COMO IDENTIFICAR LÍDERES COM EXCELENTES HABILIDADES EM GESTÃO DE PESSOAS
Quer descobrir candidatos que se destacam em gestão de pessoas e atrair mais deles para o seu pool de talentos?
Abaixo, você encontra algumas dicas valiosas!
Definindo Habilidades de Gestão de Pessoas
Habilidades de gestão de pessoas são competências interpessoais essenciais para líderes, permitindo-lhes comunicar, gerenciar e liderar uma equipe de forma eficaz, visando maximizar a produtividade e a satisfação dos funcionários.
As principais habilidades de gerenciamento de pessoas incluem comunicação, empatia, resolução de conflitos, motivação, paciência, persuasão, tomada de decisões, solução de problemas, gerenciamento de tempo e tarefas e honestidade/ responsabilidade.
Vamos analisar todas elas e tambémcomentar sobre os aspectos gráficos que se destacam para identificar esse tipo de perfil.
O que define um bom gestor de pessoas?
Qualquer gestor – por natureza humana – terá uma combinação única de competências e experiências no que diz respeito à gestão de pessoas.
Considera-se um bom gestor de pessoas aquele que motiva e inspira confiança em seu pessoal, cria um ambiente de trabalho positivo para que todos façam o melhor em seu trabalho; ele promove o engajamento e o crescimento dos funcionários, assume a responsabilidade, respeita o tempo de todos cumprindo os prazos e orienta e guia as equipes para mantê-las unidas e prósperas.
Um líder excepcional sabe como potencializar o desempenho de sua equipe, inspirando todos a realizarem seu melhor trabalho – não apenas para atingir, mas ultrapassar as metas.
Conforme escrito acima, cada gestor com fortes competências de gestão de pessoas terá a sua própria combinação de competências, características e qualidades que determinam a sua forma de liderar. Mas quando se procura por líderes excepcionais na gestão de pessoas, existem habilidades-chave que merecem atenção especial.
10 Habilidades – chave na gestão de pessoas
1 – Habilidade de comunicação
A habilidade de comunicação é uma competência essencial para a gestão de pessoas, permitindo ao gestor interagir de maneira eficaz com sua equipe.
A comunicação eficaz envolve ouvir ativamente e ser receptivo ao feedback construtivo dos funcionários. Grandes gestores estão sempre atentos e podem resolver conflitos e aumentar o desempenho dos funcionários apenas comunicando-se de forma eficaz e aberta. Eles fornecem feedback, mas, ao mesmo tempo, fazem com que seus funcionários se sintam ouvidos.
2 – Empatia
A empatia é considerada uma competência vital na liderança. Um gestor empático estabelece conexões genuínas com outras pessoas, fornece apoio, compreende suas necessidades, constrói confiança, melhora a sua eficácia, cria relacionamentos duradouros e aumenta a colaboração nas suas equipes, promovendo o crescimento profissional dos liderados.
Pessoas que vivenciam empatia no local de trabalho relatam maior engajamento, segundo pesquisas.
3 – Resoluções de conflitos
Um bom gestor é capaz de identificar potenciais conflitos antes mesmo que eles surjam, antecipando problemas e tomando medidas preventivas. Ele atua como mediador entre funcionários e departamentos, facilitando a comunicação e a compreensão mútua. Com seu olhar atento e habilidades de mediação, encontra soluções pacíficas, eficazes e produtivas, garantindo um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo.
4 – Motivação
O bom gestor sabe motivar cada componente e mostrar-lhe o valor que ele agrega à equipe e à empresa. Ele pode motivar os funcionários a melhorar não apenas a produtividade, mas também a satisfação e o engajamento, já que cada membro da equipe pode esperar um melhor desenvolvimento na carreira.
Sem o sentimento de valorização, o engajamento diminui, levando a um mau desempenho e à rotatividade de funcionários.
