Resiliência X Grafoanálise
Você já reparou como algumas pessoas parecem nascer com a capacidade de superar qualquer contratempo com facilidade e andar por aí com um grande senso de controle sobre suas vidas? Enquanto outros tendem a se concentrar em seus problemas e ficar facilmente perturbados quando surgem desafios inesperados?
Pois é, a diferença está na resiliência mental, que na psicologia é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Ser resiliente é estar orientado para a ação na busca de resultados favoráveis, seja para a sua vida pessoal ou profissional.
Os desafios que você enfrenta ao longo da vida podem ser pequenos ou grandes, de curto ou longo prazo. Enfrentar a adversidade faz parte da vida, mas a forma como você reage a ela pode afetar sua saúde mental a longo prazo.
Pessoas com capacidade de resiliência não ficam presas se concentrando nos desafios e adversidades, mas encontram maneiras de superar essa situação. Algumas situações não podem ser mudadas, mas uma pessoa resiliente pode aprender como gerenciar seus pensamentos, humores e comportamentos.
Então, como você sabe se é uma pessoa naturalmente resiliente?
Você pode começar analisando características de pessoas resilientes e anotando estas dicas para desenvolver mais resiliência em sua vida:
- Elas não têm problemas; têm desafios.
- São mais otimistas.
- São auconfiantes .
- Gastam seu tempo e energia focadas em situações que as fazem se sentirem fortalecidas e contentes.
- São comprometidas com seus objetivos.
E na escrita, como podemos saber?
Tem um conjunto de signos gráficos que pode nos revelar:
- Bom espaçamento entre letras,
- Movimento de flexão mais pressionado que o de extensão,
- Robusta-tônica,
- Fluida, Elástica,
- Enraizada.
- Se além desses signos a escrita for ascendente, o poder de resiliência aumenta. Lembrando que a escrita ascendente em um ambiente gráfico harmônico é indicativo de otimismo, de autoconfiança, motivação, entre outros.
Elisabeth Romar: Análises grafológicas para Seleção e Desenvolvimento Pessoal, Orientação Vocacional/Profissional, Avaliação por competências, Previsão de Risco.
Categorias
Posts recentes
- TRANSIÇÃO DE CARREIRA: Reinventando o Seu Futuro
- LUDOPATIA – O INCONTROLÁVEL DESEJO POR JOGOS DEAZAR
- IDENTIFICANDO RISCOS COMPORTAMENTAIS: UM OLHAR GRAFOLÓGICO
- A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR CADA MEMBRO DE UMA EQUIPE PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS
- CAPACIDADE DE IMPROVISAR – A Flexibilidade Organizada para Superar Desafios