Como está o seu nível de responsabilidade?

Ser responsável significa arcar com as consequências por suas ações, palavras e desempenho no trabalho, agindo de forma confiável e consistente,  cumprindo com ética as normas e procedimentos. Em outras palavras, é o nível de compromisso que uma pessoa está disposta a assumir para estabelecer e alcançar metas, com capacidade de identificar os objetivos com clareza e elaborar planos e datas para alcançá-los.

O profissional  responsável reconhece a importância de seus conhecimentos, bem como de suas competências e habilidades para a empresa,  ​​entendendo que está no controle total de si mesmo;  ele leva o crédito pelos sucessos, mas também assume a responsabilidade por seus fracassos e está realmente envolvido com os processos de trabalho, dedicando-se a fazer com que eles sejam cada vez melhores e mais eficazes. A responsabilidade pessoal é uma habilidade crucial para qualquer funcionário bem-sucedido. 

O profissional  responsável reconhece a importância de seus conhecimentos

Podemos incluir aqui também a PERSEVERANÇA, característica dos indivíduos que com prazer terminam o que começam, mesmo quando enfrentam obstáculos; são pessoas  que têm constância das suas ações e não desistem diante das dificuldades.

Na grafologia ou grafoanálise, podemos observar na escrita do profissional responsável, os seguintes aspectos gráficos, entre outros:

Escrita firme e estruturada, organizada, margem esquerda presente ou regular, margem direita regular, semiangulosa/curvilínea, guirlanda, com bom ritmo (cadenciada+ regular + ligada), igual, pontuação cuidada, direção retilínea ou ligeiramente ascendente.

Volto a lembrar que:

  1. Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.
  2. O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Texto escrito por Elisabeth Romar em 16 de agosto de 2022.

Elisabeth Romar, Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Bibliografia:

Jaime Tutusaus e Alicia Martinez – Revista Gramma – Ano- XX1 número 78 – dezembro de 2011 – Validación de la Grafologia.

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.