Potencial de autoeficácia

Para fazermos a leitura do potencial de autoeficácia e da eficiência do sistema neuromuscular do escritor, devemos sempre buscar o grau de tonicidade na escrita.

A Psicologia della Scrittura (metodologia italiana de MarcoMarchesan) quando fala de tonicidade, está se referindo ao grau de nitidez do traço, isto é,  sobre a firmeza do traço, o vigor que ele apresenta. 

Para estudar o grau de tonicidade da escrita, a atenção deve ser concentrada na consistência do traço independentemente da pressão exercida, fazendo então a leitura da progressão do gesto gráfico e não da sua profundidade. O  fio gráfico tônico deverá ser consistente, sólido, sem hesitações, borrões e tremores. Por isso é importante no momento de realizar a redação a utilização de caneta esferográfica em bom estado.

TONICA NADYA ESCRITA SOFT SKILL-1

A tonicidade do traço corresponde à qualidade do dispositivo energético, enquanto que a pressão do traço está relacionada com a quantidade. Quando a escrita é considerada tônica, nos mostra um movimento vigoroso, sinônimo de organização saudável da psicomotricidade do escritor.

É um signo de grande importância na leitura do sistema motivacional, da vitalidade, autoeficácia, autoafirmação, autoestima, autorrealização, da interação com o entorno, dos mecanismos de aprendizagem, iniciativa, processos de decisão, entre outros.

TONICA BARACK OBAMA

Volto a lembrar…

1- Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Somente através de um exame exaustivo e completo por um grafólogo profissional é possível destacar todos os aspectos que caracterizam uma pessoa. Margens devem sempre ser avaliadas (inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que da assinatura.

2- O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo

Artigo escrito em 02 de maio de 2022 por Elisabeth Romar.

Sobre a autora: Economista com especialização em Finanças Corporativas pela PUC- RJ, especialista e pesquisadora em grafologia, consultora grafológica para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco, Orientação Vocacional/Profissional. Diretora da Academia Internacional de Estudos Grafológicos. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.