5 – Paciência
Vivemos em um mundo acelerado onde os resultados são esperados instantaneamente. Os funcionários são constantemente pressionados para ter um desempenho de alto nível e serem extremamente produtivos. No entanto, levar tudo com calma e ter paciência com os funcionários é uma habilidade crítica que um bom gestor precisa para ter sucesso.
É um sinal que revela de maturidade do líder e inspira tranquilidade, equilíbrio e força em qualquer ambiente de trabalho, principalmente com novos colaboradores. Com um líder paciente, os membros da equipe podem gerenciar suas cargas de trabalho de forma mais suave, sem se sentirem pressionados por prazos apertados ou expectativas irrealistas.
6 – Persuasão
Um líder de sucesso conta histórias que as pessoas acreditam. A persuasão está intimamente ligada à motivação e é descrita no local de trabalho como a capacidade de vender a ideia de algo aos seus funcionários para fazê-los realmente acreditar em uma causa.
7 – Tomada de decisão
Um líder eficaz é capaz de tomar decisões com confiança e rapidez, mesmo em situações complexas ou sob pressão. Isso requer habilidades analíticas, julgamento sólido e uma compreensão clara dos valores e metas da organização; além disso, um líder decisivo não está apenas confiante em suas habilidades e julgamento, mas também na sua equipe, garantindo que todas as perspectivas sejam consideradas. Envolve avaliar diferentes situações, considerar os prós e contras de cada uma e escolher o caminho mais apropriado para alcançar os objetivos da organização.
8 – Habilidades de resolução de problemas
Um gestor renomado não se assusta diante de um problema difícil – ele vai e faz o trabalho; é proativo na busca de soluções, criativo na geração de ideias e pragmático na implementação de planos de ação. Tem capacidade para enfrentar novos desafios e, por meio de uma comunicação aberta, incentiva os seus liderados a enfrentar o problema de frente, aproveitando os talentos e experiências individuais para encontrar soluções abrangentes e duradouras.
9 – Gerenciamentos de tempo e tarefas
As horas laborais passam de forma acelerada, se a pessoa não estiver focada, o que inclui dedicação e disciplina, pode falhar na gestão do tempo.
Excelentes gestores conhecem os pontos fortes e fracos de suas equipes e sabem como aumentar a produtividade alocando funcionários e recursos onde for necessário.
Eles possuem uma compreensão abrangente das responsabilidades de todos, sem recorrer a táticas excessivamente controladoras. Mais importante ainda, eles mantêm uma vigilância constante sobre os prazos e os orçamentos, evitando excedê-los a qualquer custo.
10 – Responsabilidade/Honestidade
Um líder excepcional não se esconde atrás de suas equipes; em vez disso, assume responsabilidade quando comete erros e não hesita em ser transparente, aberto e sincero com seus funcionários em todas as circunstâncias.
Nos momentos necessários, age com firmeza, enfrenta conversas desafiadoras, comunica verdades que podem ser difíceis de ouvir, mas sempre conduzindo tudo com bom senso e cordialidade, sem ser autocrático.
A Análise Grafológica como ferramenta no processo seletivo
Embora eu faça uso de outras ferramentas no processo de seleção de pessoal, a análise grafológica é a que mais tem se destacado ao longo dos anos em que a utilizo, demonstrando um alto grau de precisão na identificação dos candidatos ideais para os cargos solicitados.
Aspectos gráficos básicos que devem ser encontrados nas escritas de excelentes gestores de pessoas.
A escrita chamada AUTOMODERADA (metodologia Marchesiana) é aquela que apresenta em conjunto os seguintes aspectos: tônica + fluida, estética, clara nas letras “a, g, p, r, s, z” + presença da barra em todas as letras “t” (podendo apresentar ligeiras variações na posição) + pontuação ligeiramente adiantada nas letras “i” ou ligada a letra seguinte, equilibrada no movimento + ligada + enraizada + tríplice largura na justa medida. A escrita AUTOMODERADA é projeção de autodisciplina interior e maturidade para exercitar o autocontrole; é um aspecto de um perfil que apresenta equilíbrio, ordem, organização, serenidade, clareza de objetivos, bom juízo crítico, estilo defensivo adequado a situações, capacidade de atingir objetivos e propósitos, de concretizar aspirações sem dificuldade.
