O IMPACTO DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR DOS FUNCIONÁRIOS NO DESEMPENHO DA EMPRESA

Em nosso mundo acelerado e exigente, priorizar a saúde e bem-estar tornou-se mais importante do que nunca. 

O trabalho tem um impacto profundo em nossa saúde holística, isto é, saúde física, emocional, social, espiritual e intelectual/mental. Indicador cada vez mais importante do desempenho das empresas, as experiências de trabalho positivas com o apoio a saúde e bem-estar dos colaboradores, ajudam a prevenir o estresse e o esgotamento, promovem melhor desempenho dos funcionários, contribui para o sucesso a longo prazo e a sustentabilidade da instituição.

Manter os colaboradores saudáveis de uma forma holística é uma prioridade para os empregadores que valorizam os seus trabalhadores.

PONTOS DE DESTAQUE

  • Impacto na Produtividade e Desempenho:

Funcionários saudáveis e satisfeitos tendem a ser mais produtivos e apresentar melhor desempenho no trabalho. O bem-estar está diretamente relacionado à eficácia e eficiência no ambiente de trabalho.

  • Redução do Absenteísmo e Presenteísmo:

Uma força de trabalho saudável tem menor probabilidade de enfrentar problemas de saúde que levem ao absenteísmo. Além disso, o bem-estar também reduz o presenteísmo, onde os funcionários estão fisicamente presentes, mas não totalmente engajados devido a problemas de saúde ou estresse.

  • Clima Organizacional Positivo:

Investir no bem-estar dos funcionários cria um clima organizacional mais positivo. Isso pode melhorar a moral, a motivação e a satisfação no trabalho, contribuindo para um ambiente mais colaborativo e saudável.

  • Atração e Retenção de Talentos:

Organizações que demonstram comprometimento com o bem-estar dos funcionários têm mais chances de atrair e reter talentos. Profissionais valorizam ambientes de trabalho que promovem a saúde física e mental.

  • Responsabilidade Social Corporativa:

Demonstrar preocupação com o bem-estar dos funcionários é uma parte essencial da responsabilidade social corporativa. Empresas socialmente responsáveis tendem a ser vistas de forma mais positiva pela comunidade, clientes e investidores. Investir em programas de bem-estar pode resultar em economias a longo prazo. 

  • Cumprimento de Normas e Regulamentações:

Em muitas jurisdições, existem regulamentações relacionadas à saúde e segurança no trabalho. Adotar medidas proativas de bem-estar ajuda as organizações a cumprir essas normas e evitar possíveis penalidades.

  • Bem-estar social: 

O apoio social é um aspecto crucial do nosso bem-estar. Este aspecto inclui a conexão que você tem com os outros, a maneira como você interage, se conecta e forma vínculos com os demais. Pessoas com elevado bem-estar têm mais amigos, envolvem-se em mais atividades sociais e passam mais tempo conversando com outras pessoas. Colaboradores mais felizes desenvolvem relações de maior apoio aos colegas e supervisores, são mais colaborativos, têm clientes mais satisfeitos e leais e são melhores negociadores.

Identificando a manifestação da boa saúde e bem- estar na escrita.

A escrita deverá se apresentar: tônica, fluida, pressão dentro das proporções indicadas para os plenos e perfis, clara, direção horizontal sem rigidez ou ligeiramente ascendente, dimensão pequena/média,  larguras proporcionais entre letras, palavras e linhas;  aumenta com os aspectos:  parca + antimodelo + brincos.  É importante que mostre a ausência de borrões, congestões, emaranhados, fragmentações,  traços enervados e torções

Sabia que pela análise grafológica é possível observar o grau de saúde e bem-estar dos seus colaboradores e identificar o ponto de destaque que a pessoa está precisando de apoio ? 

 Vamos verificar a saúde e bem-estar dos seus colaboradores? 

Texto do dia 10/12/2023 elaborado por Elisabeth Romar – Economista, grafóloga, assessora e consultora em Recrutamento e Seleção, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.