menos que você queira. Opte por atividades que funcionem melhor para seu corpo, saúde e preferências. Atividades físicas causam mudanças químicas no cérebro que podem ajudar a mudar positivamente o humor, propiciando melhor autoestima e impulso para definir metas ou desafios e alcançá-los.

  1. Acalmar a mente

Tentar meditar, mindfulness e/ou oração. Exercícios de relaxamento e orações podem melhorar o estado de espírito e a perspectiva de vida. 

  1. Reduzir as mídias sociais 

O consumo constante de informações sobre a vida de outras pessoas e publicidades sobre padrões perfeitos de beleza, com formas idealizadas e de estética, podem gerar comparações com seu estilo de vida e ocasionar sentimento de autoestima negativa, aumentando a ansiedade e a depressão. Mesmo o consumo excessivo de notícias pode afetar negativamente o seu bem-estar mental. Então, mantenha o telefone desligado ou fora do quarto quando for dormir, desative as notificações de app sociais, limite o tempo diário de acesso às redes sociais.

  1. Evitar álcool, bebidas energéticas e demais substâncias.

Reduzir ao mínimo o consumo de álcool e outras substâncias (lícitas ou ilícitas), elas apenas agravam os problemas.

  1. Fortalecer os relacionamentos

Somos criaturas sociais e relacionamentos fortes podem ter influência positiva na saúde de várias maneiras. Mantenha contato de forma presencial regularmente com os amigos para tomar um café, para fazer uma caminhada, ir ao cinema, trocar receitas gastronômicas, trocar e dialogar sobre livros, enfim, alguma atividade prazerosa com os amigos.

Se você (ou alguém de quem você gosta) tem sintomas de saúde mental pouco equilibrada, lembre-se que buscar ajuda é um sinal de força, não é fraqueza. As pessoas que recebem cuidados adequados podem se recuperar e levar uma vida plena e gratificante. Quanto mais cedo você tratar uma condição de saúde mental, maiores serão as chances para o tratamento ser bem-sucedido. Você pode encontrar ajuda por meio de terapia individual ou familiar, grupos de apoio, serviços online, clínicas comunitárias ou pedindo a ajuda de um amigo ou familiar.

Bibliografia: apostila de Elisabeth Romar do curso Grafoanálise Aplicada à Seleção e Desenvolvimento Pessoal.

Texto escrito em 25 de junho de 2023 por Elisabeth Romar.

Volto a lembrar: 

1- O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994, que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece todo o respeito, então, ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

2- Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.

Elisabeth Romar – Economista, grafóloga, pesquisadora, perito grafotécnico, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Prevenção de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.