DERRUBANDO PADRÕES – A ESCRITA ANTIMODELO 

Você já parou para pensar na quantidade de pessoas que são vítimas de padrões limitantes? Sentem que não podem fazer algo porque é muito difícil, que não possuem capacidade suficiente para realizar seus objetivos ou passam a vida tentando se dedicar aos outros através desse mundo de regras, críticas, censuras e acusações?

As crenças sobre nós mesmos estão carregadas de apegos emocionais, inseguranças e bagagem que muitas vezes devem ser desvendadas antes que possamos contestar a crença. Quer se trate de medos ou apenas das nossas ideias sobre como o mundo funciona, os conceitos que incorporamos moldam a forma como nos comportamos e como interpretamos o que acontece. Crenças limitantes são causadas por vários fatores, mas todas elas vêm do mesmo lugar: o desejo do seu cérebro de protegê-lo da dor no futuro. Esses gatilhos podem levar a emoções negativas, como síndrome do impostor, ansiedade e procrastinação, fatores que nos levam a sabotar o próprio sucesso.

Quando escrevemos à mão, desenhamos a nós mesmos, damos forma às nossas características pessoais mais profundas.  A escrita geralmente vai se modificando ao longo da vida porque nela encontramos nossa história de vida, o  efeito e consequência de escolhas, tendências, relacionamentos, experiências do encontro do ego originário com a vida. E assim ela vai nos dizendo como somos e quem somos muito além da nossa vontade, apontando os nossos potenciais, limites e defesas psicológicas. 

A escrita ANTIMODELO, nos fala da grafia personalizada que mantém um adequado nível de legibilidade. Para atingir o nível de ANTIMODELO ela deve apresentar organização, proporção, regularidade, agilidade com desenvoltura do movimento, coerência formal e, em alto grau, um significativo nível de ESTÉTICA (formniveau de Klages) que traduz experiência, conhecimento, sabedoria, originalidade e equilíbrio interior.

Geralmente a ANTIMODELO está acompanhada dos signos LIGADA, BRINCOS, CONTORCIONADA, FLUIDA e DIVERGENTE ou pelo menos de uma expressiva presença deles, aspectos que envolvem uma rede ampla de áreas cerebrais, incluindo as do córtex pré-frontal, do lobo parietal e do lobo temporal. Lembrando mais uma vez que a mão obedece ao comando do cérebro, logo, a escrita é cerebral.

Como características da escrita ANTIMODELO, podemos falar da imaginação criativa, capacidade de reconhecer –  entre pensamentos e objetivos – novas conexões que levam a inovação e mudanças,  horizontes mentais abertos , capacidade de enfrentar e resolver problemas com vivacidade, originalidade e prontidão, intolerância a monotonia e padrões limitantes, expectativas positivas dirigidas ao futuro e comunicação clara e fluida.

Exemplos de escritas ANTIMODELO.

Suas crenças estão limitando sua capacidade de progredir na carreira e alcançar seus objetivos? Existe algo que você gostaria de fazer, ser ou alcançar, mas não está trabalhando nisso? 

Que tal quebrar agora essa barreira?

  1. O primeiro passo para superar as crenças limitantes é defini-las e identificá-las.
  2. Em seguida, procure a justificativa que você encontra para essa crença.
  3. Muitas de suas declarações sobre você são negativas? A superação de crenças limitantes começa com a percepção de como sua “voz interior” fala com você. Se esforce para criar pensamentos mais poderosos.
  4. Em vez de pensar no que você nunca fará, sonhe grande, você pode.
  5. Mantenha a mente aberta para inovações e mudanças.

Aprender a se livrar de crenças limitantes é essencial para o seu crescimento pessoal e realização em todas as áreas da vida. Você é capaz de tudo e, principalmente,  de se desfazer das crenças limitantes que estão bloqueando o seu progresso.

Boa sorte e sucesso! 

Ahhh, e volto a lembrar: 

1- O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994, que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece todo o respeito, então, ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

2- Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.

Texto escrito em 30 de julho de 2023 por Elisabeth Romar

Bibliografia: 

Pizzi, Antonello – Psicologia dela Scrittura – Armando Editore –Itália, 2007

Romar, Elisabeth – Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología”- Editora Pedagógica – Brasil  (2011).

Elisabeth Romar, Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.