ANÁLISE GRAFOLÓGICA: ANTONELLO PIZZI

Tradução: Eilsabeth Romar

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho – conhecido como Oscar Niemeyer (Rio de
Janeiro, 15 de dezembro de 1907 – Rio de Janeiro, 5 de
dezembro de 2012), arquiteto
brasileiro dos mais importantes internacionalmente no século XX, colaborador  por longo tempo do  Le Corbusier, um dos principais exploradores
das possibilidades  de expressão com o  cimento armado.
Oscar  deixa-se
absorver por aquilo que faz, crê em si, nutre sentimentos de auto eficácia e
tem uma boa aceitação de si (Fluida: F).
A fluidez é dada
aqui pela dinâmica horizontal que se  encontra nas tendências das três larguras (3
L) que se misturam com a melodia cinética de uma escrita tendencialmente
Ligada, Brincos, Divergente, Contorcionada: F = 3L + LBDC, signos que se desenvolvem
na linha central, no plano horizontal, o plano da racionalidade.
Os signos
Ligada, Brincos (Saltitante), Divergente, Contorcionada (ou uma presença
significativa deles) facilitam a organização e a integração da percepção, estão
relacionados às áreas de associação do cérebro, envolvem mais de um sistema
sensorial, coordenam a aprendizagem, a memória e o pensamento, portanto, os
processos cognitivos são produzidos ao mesmo tempo,  favorecendo a uma
abordagem holística, tendendo a captar conjuntos complexos.
Na sua escrita a dialética dos signos  LBDC é
muito interativa, chegando ao ponto de não ser só fluida,
mas também anti-modelo, variável nos
grafemas, rica em ligações combinadas, três signos  cardinais da criatividade.
Vê os problemas de vários ângulos
(variável), pensa em novas soluções (ricamente combinada), capta o novo com
presteza (ovais estreitas), o estuda, se aprofunda (ovais largas), o compara
com as posições dos outros (larga entre letras), o avalia inserindo uma visão prospectiva,
com uma ampla pausa (Larga entre palavras).
Ele domina o modelo caligráfico, reinventa
elementos de composição, recompondo-o com novas formas. A escrita antimodelo positiva, não excessiva, é signo de
superação das convenções, do anticonformismo, de ecletismo criativo quando, ao
romper com o modelo original, mantém a aparência (estética) e legibilidade, e
assim é sua escrita.
Niemeyer era
intolerante às normas e restrições e sua necessidade de superar as limitações
do convencional é amplamente vista na arquitetura dos edifícios mais
importantes de Brasília, com formas curvas e sensuais que excedem as limitações
da frieza dos blocos dos prédios funcionais.
 A curva é sua marca inconfundível, e é
interessante notar que na escrita que está sendo analisada, a palavra “curva”
no seu inconsciente reserva o espaço central e a “a” final é aberta à direita (é
a única), em direção ao outro (direita), buscando estímulos e solicitações sensoriais por todos
os lados, na sede da vida.
Tem
um forte sentido de proporção (relação proporcional entre os elementos de
composição, disposição espacial respeitável, quase matemática), de linearidade (linha
reta , escrita parca e simplificada, sem traços adicionais) e necessita de
amplo espaço ambiental (espaçada entre linhas, margens amplas).
O arquiteto brasileiro
não limitou a expressão de sua personalidade ao ambiente de trabalho, mas
também na política. Vale lembrar de seu exílio na França na época da ditadura militar
no Brasil. Também nesta ocasião, manteve  o seu comportamento pró-social (escrita moderadamente
inclinada para a direita) e alta coerência (coerência entre texto e assinatura)
aos seus valores ideais (mais alongada para cima que para baixo), lealdade (ligada)
a seu rigoroso senso moral (linha reta) e ético (larga entre linhas ), com orgulho
(hastes retas) e tenacidade ideológica (ovais angulosas no alto).
Sua lembrança jamais será apagada de nossas mentes;
encontraremos suas obras em alguns dos nossos horizontes, no Brasil, mas também na Itália, na leveza e clareza
das linhas do Palácio Mondadori (Milão), recordando também a sua clareza moral
e seu comprometimento civil.

3 Comentários.

  • Felipe Ramos
    julho 18, 2020 4:22 pm

    Olá. Muito interessante sua abordagem. Me permita tirar uma dúvida: qual escola grafologica ou autor voce usa como referencia quando diz que: “se misturam com a melodia cinética de uma escrita tendencialmente Ligada, Brincos, Divergente, Contorcionada: F = 3L + LBDC, signos que se desenvolvem…”
    Obrigado

    • Master Elisabet Romar
      julho 18, 2020 7:43 pm

      Grata pela visita ao blog e pelo comentário, Felipe!
      Na realidade são nomenclaturas que abrangem todas as escolas = ligada, brincos (que é também chamada de saltitante ou saltarina no espanhol), divergente, contorcionada. E nesse caso temos também as e 3 larguras, que explico mais abaixo.

      Os signos gráficos não podem ser interpretados de forma isolada, a interação entre eles deve ser observada e é a partir dessa interação que as características vão se reforçando. Devemos sempre formar síndromes para chegarmos até as características. No meu livro “Inteligências Múltiplas” falo sobre as inteligências homologadas por Gardner e acrescento sobre a Inteligência Emocional, sempre tratando das síndromes nos perfis de cada uma das inteligências.

      Falando agora sobre as 3 larguras…
      Padre Girolamo Moretti deu origem as “Três Larguras”, é Grafologia Morettiana (Itália).
      Para Moretti o potencial intelectual básico, dado pela combinação dessas três dimensões, constitui primariamente um índice quantitativo, no sentido de explorar as dimensões da psique conectadas com o que a mente é capaz de acolher, o que pode conceber em seu interior. Saber se abrir o suficiente para receber e elaborar a infinidade dos fenômenos e causas em jogo no mundo através da profundidade da inteligência (que encontramos na largura das letras), que não deve ser contida por um sentimento muito exigente ou esvaziado por um sentimento muito generoso (largura entre letras) porque ambos dificultariam a pesquisa objetiva.
      A abertura da inteligência (larga da letra) e a abertura de sentimentos (larga entre letras) também devem ser apoiadas por habilidades críticas adequadas, que sabem como colocar todos os elementos considerados e adotados em um jogo rigoroso de relações lógicas (larga entre palavras), caso contrário, a inteligência mantém apenas a disposição para a profundidade, mas não a força argumentativa da profundidade da visão.

      A complexa interação da inter-relação entre essas três dimensões da psique constitui o que é chamado de ” tríplice largura” (tríplice larghezza) como um índice da força mental individual.
      Resumindo sobre as 3Ls:

      1- Largura da letra: índice da profundidade potencial da inteligência;
      2- Largura entre letras: índice efetivo da abertura do sentimento e, consequentemente, da abertura da inteligência;
      3- Largura entre palavras: índice da capacidade crítica, disposição ao raciocínio e reflexão.

  • Felipe Ramos
    julho 18, 2020 8:58 pm

    Incrivel e fascinante… Obrigado Elisabet