Engenheiro Ambiental  – Seleção de Pessoal

Voltado para o desenvolvimento econômico sustentável, a Engenharia Ambiental vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho nacional e internacional.  De acordo com a descrição no site da Universidade Federal do Ceará, a Engenharia Ambiental desenvolve e aplica a tecnologia para proteger o meio ambiente dos danos causados pela ação do homem, além de trabalhar na recuperação dos ambientes já contaminados ou degradados, atuando assim na preservação da qualidade da água, do ar e do solo. O Engenheiro Ambiental pode trabalhar em quatro grandes áreas: Tecnologia Ambiental, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos e Geotecnia Ambiental, desenvolvendo os mais diversos trabalhos como: estudos de impacto ambiental, gerenciamento ambiental na empresa, planejamento ambiental, elaboração e execução de planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, estudos de clima, projetos de abastecimento/tratamento de água, esgotamento sanitário, tratamento de esgotos sanitários e industriais, drenagem urbana, projeto e monitoramento de aterros sanitários de resíduos domésticos e industriais, projetos de recuperação/mapeamento de áreas contaminadas ou degradadas, etc. Ele também desenvolve trabalhos sobre fontes de energia renovável como recuperação/reúso de biogás, produção de biodiesel a partir de microalgas etc., e faz estudos de processos industriais a fim de minimizar, reutilizar, reciclar, tratar ou destinar adequadamente efluentes e resíduos, trabalha com planejamento, prevenção e proteção dos recursos naturais renováveis e não-renováveis, etc. O Engenheiro Ambiental tem uma importância muito grande no contexto do desenvolvimento, pois, juntamente com outros profissionais, poderá contribuir para que o mesmo ocorra de forma ordenada, causando os menores impactos possíveis sobre os recursos naturais e sobre o meio antrópico. É uma atividade gratificante, pois, trabalhando pela melhoria das condições ambientais, contribui-se para a qualidade de vida da população. 

Alguns aspectos gráficos que encontramos em um profissional para desenvolver com sucesso o cargo na área de engenharia ambiental.

Fluida com boa tonicidade, distância entre linhas  na medida, justa ou larga entre palavras, ovais variavelmente angulosas (OVAs), contorcionada  de 25 a 50%, ligada, enraizada,  desigualdades metódicas, sutis movimentos para a esquerda na zona média ou superior, brincos, divergente, estética.

Entre algumas habilidades que beneficiam o profissional da área, temos:

  • Tecnicamente curioso.
  • Aptidão para coletar e analisar dados científicos.
  • Forte na redação e interpretação de relatórios.
  • Bom comunicador, para discutir problemas com outros profissionais. 
  • Capacidade de trabalhar sob pressão.
  • Cumprir prazos rigorosos de projetos.
  • Ótimo organizador, para gerenciar todas as diferentes fases de um projeto
  • Tecnicamente inquisitivo, com habilidades imaginativas de resolução de problemas.

Volto a lembrar que:

  1. A performance de um indivíduo pela grafoanálise está fundamentada pelo estilo único do escritor, considerando as diferenças ou características individuais.
  2. O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Texto escrito por Elisabeth Romar em 19 de setembro de 2022.

Elisabeth Romar, Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.