GRAFOANÁLISE PARA VENDEDOR

O bom vendedor anseia por atingir e ultrapassar metas. De espírito empreendedor e competitivo, muitas vezes é impulsionado pela ideia de superar a si mesmo a cada novo desafio, comparando seu sucesso com o dos outros,  tentando ser o melhor no que faz.

Abaixo temos algumas  habilidades ou as chamadas “soft skills” de um bom vendedor e as principais características grafoescriturais.

1- Autoconfiança – acredita em si mesmo e em suas habilidades, sendo mais  propenso a se destacar nas negociações e nas interações com os clientes.

Aspectos gráficos: dimensão de média a grande, tônica, dextrogira, ovais angulosas na parte de cima,  direção da linha ascendente, plenos proporcionais e com  boa pressão; ausência de hesitações, borrões e tremores.

2- Sociabilidade e manutenção de relacionamentos – interagir com pessoas e desenvolver relacionamentos profissionais é algo natural para um bom vendedor. As habilidades de networking os ajudam a aumentar os relacionamentos existentes com os clientes e a construir novos. A boa sociabilidade ajuda a cultivar esses relacionamentos ao longo do tempo, resultando em vendas repetidas e fidelização. 

Aspectos gráficos: escrita curvilínea, ovais variavelmente angulosas e ligeiramente abertas à direita, mix de palotes, oscilante,  dextrogira, margem direita ausente ou muito pequena, ausência de “adossamentos”. 

3- Comunicação eficaz –  a capacidade de se comunicar de maneira clara e eficaz é vital para o sucesso das vendas. Através da interação e da construção de relacionamentos, os vendedores podem aprimorar suas habilidades de comunicação.

Aspectos gráficos: divergente, brincos, contorcionada, perfis suaves, igual, clara, estética, perfis com pressão suave, plenos com boa pressão, fluida, variável, festoneada; capacidade de se comunicar sem medo pode ser identificada em uma escrita com ovais angulosas acima + barras da letra “t” com ligeira ascendência,  proporcionais ou um pouco maior.

4- Empatia – é necessária para compreender melhor as necessidades, desejos e desafios dos clientes. Isso possibilita a adaptação da abordagem de vendas para atender às necessidades específicas de cada cliente.

Aspectos gráficos: perfis com pressão suave, mix de palotes, larga entre letras, fluida, dextrogira.

5- Boa memória –  reconhecer e lembrar informações sobre os clientes.

Aspectos gráficos: organizada, brincos, divergente, contorcionada, tônica, clara, legível, perfis menos pressionados que os plenos, espaçamentos bem distribuídos entre palavras e letras.

6- Dinamismo – agilidade,  foco e energia, desejos de buscar novos desafios e ausência de medo para enfrentar situações difíceis; procura está sempre alinhado ao que o mercado propõe e está aberto  a novos conhecimentos.

Aspectos gráficos: tônica, rápida, fluida,  progressiva, enraizada, ascendente, combinada, pontuação adiantada, margem direita ausente ou pequena, assinatura posicionada no lado direito da folha. 

7- Otimismo e perseverança –  características que auxiliam na manutenção da  mentalidade positiva diante das adversidades. Um vendedor otimista não se deixa abalar por uma rejeição, mas encara como uma oportunidade de aprendizado e melhoria, impactando positivamente as interações com os clientes, a produtividade e o sucesso geral no campo das vendas.

Aspectos gráficos: tônica, direção ligeiramente ascendente com traços firmes, assinatura proporcionalmente ascendente, barras das letra “t” bem pressionadas – podendo se apresentar ascendente – , alguns finais de palavras prolongados, enraizada. 

Os profissionais de vendas trabalham todos os dias para fechar negócios. Um vendedor de sucesso deve conhecer todos os detalhes da história da empresa, suas conquistas, posição etc. Ele também deve saber claramente sobre a organização de vendas e as políticas de distribuição adotadas pela empresa. Todas essas informações serão de grande ajuda para iniciar as vendas.

Você não precisa ser um vendedor nato para ser bom em vendas. Procure desenvolver, praticar e aperfeiçoar as habilidades necessárias para a área de vendas. À medida que você vai melhorando, seus resultados também irão melhorar. 

E volto a lembrar: 

1 – O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994, que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece todo o respeito, então, ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

2 – Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.

Texto escrito em 13 de agosto de 2023 por Elisabeth Romar – Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.