TOMADA DE DECISÃO E AS HABILIDADES CORRESPONDENTES
O que é TOMADA DE DECISÃO?
A tomada de decisão é o processo de fazer escolhas, identificando uma decisão, reunindo informações e avaliando resoluções alternativas. Em seu sentido mais simples, é o ato de escolher entre dois ou mais cursos de ação.
A aptidão para tomar decisões é um traço de liderança, que retrata a capacidade de pensar objetivamente e relacionar conceitos aos objetivos que a pessoa está tentando alcançar.
Usar um processo passo a passo pode ajudar na tomada de decisões mais prudentes e ponderadas, organizando informações relevantes e definindo alternativas. Essa abordagem aumenta as chances de escolher a alternativa mais satisfatória possível.

No geral, o passo a passo é:
- Identificar a situação.
- Observar as soluções ou ações potenciais.
- Listar as vantagens e desvantagens de cada opção.
- Escolher a decisão com a qual deseja prosseguir e avalie os resultados.
Quais habilidades integram o passo a passo?
- Solução de problemas
- Liderança (leia aqui no blog: Desenvolvimento de Lideranças).
- Raciocínio (veja aqui no blog os artigos: estratégias do pensamento divergente; pensamento dedutivo; pensamento indutivo.
- Intuição
- Trabalho em equipe (saiba mais aqui no blog em: Trabalho em Equipe)
- Inteligência emocional (Saiba mais no artigo aqui do blog: Inteligência Emocional, Adaptabilidade e Flexibilidade)
- Criatividade
- Gerenciamento de tempo (Leia o artigo: Assertividade X Grafoanálise X Gestão Eficaz)
- Organização (veja aqui no blog: “Capacidade de Organização e Planejamento)

Abaixo temos alguns signos gráficos que em conjunto favorecem a identificação das habilidades para a competência “TOMADA DE DECISÃO”:
Tônica, organizada, ligeiramente ascendente, progressiva, dinâmica, vertical ou ligeiramente dextrogira, larga entre letras, justa medida entre palavras, ovais variavelmente angulosas, pressão firme, divergente, traços lançados, engenhosa.
Artigo escrito em 15 de novembro de 2021 por Elisabeth Romar.
Sobre a autora:
Elisabeth Romar é Economista com especialização em Finanças Corporativas pela PUC- RJ, especialista em grafologia, consultora grafológica para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco, Orientação Vocacional/Profissional. Diretora da Academia Internacional de Estudos Grafológicos. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).