GRAFOANÁLISE – DIREÇÃO DAS LINHAS
Hoje, vou escrever algumas características da LINHA ASCENDENTE, segundo o grande grafólogo espanhol Jaime Tutusaus Lóvez (Barcelona – 4 de novembro de 1933 – 21 de junho de2016).
Em “Manual de Grafología Interpretativa”, um dos livros da sua trilogia, Tutusaus apresenta um estudo exaustivo da compilação de vários grafólogos e diferentes escolas, com extensos significados e interpretações, que sempre devem ser analisados de acordo com o ambiente gráfico e outros signos.
Escrita Ascendente


Interpretações genéricas
Reação aos estímulos
Agitação, hiperemotividade, exaltação exagerada dos sentimentos; esgotamento psicofísico ( Moretti).
Reações compensatórias
Agitação por esgotamento, superação das próprias frustrações, desejo de remover obstáculos ou situações incômodas.
Atitude diante das dificuldades
Esperança e entusiasmo para resistir aos contratempos e circunstancias críticas; confiança em si mesmo para superar situações adversas.
Iniciativa
Otimismo para formular e realizar propostas e projetos; verbalização para propor novas ideias.
Ambição/Aspiração
Impulso de superação; tendência a superar os objetivos iniciais (Vels) ou alcançar uma situação elevada; aspirações utópicas ou irrealizáveis, sensação de capacidade para alcançar posições mais elevadas.
Tutusaus adverte que:
- Muitas vezes a linha ascendente pode encobrir um estado depressivo ou de conflito antigo.
- Ascendente se trata de um estilo linha que vai seguindo em direção ao alto em forma progressiva; não confundir com palavras ascendentes ou parte das linhas ascendentes (ondulantes).

Texto escrito por Elisabeth Romar em 21 de maio de 2022.
Elisabeth Romar, assessora em RH e consultora grafológica para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).
1 Comentário.
Eu também tenho um sobre Direção. O seu ficou ótimo. Marchesan é ótimo, né?
Bjs
Parabéns
Lú