De acordo com Crepieux-Jamin a escrita grande é aquela onde as minúsculas medem mais de 2mm de altura e na escrita pequena as minúsculas medem menos de 2mm.
Segundo Vels, a zona media da escrita grande é maior que 3mm e a zona média da escrita pequena é inferior a 2,5mm.
Ao verificar o tamanho da escrita deve-se observar os aspectos FORMA e MOVIMENTO e o ESPAÇAMENTO ENTRE PALAVRAS E LINHAS.
A escrita grande tem como um dos seus significados o orgulho, tendência a sede de poder, de hierarquia, de importância social ou de admiração. É quando a pessoa atribui a si uma certa importância. Vitalidade. Extroversão.
Quando a escrita é grande com predomínio do movimento, revela vitalidade, dinamismo, entusiasmo; quando vem com predomínio da forma, traduz gosto pelo grandioso, personalidade com tendências exibicionistas. Tendência a deformar os fatos por ter a imaginação exagerada, o que lhe causa falta de objetividade nos juízos, revelando a ausência de sentido crítico.
A escrita pequena traduz timidez, introversão, concentração de energia e ideias. Na área profissional pode significar tendência a especialização. Curiosidade intelectual, capacidade crítica e de observação. Modéstia, simplicidade, sentimento de dever. Em muitos casos a miopia é a causa da escrita pequena.
Quando na escrita pequena predomina o movimento, indica reflexão, controle, previsão e quando predomina a forma , mostra maior objetividade , capacidade de planejamento com atitude mais passiva.
Lembre-se sempre, outros aspectos gráficos devem ser observados para formar uma síndrome que confirme as características da personalidade.
Categorias
Posts recentes
- TRANSIÇÃO DE CARREIRA: Reinventando o Seu Futuro
- LUDOPATIA – O INCONTROLÁVEL DESEJO POR JOGOS DEAZAR
- IDENTIFICANDO RISCOS COMPORTAMENTAIS: UM OLHAR GRAFOLÓGICO
- A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR CADA MEMBRO DE UMA EQUIPE PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS
- CAPACIDADE DE IMPROVISAR – A Flexibilidade Organizada para Superar Desafios