DICAS DE ANÁLISE GRAFOLÓGICA

Olhando a escrita abaixo podemos observar, algumas características. 

É uma escrita tônica, igual, desligada, modelo script, divergente, estreita entre letras, palavras e linhas, esmerada, parca, clara,  organizada, inclinada para o lado esquerdo (sinistrógira).

Mostra energias tanto qualitativas quanto quantitativas (traço tônico + forte pressão),  é pessoa arrojada, orientada à ação,  focada em suas tarefas (forte pressão + proximidade entre palavras + moderadamente ascendente), mostra modalidade operativa constante. (igual + características grafoescriturais já citadas).

Controla sua conduta e o comportamento de acordo com regras e valores socialmente compartilhados e individualmente internalizados (igual + esmerada + ausência de traços de risco). Atua com pensamento analítico e filtra as informações com sentido discriminativo, identificando os dados adequados ao contexto (desligada + divergente). A visão integrada dos fatos e acontecimentos é baixa, assim como a visão panorâmica (estreita entre palavras e entre linhas).

Opera com método e disciplina (esmerada + clara + igual) é de confiabilidade executiva (esmerada + parca), reconhecendo prioridades na organização do trabalho (organizada + igual+  parca).

Intransigente e desconfiada (letras muito próximas + sinistrógira), mostra-se seletiva em seus relacionamentos (estética+ estreita entre letras + sinistrógira), admitindo poucas pessoas em seu círculo de amizades. 

A forte tensão intrapessoal não facilita o contato com o outro (90% tensa +  prevalecendo hastes retas e pressionados + aguda nas letras “ m , n” ),  possibilitando a comportamento de conflitos diante de estresses externos, porque  nem sempre domina os impulsos reativos (escrita tensa + estreita entre as palavras). 

Sua atividade é regulada por um forte senso de dever e disciplina pessoal; já o senso de responsabilidade não é tão forte diante dos traços de impulsividade mencionados acima.

Centrada em si mesma, está mais focada nos seus sentimentos, revelando baixo desenvolvimento da empatia e pouca disponibilidade para escutar o outro; apresenta estados ansiosos que afetam negativamente a sua flexibilidade e a continuidade dos processos associativos do afeto e da mente (predomínio da zona média + boa parte da redação com letras coladas, as chamadas adossadas + tensa + grande + desligada). 

Gostou? Acima temos apenas um resumo. Não deixe de ler os outros artigos do blog, sempre com dicas maravilhosas sobre grafologia.

Volto a lembrar: 

  1. O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.
  2. Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.

Texto escrito em 27 de fevereiro de 2023 por Elisabeth Romar.

Bibliografia:

Análise grafológica: Elisabeth Romar e Antonello Pizzi.

Escrita cedida do arquivo de Antonello Pizzi.

Elisabeth Romar –  Economista, grafóloga, pesquisadora, perito grafotécnico, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas e Marketing, atua com análises grafológicas e cursos para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Prevenção de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011) e diretora da Academia Internacional de Estudos Grafológicos.