Grafoanálise e o Desenvolvimento de Equipes

Os líderes que desenvolvem grandes equipes têm duas características importantes;  inteligência emocional e capacidade de fornecer uma visão clara para a equipe.

O trabalho em equipe acontece quando as pessoas trabalham juntas em direção a um objetivo comum. Existem muitos tipos diferentes para trabalho em equipe, mas os mais comuns incluem:

  • Colaboração é quando as pessoas trabalham juntas em direção a uma meta ou objetivo comum.
  • A resolução de conflitos envolve auxiliar as partes em um diálogo claro,  tendo o gestor como mediador,  entendendo as prioridades de cada parte, encontrando soluções de compromisso que sejam aceitáveis ​​para ambos os lados, com o objetivo  de trabalharem de maneira respeitosa e produtiva. 
  • A solução de problemas abrange olhar para situações complexas e encontrar uma solução que atenda a vários critérios, como cumprimento de prazos e requisitos do cliente.
  • O compartilhamento de tarefas permite que os membros da equipe compartilhem a responsabilidade por tarefas específicas, para que todos entendam qual é sua função e se sintam responsáveis ​​por sua contribuição.

No geral, a atuação engajada e  harmonioso em equipe, leva a maior eficiência no local de trabalho,  permitindo que a resolução de problemas complexos se realize de forma mais rápida do que seria possível se cada indivíduo trabalhasse sozinho, além de dividir a carga de trabalho.

O líder para realizar um bom trabalho em equipe precisa incentivar a comunicação aberta, construir confiança, criar sinergia e maior união entre os integrantes, trocar ideias e solicitar esforços colaborativos de todos os participantes, para que tenham disposição e empenho em momentos bons e ruins como uma unidade, tendo como valor principal a resposta para os desafios.

O que são habilidades de trabalho em equipe?

São as habilidades que permitem que o indivíduo trabalhe bem com outros. Abaixo, temos alguns signos gráficos que facilitam a identificação dessas habilidades.

Organizada, limpa,  guirlanda, linhas sem rigidez na direção horizontal ou ligeiramente ascendente, base das letras de forma curva, limpa,  pressão media, igual, ligeiramente oscilante, perfis ligeiros, mix de hastes na justa proporção, larga entre letras, fluida, OVA (ovais variavelmente angulosa), fluída, elástica. 

Clique aqui e saiba mais sobre processos seletivos: https://blog.academiainternacionaldegrafologia.com/como-reduzir-o-turnover/

Volto a lembrar que:

  1. Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.
  2. O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Texto escrito em 30 de abril 2023 por Elisabeth Romar

Elisabeth Romar, Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.