GRAFOLOGIA – ESCRITA TÔNICA X ESCRITA ENERVADA

Devemos sempre buscar a tonicidade da escrita para fazermos a leitura do sistema nervoso e do potencial de autoeficácia, observando a eficiência do sistema neuromuscular.

ESCRITA TÔNICA

Conforme diz o nome, revela a tonicidade da escrita. É o grau de nitidez do traço, isto é, quando falamos de tonicidade estamos nos referindo sobre a firmeza do traço, o vigor que ele apresenta. 

A atenção deve ser concentrada na consistência do traço independente da pressão exercida. É a leitura da progressão do gesto gráfico e não da sua profundidade.

O traço deverá ser  firme, limpo, sem manchas, isento de tremores

  • O traço tônico vai revelar o dispositivo energético qualitativo.
  • A pressão revela o dispositivo energético quantitativo

 A escrita tônica indica eficiência e autoeficácia no desempenho das funções e é um dos componentes básicos da autoestima.

ESCRITA ENERVADA

É a escrita que mostra falta de vigor no traço das letras, em sua extensão ou nas uniões. Às vezes as letras ficam incompletas ou deformadas por falta de vigor.

Na escrita ENERVADA o fio gráfico carece de solidez, parece debilitado e transmite a ideia de fraqueza. O ritmo frenético do dia a dia, o calor abafado do verão ou o tremor do frio, podem influenciar nossa escrita e apresentar  traços com o aspecto enervado.

Tendência  também a aparecer ocasionalmente em momentos de maior cansaço físico/mental, após  um período de debilitação ou ser habitual por ser fruto de experiências desgastantes e contínuas. 

É fisiológico encontrá-la em idosos cujo tônus muscular é menos eficiente. Tal como acontece com todos os signos gráficos, a escrita “enervada” deve ser analisada individualmente, mas não isoladamente, devendo ser estudada no contexto, porque outros signos grafológicos podem compensar parcialmente seu significado.

A escrita enervada passou a ser mais frequente atualmente;  em cada 10 escritas, temos a proporção de 4 com enervações e isso provavelmente pode ser a consequência de um estilo de vida cada vez mais estressante e cansativo e a alta utilização de aparelhos touch screen.

Uma escrita com até 20% de enervada e 80% tônica, é manifestação de falta de escrever, medicamentos leves, idade.

Quando não se trata de enfermidades, este aspecto é um claro indicador de um estado psicofísico caracterizado por cansaço, apatia, menor capacidade de concentração e abstração, em geral por falta de energia.

É projeção de deficiência da vontade; manifestação da falta de confiança nos próprios recursos; indolência, temperamento apático; possibilidades de consequências neuróticas e somáticas. Sentimento de insegurança em relação às próprias ações e decisões; pessoa que evita confronto com desafios; comportamento; baixo poder de decisão. 

Lembrando que a deficiência da vontade é um conceito complexo e pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo aspectos psicológicos e emocionais. É importante abordar essa questão com empatia e compreensão, já que muitas vezes as pessoas com dificuldades na vontade podem precisar de apoio e estratégias para melhorar seu autocontrole e tomada de decisões.

Para superar a falta de confiança nos próprios recursos, as pessoas devem buscar apoio psicológico, como terapia cognitivo-comportamental, que pode ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento negativos e  desenvolver habilidades de autoestima, autoaceitação e autoconhecimento.

Importante: o conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994, que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece todo o respeito, então, ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Texto escrito em 09 de outubro  de 2023 por Elisabeth Romar – Economista, grafóloga, assessora e consultora em RH,  com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.