Mapeando Comportamentos de Risco por meio da escrita
Em um ambiente profissional, compreender não apenas a capacidade técnica, mas também o perfil comportamental dos colaboradores, é essencial para o sucesso e a segurança organizacional.
Os comportamentos de risco – como impulsividade, tendência a conflitos, resistência à hierarquia, baixa transparência, descontrole emocional, rigidez excessiva e baixa adaptabilidade, entre outros – nem sempre são facilmente identificáveis nos processos de seleção tradicionais. É nesse ponto que a grafoanálise se destaca, oferecendo uma perspectiva única sobre a personalidade e as atitudes dos indivíduos a partir de sua escrita.
A análise da escrita se torna uma ferramenta valiosa para mitigar riscos e promover um ambiente de trabalho mais seguro e equilibrado.
Antes de mencionar alguns aspectos grafoescriturais que acionam sinais de alerta para o grafólogo, volto a ressaltar, como faço em outros artigos e palestras, que:
1 – O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994, que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece todo o respeito, então, ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.
2 – Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo. As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.
Veja abaixo 20 aspectos que, quando presentes, acionam um alerta importante para o grafólogo.
- Direção ondulante das linhas – capacidade de manipulação.
- Sublinhados enfáticos – excitação insistente, podendo ser colérica.
- Muito ascendente – fuga da realidade, excitação.
- Muito inclinada – sentimentos e risco constante de ciúmes e sentimentos de descontentamento.
- Precipitada – impaciência, impulsividade.
- Confusa (Arruffata/Emarañada de Marchesan) – atenção perturbada; confusão de ideias e pensamentos; coordenação lógica e organizacional deficiente.
- Antiestética – vulnerabilidade dos automatismos de aprendizado, atenção dispersa.
- Ovais que aumentam de tamanho de forma inesperada – aumento das emoções, irritabilidade, imaturidade.
- Ovais agudas na base: pessoa hipercrítica; escassa flexibilidade; As formas de percepção e pensamento são limitadas à elaboração e ordenação de informações com rigorosas limitações e restrições internas que reduzem sua exposição criativa.
- Ovais angulosos na base + acerados na vertical = indicam insatisfação, agressividades, suscetibilidade. Não tolera limites e se defende de qualquer ataque.
- Acerado /afilados no traçado para baixo (eixo vertical) – desconfiança; pessimismo; fácil perda de energias produtivas.
- Estreita entre letras + palotes retos: atitudes rígidas, inflexíveis.
- Estreita entre letras + palotes convexos: atitudes de oposição, de rebeldia.
- Palote grosso acima da média + escrita grande + ascendente = pessoa que exalta a própria personalidade; comportamento agressivo, violento, que tem como origem um forte egocentrismo que leva ao desprezo pelos outros.
- Inflada – tendência ao narcisismo; vaidade, ego inflado ou superficialidade.
- Letras deformadas ou inconsistentes – falta de confiança. Formas irregulares e desiguais denotam luta interna e autopercepção instável.
- Baixa legibilidade – Falta de transparência nas atitudes, tendência a ocultar informações.
- Traço de ocultação longo – facilidade para usar filtros de autoproteção que consistem na ocultação de pensamentos e intenções quando se trata de defender a própria imagem.
- Traços iniciais rígidos e em diagonal: tendências oposicionistas, necessidade de ter sempre a razão, intransigência.
- Acerado abaixo e a esquerda = autodestruição, masoquismo.
Saiba mais sobre a visão abrangente e detalhada dos perfis dos candidatos no link: Sinergia entre analise grafologica e metodo disc, vantagens e aplicacoes
Esses são apenas alguns dos muitos sinais grafoescriturais que podem indicar comportamentos de risco no ambiente profissional. Se sua empresa deseja compreender mais sobre esses aspectos e como a grafoanálise pode contribuir para um processo seletivo mais seguro e criterioso, entre em contato conosco para uma consulta especializada.
Texto escrito em 29 de outubro de 2024.
Elisabeth Romar – Economista, Headhunter, grafoanalista, Assessora e Consultora em Recrutamento e Seleção, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, Diretora da Academia Internacional de Estudos Grafológicos, atua com análises grafológicas e outras ferramentas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Verificação de Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco. Consultoria Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).
A Academia Internacional de Estudos Grafológicos é especializada em identificar o candidato ideal para sua empresa, oferecendo ao contratante a flexibilidade de escolher o formato preferido do relatório.
Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.
Categorias
Posts recentes
- TRANSIÇÃO DE CARREIRA: Reinventando o Seu Futuro
- LUDOPATIA – O INCONTROLÁVEL DESEJO POR JOGOS DEAZAR
- IDENTIFICANDO RISCOS COMPORTAMENTAIS: UM OLHAR GRAFOLÓGICO
- A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR CADA MEMBRO DE UMA EQUIPE PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS
- CAPACIDADE DE IMPROVISAR – A Flexibilidade Organizada para Superar Desafios