Você sabia que a o hábito de tomar iniciativa fortalece sua marca pessoal ?
Quer descobrir o seu potencial de iniciativa pela grafoanálise?

Um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria – Friedrich Engels 

A iniciativa permite tomar decisões oportunas e necessárias para aumentar o desempenho e melhorar os resultados.  

Conforme diz a grafóloga espanhola Isabel Sánchez-Bernuy (especializada em Recursos Humanos):  

Ter iniciativa significa fazer o melhor uso dos recursos existentes e, à semelhança da criatividade, encontrar novos métodos que nos permitam atingir os nossos objetivos, evitando problemas e reduzindo riscos.” 

A iniciativa tornou-se importante no local de trabalho, as organizações querem funcionários que possam pensar e agir com responsabilidade e conhecimento por si próprios, sem esperar comandos, afinal, esse tipo de flexibilidade e coragem é o que leva equipes e organizações a inovar e a superar a concorrência. 

A capacidade de pensar sobre uma situação e ver algo que precisa ser feito e se preparar para fazê-lo é um hábito que pode ajudá-lo a se destacar no trabalho. Ter iniciativa demonstra senso de autodeterminação, autoconsciência, discernimento e motivação pessoal,  além de ajudar a construir e fortalecer as habilidades de tomada de decisão e analíticas, onde você consegue analisar os prós e os contras de diferentes cursos de ação. 

Tomar iniciativa no local de trabalho não é fácil. Requer confiança e muita coragem, especialmente quando você está trabalhando com pessoas mais qualificadas. Uma das formas de desenvolver a iniciativa é aprender a fazer as perguntas certas e entender como as coisas funcionam, investigando questões que podem trazer à tona tendências negativas que precisam ser abordadas. Para isso, tente observar tudo o que está acontecendo ao seu redor o máximo que puder. Seja curioso e não tenha vergonha, faça perguntas. Tente descobrir como as coisas funcionam e analise cada situação. Isso dará origem a novas ideias e maneiras de contribuir cada vez mais para o seu crescimento e da organização.  

O hábito de tomar iniciativa fortalece sua marca pessoal. Se você aguarda constantemente que lhe digam o que fazer, então não espere mais, comece a agir agora!  

Quer saber sobre o seu poder de iniciativa? A grafoanálise/grafologia pode revelar não apenas o seu poder de iniciativa, mas também como você trabalha em grupo, como anda a sua inteligência emocional, o seu talento para liderança e muito mais!  

E não esqueça: Na grafoanálise/grafologia as manifestações gráficas presentes não podem ser interpretadas de forma isolada, sendo necessário observar, medir, analisar, classificar e interpretar de forma exigente, minuciosa, rigorosa e estabelecer uma interação entre elas. 

Alguns signos gráficos que em conjunto revelam iniciativa: 

Escrita tônica, dinâmica, personalizada, progressiva, margem direita pequena ou inexistente, direção ascendente, pontuação adiantada, fluída, mix de hastes retas e convexas. 

E aí? Já escreveu o texto para saber se você é uma pessoa de iniciativa? 

Texto: Elisabeth Romar
Bibliografia
Romar, Elisabeth – Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología – 2011 – Editora Pedagógica – RJ- Brasil 
Sánchez- Bernuy, Isabel – Grafoseleccíon por Competencias – Inst. 
Orientacíon Psicológica – 2008 – Madrid – Espanha