Inteligência Interpessoal X Grafoanálise
Na era do home office, a inteligência interpessoal tornou-se muito importante tanto em nossa vida pessoal quanto na profissional, onde a educação, sensatez e habilidade nos contatos com diferentes tipos de negociadores é quase inevitável.
A inteligência interpessoal é um conceito derivado do desenvolvimento da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. É um tipo de inteligência que, em conjunto com as outras, permite-nos boa adaptação ao meio e às interações com os outros de forma otimizada.
Podemos definir a inteligência interpessoal como a capacidade de perceber, discernir e compreender os estados emocionais e sinais interpessoais dos outros, interagindo de forma adequada e prática em relação aos humores, comportamentos e desejos dessas pessoas. Está associada à empatia, comunicação verbal e não verbal e a capacidade de trabalhar cooperativamente com outras pessoas.
Indivíduos com predomínio dessa inteligência geralmente são populares, são hábeis em gerenciar relacionamentos e negociar conflitos, têm muitos amigos, se comunicam com eficácia, ótimos mediadores e sempre encontram uma palavra ou atitude adequada para a ocasião. (“Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” – pg. 157 – Elisabeth Romar).
Deve-se dizer que essa habilidade não se limita apenas a forma de interpretar as palavras ditas pelos outros, mas se estende também à capacidade de ler expressões faciais, movimentos e até padrões de comportamento.
Além da Teoria das Inteligências Múltiplas, a inteligência interpessoal pode estar relacionada a conceitos como habilidades sociais ou inteligência emocional (em seu aspecto social, já que a inteligência intrapessoal também pode estar incluída nesta ideia).
Alguns signos gráficos:
Fluida + Tríplice largura (comunicação verbal eficaz/ não verbal) + Contorcionada (ativação da atenção, eustresse, útil para capturar estímulos ambientais positivos e negativos) + Oscilante (intuição psicológica, compreensão das motivações dos outros na esfera coletiva – Marchesan) + Ovais variavelmente angulosos (capacidade de adaptação a diversos contextos) + Perfis delgados (sensibilidade às emoções, sentimentos e estados de espírito de outras pessoas).
E a minha observação de sempre: Na grafoanálise/grafologia as manifestações gráficas presentes não podem ser interpretadas de forma isolada, sendo necessário observar, medir, analisar, classificar e interpretar de forma exigente, minuciosa, rigorosa e estabelecer uma interação entre elas.
Quer saber mais sobre Grafologia e as Inteligências Múltiplas na vocação?
Você encontra no livro que escrevi e lancei em 2011: “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología”
Elisabeth Romar – Análises grafológicas para Seleção e Desenvolvimento Pessoal, Orientação Vocacional/Profissional, Avaliação por competências, Previsão de Risco.
Venha Participar dos cursos de 2021
Categorias
Posts recentes
- TRANSIÇÃO DE CARREIRA: Reinventando o Seu Futuro
- LUDOPATIA – O INCONTROLÁVEL DESEJO POR JOGOS DEAZAR
- IDENTIFICANDO RISCOS COMPORTAMENTAIS: UM OLHAR GRAFOLÓGICO
- A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR CADA MEMBRO DE UMA EQUIPE PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS
- CAPACIDADE DE IMPROVISAR – A Flexibilidade Organizada para Superar Desafios