Ansiedade e Angústia – Escrita Brisada

Chamamos de BRISADO, quando o trajeto do traço perde a força,  apresentando interrupções  ou cortes repentinos na traçado das letras deixando um espaço em branco como se a tinta da caneta tivesse falhado. 

Quando essas interrupções não mostram relação com o tipo de papel, problemas com o objeto em que a folha está apoiada, canetas ou esferográficas com pontas gastas, são a expressão gráfica de um espasmo neuromuscular que ocorre sem que o escritor esteja ciente disso.

Para o grafólogo espanhol Augusto Vels (1917, Puerto Lumbreras, Espanha – 1 de julho de 2000, Barcelona, Espanha) a presença desse signo, na maior parte dos casos, é patológico, podendo indicar dificuldades respiratórias, circulatórias, taquicardia e também para os muito acima do peso que ao encostar a barriga na mesa para escrever, tem a respiração ligeiramente modificada/cortada. 

Deve-se levar em consideração que os BRISADOS podem aparecer em estados pós-operatórios, principalmente em escritas femininas. Muito bem lembrado pela amiga, professora e grafóloga argentina Adriana Ortiz,  também pode se apresentar durante a gravidez. (https://www.facebook.com/adriana.ortiz.942).

O Grafólogo não deve emitir diagnóstico, portanto, não vamos nos aprofundar nas causas patológicas. 

A consequência psicológica desses estados é a tendência para origem emocional, à angústia e à ansiedade ou uma fraqueza momentânea na função do pensamento. As características poderão se confirmadas e acentuadas (ou não) com a presença de outros aspectos e signos encontrados na escrita, que também tenham  relação com ansiedade e angústia. 

O que é Ansiedade

A ansiedade é a antecipação de uma ameaça futura. Ao contrário do estresse, a “ameaça” percebida, no entanto, não é real. 

Como todas as emoções, a ansiedade existe por uma razão: ela nos protege ou nos ajuda a enfrentar uma situação difícil. Muitas vezes, é difícil identificar o que causa a ansiedade, mesmo que esteja associada a eventos específicos. A ansiedade desaparece rapidamente quando sua causa ou gatilho passa. Se os sintomas de ansiedade persistirem além da duração da situação preocupante, se levarem a angústia ou prejudicarem a qualidade de vida de uma pessoa, recomenda-se consultar um psicólogo ou um médico. Na verdade, pode ser um transtorno de ansiedade que precisa de tratamento.

Causas:

Os hormônios do estresse são secretados pelo corpo quando uma pessoa antecipa situações ameaçadoras.

É normal e saudável sentir níveis variados de ansiedade dependendo da situação (por exemplo, um casamento, um divórcio, um exame próximo e assim por diante). A ansiedade também se manifesta em situações em que a hipervigilância é necessária (por exemplo, andar em um beco escuro). Ela nos protege e muitas vezes nos permite ter um desempenho melhor. 

Há, no entanto, uma diferença entre ter sintomas de ansiedade antes de um evento importante e experimentar esses sintomas regularmente por medo de que tudo ocorra negativamente.

O que é Angústia

Assim como a ansiedade, a angústia ocorre quando uma ameaça é antecipada, porém tem uma natureza mais crônica;  é um estado de espírito sempre com cunho ansioso,  porém, ainda mais invasivo, perturbador e paralisante, devido a um influxo de estímulos emocionais; além disso,  a angústia é uma emoção precisa e vem sempre acompanhada de uma resposta física desestabilizadora, uma espécie de mal-estar.  A medicina considera a angústia como uma forma exasperada de ansiedade. Os sintomas são intensos e comumente chamados de “ataque de pânico”, que geralmente duram entre 10 e 60 minutos.

Causas:

É extremamente difícil identificar a fonte por trás da angústia. Muitas vezes é caracterizada por sentimentos de desconforto interno ou uma perda percebida de controle.

Tratamentos para transtorno de ansiedade

É melhor agir preventivamente e não esperar até que se torne incapaz de realizar as atividades do dia-a-dia ou até que ocorram sentimentos de desespero antes de iniciar um dos tratamentos abaixo.

  • Psicoterapia
  • Medicamentos para controle da ansiedade, os chamados ansiolíticos. 

Antes de iniciar qualquer tratamento, consulte o seu profissional de saúde (médico, psicólogo ou psiquiatra). Eles podem indicar um tratamento adequado ao seu estilo de vida. Disponíveis sete dias por semana, eles são um aliado valioso em que você pode confiar.

Volto a lembrar que:

  1. Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.  As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.
  2. O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Texto escrito por Elisabeth Romar em 08 de novembro de 2022.

Bibliografia:

  • Augusto Vels, Diccionario de grafología y términos psicológicos afines. Herder.
  • Adriana Ortiz,  Grafopatologia – parte 1 do Curso de PSICOLOGÍA DE LA ESCRITURA ESPECIALIZACIÓN: grafopatología 1 – Iip-rc-gabinete de grafopsicología.
  • https://www.accespharma.ca/en/health-advices/mental-health

Elisabeth Romar, Economista, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.