Identificando a FLEXIBILIDADE no processo seletivo.

O conceito de flexibilidade mental se refere à habilidade que todos temos de flexionar os  pensamentos, de buscar caminhos alternativos, de explorar novas ideias, de reconhecer diferentes percepções.

Por meio da grafoanálise é possível identificar a flexibilidade cognitiva.

Qual a função da flexibilidade cognitiva?

A flexibilidade cognitiva, altamente necessária para o local de trabalho moderno,  é a capacidade que o nosso cérebro tem de se adaptar a novos acontecimentos. Desde pequenos aprendemos a estabelecer padrões de pensamentos que nos levam a dar soluções imediatas a algumas situações cotidianas, sendo esta uma resposta automática do nosso cérebro.

Em humanos, a ressonância magnética funcional (fMRI) mostra que regiões específicas do cérebro, incluindo os córtices pré-frontal, cingulado anterior e parietal posterior e gânglios da base, são ativadas quando uma pessoa se envolve em procedimentos de troca de tarefas que exigem flexibilidade cognitiva ( Leber et al. ., 2008 ).

Alguém que é cognitivamente flexível será capaz de aprender mais rapidamente, de resolver problemas de forma mais criativa e se adaptar e responder a novas situações de forma mais eficaz; por isso é tão importante em  ambientes profissionais, sociais e educacionais.

De acordo com Sridevi Ravichandran  a flexibilidade cognitiva é  a  capacidade de mudar seu processo de pensamento de uma dimensão para outra, reconhecendo diferentes percepções,  mudando sua abordagem com base nas circunstâncias para obter o resultado desejado. 

A pessoa que tem alta flexibilidade cognitiva tende a ser mais adaptável, é capaz de lidar com situações incertas, processar novas informações em um ritmo mais rápido.

FLEXIBILIDADE COGNITIVA –  facilita a Criatividade e a Sensibilidade ao Problema

A criatividade na flexibilidade cognitiva é quando você encontra um problema complexo e ao invés de resolvê-lo convencionalmente, resolve o problema de forma inovadora,  com possibilidades ilimitadas. Pois é a flexibilidade mental (ou cognitiva) que nos ajuda a encontrar soluções diferentes quando algo não sai como o planejado, por exemplo.

Sensibilidade ao problema é estar ciente de qualquer problema que tenha ocorrido ou que possa ocorrer. Isso é importante no local de trabalho porque identificar ou observar corretamente os problemas com antecedência levará a economia de custos, esforços e tempo.

Benefícios da flexibilidade no local de trabalho:

  • Melhores interações interpessoais
  • Resolução de problemas de forma eficaz.
  • Adaptabilidade para um ambiente em rápida mudança.
  • Melhor preparo para lidar com situações adversas
  • Melhor nível de tolerância
  • Mente aberta a inovação

Maneiras simples de aumentar a flexibilidade cognitiva:

  • Faça mudanças no estilo de vida.
  • Medite e durma bem.
  • Mude sua rotina diária.
  • Esteja aberto a novas experiências.
  • Adote um novo hobby.
  • Pratique o pensamento criativo.

Alguns aspectos e signos gráficos da FLEXIBILIDADE:

Escrita curvilínea, oscilante, estética, entre linhas na justa medida, larga entre palavras na medida, larga entre letras, automoderada, fluida, OVAs, mix de palotes côncavos (de 50% a 55%) com palotes retos (45%-50%), elástica, tônica.

Volto a lembrar que:
  1. O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.
  1. Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.

Texto escrito por Elisabeth Romar em 25 de outubro de 2022.

Elisabeth Romar, Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Bibliografia:

https://www.businesswire.com/news/home/20201216005124/en/Employers-Seek-Problem-Solving-Skills-In-2021

https://shrishicareer.academy/2021/04/23/cognitive-flexibility-essential-skill-for-future-workplace-2021/

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.

2 Comentários.