Outro aspecto importante é a escrita DIVERGENTE, que somada a AUTOMODERADA revela alto sentido discriminativo, lucidez de pensamento, capacidade de filtrar as informações, de discernir e resolver problemas utilizando os melhores dados.
Existem muitos outros aspectos grafológicos a serem analisados, mas os citados acima são os que devemos buscar imediatamente antes de prosseguir com o processo seletivo (economizando tempo e dinheiro) para encontrar um excelente gestor de pessoas.
COMO ATRAIR EXCELENTES GESTORES DE PESSOAS
- Destaque as habilidades de gestão de pessoas na descrição do cargo
Na descrição do cargo, certifique-se de que a gestão de pessoas esteja enfatizada como requisito obrigatório, não apenas como algo desejável.
- Trabalhe na sua marca empregadora
Promova-se como uma empresa com grandes valores e uma cultura forte. Enfatize o quão dedicado você é ao desenvolvimento dos funcionários, o que não apenas atrairá grandes gestores, mas também mostrará a eles que você se preocupa com toda a sua força de trabalho.
- Ofereça salários e benefícios atrativos
Grandes gestores estão sempre em demanda e é preciso mais do que satisfação no trabalho para atraí-los. Fique por dentro das tendências e salários do setor e certifique-se de oferecer um pacote de remuneração atraente para motivá-los a se inscrever.
- Ofereça oportunidades claras de crescimento
No anúncio de emprego, apresente uma visão clara do caminho de crescimento. Descreva como serão os próximos passos para os que prosperarem na função. Antes mesmo de ingressar na empresa, o candidato gosta de saber o que esperar em termos de progressão e oportunidades, caso tenham um bom desempenho no trabalho.
- Apoie a diversidade e a inclusão
A maioria dos candidatos considera fundamental a dedicação de um potencial empregador à diversidade, equidade e inclusão. Para atrair os melhores líderes, destaque como a empresa está trabalhando para tornar o local de trabalho mais inclusivo e diversificado.
- Mostre sua dedicação ao reconhecimento dos funcionários
Ao longo de suas atividades, mostre os sucessos e recompensas de seus funcionários para todos os membros da equipe. Reserve um momento para acessar o LinkedIn ou outra rede social/profissional destacando o reconhecimento das últimas conquistas e sucessos de seus funcionários.
Diante do exposto, verificamos que “Gestão de Pessoas” é um conjunto de práticas que visa alinhar as demandas estratégicas de uma organização com a evolução de seus colaboradores, auxiliando a empresa na gestão do seu capital humano. Reter as melhores pessoas disponíveis é vital para progredir num mercado cada vez mais competitivo.
A Academia Internacional de Estudos Grafológicos se dedica a encontrar o melhor candidato para a sua empresa, permitindo a contratante escolher o formato preferido de relatório (com as devidas avaliações) a ser entregue.
Texto escrito em 27 de maio de 2024 porElisabeth Romar: Economista, Headhunter, grafoanalista, Assessora e Consultora em Recrutamento e Seleção, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas e outras ferramentas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Verificação de Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).
Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.
Categorias
Posts recentes
- TRANSIÇÃO DE CARREIRA: Reinventando o Seu Futuro
- LUDOPATIA – O INCONTROLÁVEL DESEJO POR JOGOS DEAZAR
- IDENTIFICANDO RISCOS COMPORTAMENTAIS: UM OLHAR GRAFOLÓGICO
- A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR CADA MEMBRO DE UMA EQUIPE PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS
- CAPACIDADE DE IMPROVISAR – A Flexibilidade Organizada para Superar Desafios