Capacidade de Discernimento – Grafologia e Desenvolvimento Pessoal/Profissional

O discernimento é a capacidade de compreender, perceber e avaliar as situações com clareza, sabedoria e precisão.

Valiosa em várias áreas da vida, incluindo tomada de decisões pessoais, profissionais e sociais, a capacidade de discernimento é de grande importância para líderes e gestores, pois significa saber o que deixar de fora, bem como a capacidade de equilibrar tensões e prioridades concorrentes.

Ser capaz de discernir envolve a habilidade de fazer julgamentos informados, distinguir entre diferentes opções, entender nuances e tomar decisões sábias. Uma pessoa com bom discernimento é capaz de avaliar as informações disponíveis, considerar diferentes perspectivas e fazer escolhas que reflitam um entendimento profundo da situação.

O discernimento permite que os indivíduos analisem e compreendam situações através do raciocínio lógico e do pensamento crítico, abrangendo também a intuição informada, a sensibilidade emocional e a compreensão das complexidades das relações humanas. Indivíduos discernentes frequentemente conseguem identificar detalhes e padrões que podem não ser prontamente evidentes.

Trata-se de um processo pessoal que se realiza a nível interno, e se baseia na avaliação dos valores, princípios e objetivos que uma pessoa tem. Ou seja, uma pessoa que busca o discernimento vai além de simplesmente escolher a opção mais fácil ou confortável, mas tem em conta os efeitos em longo prazo de sua decisão e como esta afetará a sua vida e as pessoas ao seu redor.

Quer dominar o discernimento? Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar no desenvolvimento dessa habilidade.

Cultivar a Consciência: esteja consciente de suas próprias crenças, valores e preconceitos. A autoconsciência é fundamental para um discernimento claro.

Melhorar a observação: Pratique a observação atenta de detalhes em diferentes situações. Treine-se para perceber nuances e padrões que podem não ser imediatamente óbvios.

Avaliar opções: avalie cuidadosamente as opções disponíveis. Isto inclui considerar os prós e os contras de cada opção, bem como quaisquer outras informações relevantes que possam ajudá-lo a tomar uma decisão informada.

Refletir: uma vez avaliadas as opções é importante reservar algum tempo para refletir antes de tomar uma decisão final. Isto pode incluir uma meditação ou contemplação, e é uma oportunidade para se conectar com o seu eu interior e ouvir a voz da sabedoria interior.

Desenvolver a Habilidade Crítica: pratique a análise crítica. Questionar informações, avaliar fontes e considerar diferentes perspectivas são habilidades essenciais para discernir a verdade.

Desenvolver a Empatia: Coloque-se no lugar dos outros para entender suas perspectivas. A empatia é crucial para discernir a motivação e as intenções por trás das ações das pessoas.

Praticar a Tomada de Decisões: tome decisões regularmente, mesmo em situações pequenas. A prática da tomada de decisões ajuda a aprimorar o discernimento ao longo do tempo.

Alguns aspectos gráficos correspondentes: escrita divergente, ordenada, clara, ovais variavelmente angulosas, perfil mais sutil que o pleno, sóbria, larga/justa entre letras, larga/justa entre palavras, ausência de signos de impulsividade, escrita progressiva, curvilínea, direção reta sem rigidez ou ligeiramente ascendente, oscilante (Marchesan).

Volto a lembrar:

1-Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo. As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.

2- O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994, que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece todo o respeito, então, ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Texto escrito em 12 de novembro de 2023 por:

Elisabeth Romar – Economista, grafóloga, assessora e consultora em Recrutamento e Seleção, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.