ESCRITA  SIMPLIFICADA – a Síntese inteligente

De acordo com Vels, a ESCRITA SIMPLIFICADA é aquela em que as formas gráficas ficam reduzidas à sua mínima expressão estrutural. 

A simplificação gráfica é um bom indicador da cultura e da capacidade de resumir ao essencial a ideia de cada acontecimento, de cada fato ou assunto, encurtando tempo e esforço. É a razão e imaginação trabalhando ativamente para esclarecer incógnitas, separar detalhes supérfluos e ir direto a essência do fato por meio de uma síntese inteligente.

A escrita simplificada é manifestação de agilidade mental, sentimento estético, originalidade, clareza de espírito, simplicidade, sobriedade moral, sinceridade e capacidade de modificar métodos ou sistemas de trabalho para economizar tempo e esforço e melhorar a produtividade. 

Mas se o ambiente gráfico for desarmônico, podemos falar de tendência à introversão excessiva;  à dedicação exclusiva à parte teórica dos acontecimentos, esquecendo-se das possibilidades de aplicação à vida utilitária e prática. 

Volto a lembrar que:
  1. Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.
  2. O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Escrito em 10 de abril 2023 por Elisabeth Romar

Elisabeth Romar, Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.