HABILIDADES PARA RESOLVER PROBLEMAS  X GRAFOLOGIA

A resolução de problemas é uma habilidade com aplicabilidade tanto nas relações interpessoais quanto no mercado de trabalho.

É uma habilidade complexa que envolve pensamento crítico, tomada de decisões, criatividade, processamento de informações, aptidão para reconhecer desafios, discutir/ analisar opções e colocar em prática as soluções mais eficazes.

A pessoa proativa e bem-sucedida na resolução de problemas é valiosa para qualquer equipe. Na sua forma mais simples, a resolução de problemas envolve três etapas básicas:

Passo 1 – Identificar o problema. Embora possa parecer evidente, é crucial investir tempo para compreender completamente a natureza do problema antes de buscar uma solução. Isso pode incluir a realização de conversas com indivíduos impactados pela situação, realizar pesquisas ou consultar especialistas na área.

Passo 2 – Criar uma lista de potenciais soluções. Avalie a eficácia de cada opção e sua viabilidade para implementação. Após a lista de soluções ser aprimorada, é viável iniciar testes para aquelas que se mostram mais promissoras.

Etapa 3 – Colocar em prática a solução. Esta etapa também inclui determinar quais recursos são necessários para colocar a solução em ação, como dinheiro, pessoal ou tecnologia. Em última análise, o objetivo é encontrar a solução mais eficaz e prática que aborde tanto o problema imediato como quaisquer causas subjacentes. 

Seguindo essas três etapas, você será capaz de identificar e resolver problemas facilmente, de forma rápida e eficiente!

Como identificar as habilidades para resolver problemas nos traços gráficos?

Escrita organizada, ligada ou agrupada, estética, fluida, combinada, rítmica, dimensão pequena/media, boa distribuição entre palavras, letras e linhas, margem direita pequena, divergente, direção reta sem rigidez ou ligeiramente ascendente, mescla de curvas e ângulos, brincos, andimodelo.

Pessoas para altas posições dentro da empresa, com excelente capacidade de habilidades de resolução de problemas, obrigatoriamente vão apresentar os seguintes aspectos: antimodelo, estética/harmônica, variável, brincos, engenhosa, movimentada, tendência maior para a dimensão pequena, fluida, justa entre letras, larga entre palavras, ligada/agrupada, enraizada, divergente, contorcionada, parca, oscilante, clara.

Agilize os processos seletivos com a  grafoanálise e economize tempo e dinheiro.

Texto escrito em 27 de novembro de 2023 por:

Elisabeth Romar – Economista, grafóloga, assessora e consultora em Recrutamento e Seleção, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Bibliografia: 

Heiss, Robert – L’interpretazione della scrittura (edição de 2005 – Itália).
Romar, Elisabeth – Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología (2011).
Sánchez- Bernuy, Isabel – Grafoseleccíon por Competencias – (2008).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.