Inteligência Espacial – Visual
Grafologia x Neurociência x Vocação
É a capacidade de pensar em três dimensões, de perceber com precisão o mundo visual-espacial e de realizar transformações nessas percepções. Essa inteligência inclui sensibilidade à cor, linha, forma, espaço e às relações que existem entre esses elementos. Inclui a capacidade de visualizar, representar graficamente ideias visuais ou espaciais. A imagem também pode ser construída apenas pela sensação tátil, e não necessariamente visual, o que geralmente acontece com pessoas portadoras de deficiência visual total.
Pessoas com predomínio dessa inteligência reconhecem e colocam no espaço formas iguais e diferentes, relacionam um objeto visto de vários ângulos com o espaço disponível e têm facilidade para memorizar cenas.
A Inteligência Espacial está relacionada a todas as outras inteligências, especialmente linguística, musical e cinestésica corporal. Criatividade e imaginação estão presentes nesse tipo de inteligência. Na criança é revelado pelo interesse em registrar acontecimentos com máquinas fotográficas, em montar e desmontar dispositivos e quebra-cabeças, em construções, gráficos, ilustrações, padrões visuais, na manifestação do amigo invisível e na visualização de figuras em nuvens ou pedras.
No cérebro possui diferentes localizações nas regiões posteriores do hemisfério direito. O lobo occipital é a parte mais posterior do hemisfério cerebral onde eles recebem e interpretam os estímulos visuais. Uma pequena área do lobo occipital, conhecida como região Peristriate, está envolvida no processamento visual espacial, discriminação de movimento e discriminação de cores. No lobo occipital esquerdo, os impulsos originados do lado esquerdo de cada globo ocular são registrados, enquanto os impulsos originados do lado direito são registrados no lobo occipital direito.
A inteligência espacial é facilmente encontrada em planejadores estratégicos, designer, arquitetos, engenheiros, pilotos, escultores, navegadores, fotógrafos, pintores, topógrafos, cirurgiões, agrimensores, carpinteiros e artesãos.
Vou falar especificamente sobre os PILOTOS DE AVIAÇÃO, tal como se encontra em meu livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología”.
Segundo dados da Safety Embraer, o piloto deve ter uma boa reação aos estímulos, ter uma comunicação clara e precisa entre a tripulação e as demais pessoas envolvidas na operação de voo, apresentar um bom nível de relacionamento interpessoal, liderança para poder delegar tarefas em situações necessárias, capacidade de fazer julgamentos e analisar alternativas possíveis sabendo decidir em situações de emergência.
Entre alguns dos signos gráficos, destaco:
Antimodelo, clara, automoderada, traços da sobriedade, equilíbrio na tríplice largura, pontuação precisa, ligada, engenhosa, maiúscula separada da minúscula, tônica, estética.
Para pilotos, é muito importante a identificação do signo “contorcionada” acompanhando os signos gráficos acima, traduzindo a forte capacidade de atenção e abstração, de focalizar e atuar sobre diversos temas de forma simultânea, da capacidade de captar estímulos novos, versatilidade, de ampliar o espectro de necessidades, motivações e expectativas.
No exemplo acima podemos observar: escrita clara, automoderada, letras maiúsculas separadas da letra seguinte, pontuação correta, ordenada, bom grau de tríplice largura, equilíbrio na pressão, contorcionada em que encontramos: boa memória, raciocínio sensato, prudência, bom autocontrole, respeito pelas regras e convenções, ótima capacidade de observação e atenção, inteligência reflexiva e capacidade de ação em momentos ou eventos adversos para adaptá-los às necessidades da ocasião.
Quer saber mais sobre Grafologia e as Inteligências Múltiplas na vocação?
Você encontra no livro que escrevi e lancei em 2011: “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología”
Elisabeth Romar – Análises grafológicas para Seleção e Desenvolvimento Pessoal, Orientação Vocacional/Profissional, Avaliação por competências, Previsão de Risco.
Venha participar dos cursos de 2021
Categorias
Posts recentes
- TRANSIÇÃO DE CARREIRA: Reinventando o Seu Futuro
- LUDOPATIA – O INCONTROLÁVEL DESEJO POR JOGOS DEAZAR
- IDENTIFICANDO RISCOS COMPORTAMENTAIS: UM OLHAR GRAFOLÓGICO
- A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR CADA MEMBRO DE UMA EQUIPE PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS
- CAPACIDADE DE IMPROVISAR – A Flexibilidade Organizada para Superar Desafios