O candidato selecionado tem “Capacidade de Inovação”?
As habilidades e técnicas de pensamento inovador não são apenas vitais no trabalho, mas também úteis na vida cotidiana, ajudando-nos a crescer e a nos desenvolver em novas situações e a pensar em como nos adaptar às mudanças com mais facilidade.
No processo de seleção de pessoal a grafonálise (grafologia) pode indicar o candidato com melhor potencial nesse atributo.
Características das pessoas com capacidade de inovação
Criatividade: a criatividade é um dos motores que impulsiona os inovadores na capacidade de superar as restrições e os deixa mais propensos a encontrar soluções exclusivas para os obstáculos que aparecem.
Pensamento crítico: sabem que aplicar a criatividade de forma responsável requer capacidade crítica para organizar o pensamento e observar os riscos típicos presentes na inovação.
Pensamento visionário: os colaboradores inovadores se distinguem por uma forma visionária de pensar sobre os desafios e soluções, moldando suas ideias de forma comprometida e autocentrada.
Observação: a observação é um hábito para os inovadores, e eles se entregam a ela intencionalmente e, às vezes, obsessivamente.
Curiosidade: é um dos traços mais importantes no aprendizado de habilidades e descoberta de novas informações; a curiosidade leva a persistência, ao conhecimento e à capacidade de fazer conexões entre várias informações. É um impulso para perseguir um pensamento, encontrar uma solução, buscar novas possibilidades ou seguir um caminho para ver o que há na próxima curva.
Abertura para mudar: Os inovadores mudam continuamente o status quo e não têm medo de assumir riscos, de criar e influenciar mudanças.
Habilidades de comunicação: comunicam-se e compartilham abertamente suas ideias e pensamentos criativos com outras pessoas, conseguindo inspirar colegas e parceiros de negócios para um tópico,
Habilidades socioemocionais: sendo a inovação um processo emocional e criativo no qual há o envolvimento de uma pessoa com outras, a empatia e a capacidade de refletir através da observação desempenham um papel importante para gerar atitudes e comportamentos necessários com o propósito de desenvolver e manter os relacionamentos interpessoais no apoio a inovação.
Transparência: são transparentes para com os colegas; demonstram respeito, honestidade e incentivam a franqueza.
Persistência: focam nos objetivos com determinação, atitudes e comportamentos necessários para transformar as ideias em estratégias, capacidades, produtos e serviços.
Capacidade de assumir riscos: revelam habilidade, comportamento e aptidão para assumir riscos necessários, reconhecendo os perigos calculados.
Autoconfiança – confiam em si e sentem-se capacitados a influenciar os demais para fazer a diferença.
Como a essas caraterísticas são observadas na realização da grafoanálise?
Escrita personalizada, espontânea, progressiva, pressão firme e nutrida, enraizada, larga entre letras, clara, organizada, direção reta flexível ou ligeiramente ascendente, página bem ocupada, ligações altas, perfis ligeiros, fluida, estética, entre outros traços gráfoescriturais.
Texto: Elisabeth Romar em 08 de maio de 2021
Elisabeth Romar, consultora grafológica para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos, pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).
Se você tem interesse em aprender GRAFOLOGIA,
visite a nossa sessão de CURSOS aqui no blog.
Categorias
Posts recentes
- TRANSIÇÃO DE CARREIRA: Reinventando o Seu Futuro
- LUDOPATIA – O INCONTROLÁVEL DESEJO POR JOGOS DEAZAR
- IDENTIFICANDO RISCOS COMPORTAMENTAIS: UM OLHAR GRAFOLÓGICO
- A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR CADA MEMBRO DE UMA EQUIPE PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS
- CAPACIDADE DE IMPROVISAR – A Flexibilidade Organizada para Superar Desafios