DINAMISMO – Selecionando o candidato dinâmico pela Grafologia.

Primeiro vamos entender o que significa uma pessoa dinâmica.

Uma pessoa dinâmica é aquela cheia de energia, vitalidade e entusiasmo. Ela está constantemente em busca de novas oportunidades, experiências e desafios e não têm medo de correr riscos para atingir seus objetivos. 

Geralmente adaptável, busca desafios, segue sua paixão pela vida sendo capaz de mudar rapidamente de rumo quando enfrenta obstáculos ou contratempos, aborda tudo com uma atitude positiva e está sempre em busca de maneiras de crescer e melhorar. 

Se você deseja selecionar um candidato dinâmico, ou se cercar dessas pessoas, ou ainda, se tornar uma delas, este artigo o ajudará a identificar o que é preciso para encontrar ou ser uma pessoa dinâmica!

É importante notar que ser dinâmico não se limita apenas a indivíduos extrovertidos. Embora os extrovertidos possam exibir naturalmente comportamentos dinâmicos, os introvertidos também podem manifestar um caráter vigorosamente ativo e entusiasmado, pois sua abordagem introspectiva pode impulsionar o crescimento pessoal onde quer que estejam suas paixões.

Algumas qualidades de uma pessoa dinâmica 

  • Aberto e confiante
  • Prospera em ambientes sociais
  • Busca emoção
  • Tem uma variedade de interesses
  • Orientado para a ação
  • Habilidades de liderança

Como identificar o dinamismo na escrita?

Precisamos encontrar o seguinte conjunto de aspectos gráficos: tônica, enraizada, ligeiramente ascendente, divergente, escrita rápida, fluida, levemente inclinada à direita, ligada ou agrupada, brincos, margens pequenas ou inexistentes, ovais variavelmente angulosos, ovais abertas para a zona da direita, assinatura situada à direita, originalidade na forma. A presença do movimento engenhoso na escrita e a pontuação do “i” mais a frente da letra, aumentam as características do dinamismo.

O grafólogo sempre deve lembrar em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  

E outro ponto importante: o conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994, que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece todo o respeito, então, ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Texto escrito em 26 de setembro de 2023 por Elisabeth Romar – Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.