Grafologia, a ferramenta não padronizada!

A performance de um indivíduo, pela grafoanálise, não está embasada pelas normas e critérios de validade desenvolvidos e, previamente estabelecidos dentro do padrão de um grupo, mas fundamentada pelo estilo único do escritor, considerando as diferenças ou características individuais consistentes, sendo oposta ao nomotético, que generaliza.

Resumidamente falando, o ato de escrever necessita de um impulso prévio afetivo que começa no desejo de escrever. Esse desejo está no sistema límbico, mais precisamente na amigdala (lobo temporal), que então é recebido no lobo frontal, onde estão os objetivos e as intenções, nascendo como ato voluntário nas áreas associativas cerebrais responsáveis da intenção do movimento. O córtex frontal pré-motor tem 2 funções: estabilizar os músculos da raiz da extremidade superior (braço) para permitir o domínio de segurar o lápis, a caneta ou   o instrumento escritor e organizar a harmonia do movimento. 

Por isso, o escritor não tem como burlar essa ferramenta  porque a mão é um órgão executor que cumpre ordens precisas de um processo neuropsicológico (que não é estático) em que o indivíduo projeta de forma inconsciente os traços da sua personalidade, caráter, experiências e aprendizagens no momento em que escreve. Conforme a pessoa vai evoluindo, adquirindo conhecimentos e passando por experienciais, ela vai percebendo que a sua escrita vai modificando. A variedade de escritas é tão grande quanto a diversidade de fisionomias e caráter, logo, cada pessoa é única e assim é a escrita: uma atividade individual.

FERRAMENTA-BIOPSICO

A análise grafológica consiste em observar, medir, analisar, classificar e interpretar de forma exigente, minuciosa e rigorosa, as manifestações gráficas presentes em uma escrita à mão durante a atuação e dinâmica do trajeto que a caneta realiza, com o objetivo de descrever as características biopsicossociais de um indivíduo ou grupo de pessoas de diferentes culturas e épocas.

Na galeria de cursos aqui do blog, há um vídeo em que falo mais sobre o tema:

Texto escrito por Elisabeth Romar em 20 de junho de 2022.

Elisabeth Romar, assessora em RH e consultora grafológica para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.